Sua estratégia de marketing de conteúdo está bem planejada, os negócios estão indo bem, sua marca está bem posicionada na internet mas parece que ninguém conversa com sua marca… tenho certeza que isso acontece com a maioria dos negócios na internet, e isso é falta de engajamento.
Um dos artigos aqui do Digaí fala sobre os 5 passos para seu conteúdo gerar engajamento, são dicas bem simples para que seu conteúdo gere algum tipo de resposta do leitor.
Os 3 “Es” do Engajamento
A autora especialista em marketing digital, Martha Gabriel, publicou em seu canal um excelente vídeo falando sobre engajamento. Os 3 “es” do engajamento são importantes em uma estratégia de marketing de conteúdo, além de saber o que o seu público gosta (através de pesquisas ou outras fontes de informação), é necessário que ocorra um incentivo para fazer com que os usuários interajam com uma marca.
O primeiro E, chamado de Educação, é a tarefa de simplesmente educar seu público sobre a ação que você deseja que ele realize. Por exemplo, quando você pede para alguém baixar o seu ebook, é necessário explicar sobre qual é o assunto, importância, objetivos e vantagens deste conteúdo. A Estrutura, o segundo E, é a base da edução. O ideal é você facilitar ao máximo as experiências do usuário, ações simples e bom uso das tecnologias. Um grande exemplo são aquelas promoções e sorteios de páginas no Facebook, onde a participação só é válida se a pessoa curtir a página, compartilhar a postagem, comentar e marcar tantos amigos e ainda fazer a inscrição no website (sim, tem gente que exagera mesmo).
Qual é o seu Estímulo para gerar engajamento? Ele é positivo ou negativo? A maioria dos negócios digitais aproveita muito estas duas opções. Você pode oferecer algum benefício, recompensa, bônus, desconto ou qualquer outra coisa que seja positiva para os usuários engajarem. De maneira negativa, utilize os gatilhos mentais de prazo, escassez ou prova social (do estilo: “eu tenho, você não tem”) nas suas estratégias, por exemplo.
Como o engajamento pode mudar minha estratégia?
Sabe quando você planeja o post perfeito, com uma arte de nível profissional, um texto que você passou horas escrevendo e quando você posta, ninguém comenta, curte ou compartilha? Se o problema não for o alcance da publicação, está na hora de mudar a sua estratégia. Muitas vezes a persona do seu negócio pode não estar adequada ao seu conteúdo (ou ao contrário) e você precisa dar um jeito nisso.
Nas mídias sociais, se você costuma publicar muitos posts apenas sobre a sua empresa, tente focar mais no que importa para seus usuários. Faça perguntas, enquetes, postagens interativas e que realmente incentivem uma resposta, mas que “vendam” o seu negócio indiretamente. Não esqueça de responder todos os comentários, mesmo os mais “engraçadinhos”.
Em blogs ou no seu site, insira formulários de captura de email para newsletter em troca do envio de conteúdo exclusivo (e de fato interessante). No final dos posts, faça perguntas para os leitores e peça sugestões sobre o conteúdo, as pessoas adoram colaborar e serem notadas pelas marcas.
Caso a sua estratégia seja focada em aplicativos mobile, você pode incentivar o engajamento através de ações transmídia (QR Code, hashtags, ações offline), recomendações nas lojas de aplicativos, bônus e outras ações com estímulos para que os usuários interajam e compartilhem o app na rede.
Mas se o seu negócio for uma empresa física, existem algumas ações simples para gerar engajamento. Você pode incentivar o check-in através de brindes, recompensas ou outros tipos de premiação. Utilize também o Instagram e outras redes sociais para publicar histórias e outras postagens relacionadas ao seu negócio, mas que interessem muito ao seu público. As pessoas adoram histórias, e adoram compartilhá-las.
Engajamento é a base de uma estratégia que une o marketing boca a boca, conteúdo relevante, bom atendimento e um produto que soluciona necessidades e satisfaz desejos. O seu negócio trabalha bem esses pilares? Então, meus parabéns.
Digaí, como você trabalha o engajamento e incentiva que seus clientes e usuários interajam com o seu negócio? Compartilhe suas experiências com a gente e fique ligado nas novidades sobre marketing digital aqui no Digaí. Um grande abraço!
Robson Netto