Olá, você provavelmente chegou a esse texto porque já sabe um pouco ou, até mesmo, está querendo saber o que é o Instant Article, né!
Então vamos ok? Descubra agora o que é Instant Article e muito mais nessa matéria, bora lá?
Bem, primeiramente, o Instant Article está disponível para todas as fan pages (páginas) mas, é claro, para sua implementação, temos que fazer algumas “instalações” e, como quesito obrigatório, é necessário sim ter um site ou blog conectado à sua página; e, em segundo, o Instant Article nada mais é que um artigo instantâneo, ou seja, uma ferramenta que vem com o objetivo de proporcionar aos internautas uma leitura mais agradável das notícias .dentro da rede
A equipe de desenvolvimento do Facebook notou que as notícias demoravam muito, cerca de 08 segundos para o carregamento delas e, claro, resolveram dar uma agilizada em nossa vida, o que, diga-se de passagem, foi muito bem resolvido. Agora, ao invés do Facebook abrir o link de um blog ou site dentro do browser que está encaixado no aplicativo, ele vai “sugar” para dentro do app todo o conteúdo daquela determinada página mas, claro, vai continuar exibindo tudo seguindo os padrões, formatações e códigos do Facebook, ou seja, ao instalar o Instant Article, seu conteúdo passa a conter a formatação do Facebook.
Mas e o que eu ganho ou perco com isso?
Falando, então, das perdas, a primeira coisa a ser mencionada são os page views (o número de visitas), que agora passam a ser do Facebook, já que seu conteúdo foi “levado e aberto” lá dentro do app. Para quem “ganha com page views”, isso com certeza vai ser uma grande perca, afinal, as impressões de publicidade serão impactadas.
Outra perca impactante é a oportunidade. Sim, a oportunidade de que aquele leitor que entrou para ler o conteúdo X poderia também ler o Y e o Z, mas agora provavelmente irá ficar estagnado somente no X. Acontece também que o Instant Article tem seu próprio sistema de indicação de artigos relacionados, mas isso, claro, é válido somente para notícias que são vistas nas próprias timelines ou em páginas que compartilham conteúdo.
Mas até agora você só falou das perdas e nada de vantagens!
Ok, então vamos as vantagens?
A velocidade de carregamento da notícia é com certeza a maior de todas e, junto com ela, vem outra, a sensação de instantaneidade, porque o painel desliza no mesmo momento do clique, tornando assim a experiência ainda mais natural. Outra vantagem? O Instant Article traz foco a leitura, template, fonte, agilidade, tudo isso compele à uma experiência positiva para a leitura e, claro, uma outra que considero muito relevante para o internauta, a concentração e a ausência de distrações, afinal de contas, não haverá banners, pop-ups, etc.
O Instant Article também proporciona uma ótima vantagem: engajamento e, sejamos sinceros, isso é simplesmente o “pomo de ouro” de todo trabalho do marketing de conteúdo. Alguns dados já previamente analisados diagnosticaram que o I.A. proporciona 20% a mais de cliques, 70% da redução da taxa de abandono e 30% mais compartilhamentos.
Outro fator é que, apesar de ter dito mais acima que o Instant Article pode afetar o retorno financeiro, já que page views e artigos co-relacionados são oportunidades de ganho para todos, essa nova ferramenta possui opções de monetização e a promessa de que o usuário possa escolher o que melhor funciona para o seu negócio, podendo ser:
- Audience Network (Impulsionamento)
- Direct Sold Ads (Anúncio)
- Branded Content (Promoção)
Outra grande vantagem do Instant Article é ser mensurável e rastreável. Sim, essa nova ferramenta permite também que você ganhe crédito de tráfego por meio de provedores de atribuição, também permite que você analise o tráfego em tempo real com suas ferramentas de análise (analytics, scup, livebuzz etc) e também possibilita que você incorpore cookies para seguir os interesses do leitor e, assim, conseguir veicular anúncios mais interessantes.
E ainda tem mais, com Instant Artcicle você poderá ter uma visão mais ampla sobre as interações dos internautas com seus artigos, possibilitará avaliar as métricas mais importantes, como cliques, tempo gasto e até mesmo a profundidade. Esses mesmos dados são inseridos e apresentados em seu Facebook Insights e aos painéis de insights do seu site, permitindo, assim, uma visão abrangente do desempenho em todos os níveis.
Uma outra coisa bastante interessante dentre as vantagens é que o Instant Article permite a publicação via Feed RSS, porém, algo que se deve ter bastante atenção ao utilizar essa permissão é que só se deve publicar novas historias pelo Feed quando elas estiverem disponíveis ao publico.
Algumas ferramentas de publicação
No quesito publicação de conteúdo, temos algumas sugestões do próprio Facebook para analisar; voltada para o design e publicação de história nos formatos multimídia, o Atavist encabeça a lista. Com Perk Distributed junto ao Instant Article, você transforma seu conteúdo sem integração com CMS. Mas, se você não quer ficar sem usar o CMS, a ferramenta que com certeza não irá te decepcionar é o Drupal. Se a necessidade é Teste A/B, a parceria com ShareThis possibilitará que realize. Agora se está procurando monetização, o lance é usar o Svorn. RebelMouse é uma das mais intuitivas para ser usada, e uma das mais complexas é o Tempest, porque te permite uma publicação mais abrangente. Mas a minha preferida é o Steller, uma plataforma de conteúdo que lidera a lista quando sua necessidade é a criação de histórias multimídia (fotos, vídeos e texto). E não podemos deixar de falar, claro, do WordPress, que sem dúvida dispensa comentários.
E, como você já leu acima, o Instant Article possui integração com ferramentas de análise e nessa lista consta: Adobe Analytics, que é a principal para análise em tempo real e segmentação detalhada. Na lista ainda tem o comScore, que mede com eficácia e precisão o comportamento do público, marca e consumidor. Já o Parse.ly fornece informações sobre o publico. Para complementar você pode usar também o Chartbeat, uma ferramenta de dados que mede o tráfego e o envolvimento do público. Duas outras ferramentas ainda estão na lista, Nielsen, que já é bem popular no meio off line, e que no on mede o conteúdo entre as métricas comparáveis a TV, e SimpleReach, que é um recurso de medição universal para suas campanhas de conteúdo.
Mas tá bom, e agora, como utilizar esse recurso?
São três passos simples:
- Cadastrar seu blog / site;
- Submeter seus artigos;
- E publicação.
É simples, claro, não tão rápido, mas com apenas esses três passos seu conteúdo já estará fazendo parte dessa experiência interativa, uma narrativa móvel do seu material.
Esse é um assunto que você vai ver no próximo artigo dessa série de três partes, ok?
Um super abraço e até logo.