Imagine você produzindo conteúdo, compartilhando em seu blog de negócios e começar a ver compartilhamentos, comentários, orçamentos, cadastros e até Vendas.
Bom demais não é?
Isso é totalmente possível! E é o que de fato deveria acontecer… Mas, infelizmente, essa não é a realidade para muitas empresas!
Blog da Frustração X Blog de Negócios
Todos os dias milhares de blogs são construídos ao mesmo passo em que milhares são abandonados. Talvez, isso se dê ao fato de serem blogs que mais parecem uma casa abandonada… Não há visitas, o ambiente está sempre vazio, não há recepção, nem mesmo uma festinha. ;(
Trocando em miúdos, você produz conteúdo, compartilha e não tem nenhum tipo de resultados.
Vou ser muito sincera com você… Se você está se vendo nesta mesma situação, ou você muda de cenário ou vai continuar perdendo tempo! E tempo é vida!!!
Afinal, você precisa ter um blog de negócios como uma ferramenta estratégica para sua empresa e seus projetos. Diferente do blog da Frustração onde são publicados diversos conteúdos, anúncios e banners que ninguém sequer lê.
3 motivos de Fracassos da maioria dos blogs
Você pode estar aí neste exato momento se perguntando: “Sim, Deni, estou vivendo a realidade do blog da frustração, mas como vou saber os motivos de não ter conseguido o sucesso esperado?
Vamos lá…
Há muitos motivos que determinam o fracasso de um blog na internet. Mas, hoje vamos focar em apenas 3 e que, se você sair daqui entendendo um pouco desses conceitos, já irá fazer grande diferença em seu negócio.
Motivo nº 1: Criou o Blog para seu negócio sem entender nem aplicar NADA de Otimização para o Google (SEO).
Sabe quando você faz uma pesquisa no Google e ele te mostra o conteúdo que você estava procurando? Daí você clica nas páginas e vai fazendo sua pesquisa… Neste momento, você gera Tráfego Orgânico para elas. Ou seja, elas não pagaram, nem fizeram anúncios para você chegar até lá. Mas, essas empresas estrategicamente fizeram uma otimização tanto interna quanto externa nos seus sites ou blogs para, quando o robô do Google passar neles, saber que estão adequados para aparecerem nas buscas do Google.
Agora eu te pergunto, se eu fizer uma pesquisa relacionada ao produto ou serviço que sua empresa vende, vou conseguir te encontrar no Google? Vale lembrar que “Quem nao é visto, não é lembrado…”
Motivo nº 2: Não produz conteúdos que direcionem o público para comprar um produto ou serviço.
Há muitas empresas com excelentes conteúdos mas, quando as pessoas chegam ao final dos artigos ou dos vídeos que estão no blog, elas não sabem o que fazer! Não há nenhum tipo de direcionamento e elas acabam saindo da página. Sabe-se lá se vão voltar um dia… Esse tipo de conteúdo foi produzido sem um objetivo específico! Uma verdadeira perda de tempo!!!
A partir de hoje, quero que você coloque em sua cabeça (e em prática) que todo conteúdo produzido para seu blog deverá levar as pessoas a tomar uma ação específica. Seja comentando, compartilhando, orçando ou comprando…
Motivo nº 3: Não criam ofertas integradas ao blog de modo que gerem vendas recorrentes.
O seu blog deve ser um excelente funcionário para sua empresa. Ele deve funcionar como um canal de vendas. Há muitas formas de monetizá-lo… E se você usá-lo corretamente vai vender através dele seus serviços, produtos digitais, consultoria, assinatura de conteúdos ou espaço publicitário.
Mas, para monetizá-lo, você vai precisar atrair tráfego qualificado, ter conteúdos memoráveis e criar uma excelente oferta.
Quais segredos dos Blogs de negócios?
Agora que você já sabe alguns dos motivos que levam um Blog de Negócios ao fracasso, vamos falar de algumas estratégias secretas dos blogs de sucesso e que você já pode colocar em prática.
Segredo 1: escrever conteúdos que gerem tráfego em curto espaço de tempo.
Me diga uma coisa, você já brincou de detetive ou espião? Não? Opa! Sua oportunidade, rs… Para usar esta estratégia você vai precisar observar, espiar, fiscalizar sua concorrência. Como você queira chamar…
Mas, como é que se faz isso?
A primeira coisa que você vai fazer é ir ao google, mas fique atento, se estiver logado no Gmail, Youtube ou qualquer conta do google, vai precisar fechar. Senão, os resultados não serão válidos. Aí pode voltar novamente para o Google e colocar o nome do produto ou serviço que você vende. Se quiser mais específico ainda, coloque o produto + sua cidade. Exemplo: Coach em Salvador, Comidas saudáveis em Fortaleza, Fotágrafo de casamento em São Paulo…
Fez a pesquisa? Observe o nome das empresas que o Google vai te mostrar. Vá pegando os links e jogue no bloco de notas ou na página do Word, que nós vamos usar logo adiante.
Com os endereços dos sites da concorrência em mãos, vou te indicar uma ferramenta chamada SEMRUSH, ela é excelente para você dar uma espiadinha na vida do seu concorrente. Através dela você vai saber que tipo de conteúdo seu concorrente está escrevendo e que está gerando visitas para o blog dele.
Para usar é muito fácil, apesar de ser uma ferramenta paga, você pode usar algumas vezes por dia Gratuitamente. Entrando na página do SEMRUSH, você vai precisar colocar o link (endereço do site) do seu concorrente e clique no botão dos países (que fica ao lado do local onde colocou o link) para escolher o BR (que é Brasil), aí você pode clicar em Search e aguardar os resultados.
Pesquisa tudo o que seu concorrente anda fazendo, palavras que estão usando. Anota Tudo!!!
Não importa qual área você trabalha, em seu mercado há concorrentes. Então, pesquise sobre ele e faça um conteúdo melhor que o dele. A grande diferença é que você já vai saber sobre o que escrever… Psiu! ‘Segredo’ nosso… rs
Outro estratégia secreta dos Blogs de negócios que alcançam o sucesso é fazer conteúdos com um objetivo de informar e promover um produto ou serviço específico. Ou seja, ao mesmo tempo em que estiver ajudando uma pessoa a resolver um problema específico ou tirar uma dúvida dela, você estará direcionando-a para uma compra.
Na internet há uma enxurrada de informações e você não quer ser mais um no meio da multidão, não é mesmo? Então, ao construir seu conteúdo, pense em contribuir e dê o seu melhor para que as pessoas tenham novos insights, novas ideias, encontrem novos caminhos e novas soluções para os problemas delas. Mas, no final, faça uma oferta relacionada e que esteja dentro do contexto apresentado.
Para que serve um Blog de negócios
Nos próximos anos o Blog vai se tornar uma das ferramentas mais poderosas de vendas na internet, embora poucos empresários estejam atentos a isso. Já ouviu a frase “Quem chega primeiro, come a melhor fatia do bolo”? Então, correeee. Que tal se posicionar, dar uma arrumada em sua casa “seu blog” e transformá-lo em seu melhor vendedor?
Há muitas vantagens em se ter um blog que já foram citadas até aqui, mas vamos dar um destaque para as duas que considero ser extremamente importantes:
- Construção de Autoridade
A medida que você entregar conteúdos relevantes e através deles ajudar pessoas a conseguirem resolver os problemas delas, você vai conquistando seu espaço no mercado e construindo sua autoridade. Ou seja, através do seu blog você vai trabalhar de forma para, quando as pessoas pensarem em seu mercado, automaticamente lembrarem de você.
Costumo dizer que o profissional que tem sua autoridade construída, os clientes correm atrás dele, pois sabem que de alguma forma serão ajudados.
- Criação de Listas de E-mails
Um blog é fantástico para ajudar na criação de listas de pessoas interessadas no seu produto ou serviço. Há diversas maneiras de capturar esses e-mails… Um deles é configurando os comentários para serem aprovados mediante nomes e emails, outra forma é colocar botão de captura dentro dos artigos, há o clássico que é um botão que em geral é colocado na barra lateral do blog (sidebar) com o título “Inscreva-se para saber das novidades, Cadastre seu e-mail, receba novidades ou algo do tipo… Agora, uma estratégia de ouro é entregando um material que resolva um problema específico que chamamos de imã digital. Pode ser um e-book, PDF, checklist, guia, entre outros.
Você também pode oferecer algo gratuito relacionado ao seu trabalho. Por exemplo, por um bom tempo eu ofereci em meu blog uma análise gratuita dos sites. Estava de fato ajudando, fazendo uma análise ampla dos negócios de empresas na internet, em contrapartida, as pessoas forneciam seus e-mails, de modo que pudéssemos continuar uma boa conversa posteriormente.
Após capturar esses e-mails, você terá em mãos os contatos de pessoas interessadas em determinado assunto. Depois, é só usá-los em uma estratégia que relacione um produto ou serviço com o interesse dessas pessoas. Bingo!
Como você já percebeu, há diversos benefícios em ter um blog como estratégia poderosíssima para sua empresa, seus negócios e projetos. E, se usá-lo da maneira correta, ele pode virar um grande ativo de audiência e trabalhar para você como um grande aliado.
Como criar um blog de negócios do zero
Você pode estar pensando, “sim, eu já sei da importância do blog para meus negócios”, mas eu não tenho um, como faço?
Vou te dar uma dicas rápidas, mas não vou me aprofundar nesse momento, senão este artigo vai ficar extenso demais.
Se você não sabe criar e não tem paciência para fazer, contrate alguém especializado na área para que faça. Você possivelmente passará por uma análise para que seja entendido qual o seu público e o seu negócio e aguardar para ter sua ferramenta disponível.
Mas, se você não quer contratar alguém que faça e quer colocar mãos à massa, então, vamos lá…
- Escolha o nome do seu blog. Eu recomendo sempre aos meus clientes que usem seus próprios nomes no blog, pois pega rápido e fica mais fácil a disseminação.
- Procure uma ferramenta de Compra do domínio. Há várias no mercado. Atualmente, eu uso a Goddady ‘não estou ganhando nenhum jabá para isso’, mas é onde eu compro os meus domínios (.com) e gosto. Já usei a registro.br para compra de domínio (.com.br). Mas, há outras…Pesquise e encontre a que melhor se adeque à sua necessidade.
- Após a compra, você vai precisar esperar seu domínio ser autenticado. O prazo varia a depender da empresa, mas, muitas das vezes, antes do tempo estabelecido o domínio é liberado para uso.
- Contratação da Hospedagem. Como disse em relação ao domínio, há muitas empresas que fazem o serviço de hospedagem. Pesquise bastante e escolha a que te agradar.
- Com a hospedagem contratada, será hora de colocar o seu domínio já autenticado na plataforma de hospedagem.
- Dentro da sua ferramenta de hospedagem deve haver uma forma de construir um site/blog e você vai precisar dar uma olhada para ver como faz. Geralmente há tutoriais dentro da própria ferramenta ou no youtube.
- Escolha fazer seu site no WordPress. Ele é mais fácil de trabalhar, é bastante intuitivo e dá para montar um blog bem bacana e otimizado.
- Você vai precisar configurar o blog, escolher o tema, configurar o tema, instalar os plugins, fazer as edições internas, trabalhar o SEO (que já falamos em outro momento aqui), ver se está otimizado para o mobile … Ufa!!! É bastante coisa, mas vai valer a pena!
- Com o blog todo configurado é só arregaçar as mangas e produzir os conteúdos. Você também vai ter que aprender ‘Como se escreve conteúdo para a Web’. Mas, esse é um papo para outro café!
Bom, você aprendeu aqui a importância de ter um blog focado em estratégias de negócios e que pode ser um excelente aliado na geração de interessados em seus produtos/serviços, engajamento e vendas. Eu te dei algumas dicas extremamente valiosas que uso em meus negócios e nos negócios de clientes. E espero de verdade que seja útil para você e que seja colocado em prática. Depois volta aqui e escreve nos comentários contando seus resultados.
E, se você pensou em alguém que está no no Ciclo de Blog da Frustração, não deixe de compartilhar para que essa pessoa também seja ajudada… E assim vamos semeando boas sementes.
Se ainda ficou com alguma dúvida ou tem sugestões, escreva também nos comentários que iremos encontrar a melhor forma de te ajudar.
Tá jóia?
Vou ficando por aqui.
Um grande abraço e até breve!