Olá amigos que buscam soluções para o crescimento nos índices de engajamento e alcance das páginas no Facebook. Meu recado é para vocês! =D
Estive no evento Treinamento Facebook Políticas Públicas, realizado na Câmara dos Deputados, onde, inicialmente, me perguntei: por que estou aqui escutando esse conteúdo tão introdutório? Depois, refiz minha pergunta: por que não estar aqui e captar o que muitas vezes esqueço de observar: a execução bem feita do feijão com arroz.
Chega de enrolação, vamos ao assunto!
Sobre o curso
O treinamento foi oferecido pelo Facebook na terça (24), no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados em Brasília.
O objetivo era reunir assessorias de comunicação dos gabinetes parlamentares e áreas administrativas para apresentar as boas práticas e novas ferramentas da rede social.
Ministrado por Deborah Delbart, integrante da equipe de Políticas Públicas do Facebook, o curso introduziu e “nivelou” vários assessores sobre as funcionalidades da plataforma.
A nova iniciativa almeja aproximar a relação com figuras políticas e órgãos ligados ao governo.
Dicas
Algumas dicas para melhorar o desempenho das páginas foram listadas:
- Customize sua URL: tenha o seu endereço de Facebook autêntico e próximo ao nome dado ao perfil. Saiba como fazer isso aqui.
- Utilize as funções administrativas do Facebook de forma apropriada. Nada de compartilhar senha de perfis, ou criar contas para administrar páginas. Quem produz texto tem que ser editor. Se a pessoa só anuncia, tem que ter função de anunciante, dentre opções oferecidas. Está sem saber como aplicar esses conceitos? Clique aqui e veja como o Facebook disponibiliza esse recurso.
- Tenha regras de uso claras. Se fulano de tal está usando termos pejorativos na sua página, você tem o poder de excluir o comentário ou banir o usuário, de acordo com as políticas estabelecidas pela sua página. Muita gente faz isso criando uma aba ou uma nota do Facebook.
- Agende suas publicações: isso facilita o seu trabalho e organiza todo o processo. Verificou que está previsto para o próximo mês o Dia dos Namorados, por exemplo, já pense como serão os posts que você vai fazer. Veja como agendar conteúdos aqui.
- Faça conteúdos que façam o dedo parar: o usuário está rolando a timeline dele. Nessa rolagem você concorre com a foto do filho do amigo que nasceu, com um gatinho bonitinho e, se o seu conteúdo não chamar a atenção, o dedinho do usuário não ficará estático na sua publicação
Cálculo de interesse
Como que o Facebook calcula a distribuição de conteúdo?
Confesso que fiquei muito atenta nesta parte da palestra.
Eu conhecia este modelo abaixo, o Erank:
Porém, o cálculo apresentado por Déborah foi o seguinte:
C urtidas, comentários, compartilhamento e cliques.
+
I nteresse
+
P ostagem (frequência)
+
T ipo de conteúdo
+
R ecente
= ótimo DESEMPENHO
Se o seu conteúdo atende esses quesitos, ele vai ser entregue de forma mais rápida a um número maior de usuários.
Outra coisa que foi novidade quando eu escutei é que todo mundo recebe todos conteúdos em sua timeline. O fato é que as pessoas só descem a barra de rolagem até um certo limite.
Conteúdo é tudo
Então, fica aqui a resposta: não existe uma fórmula mágica a seguir. Existe a sua forma de conseguir atingir os resultados almejados.
Mas, afinal, o que é um conteúdo bom?
Ele tem que ser:
– autêntico, de forma que humanize as pessoas;
– interativo: chamar os usuários para o diálogo;
– criativo: inovar na forma de trazer a informação (infográfico, vídeo, memes).
– atual: fatos recentes e em primeira mão chamam a atenção das pessoas.
– visual: a imagem tem que impactar.
Aí fica a pergunta de muitos: posso fazer texto longo ou ele tem que ser curto? Independe. Tem conteúdos longos que dão certo e também curtos que performam bem.
Nessa mesma pegada, alguns se questionam: quantas publicações tenho que fazer durante o dia? Isso é algo que você tem que testar. Não existe um limite estabelecido de que x publicações são ideais durante o dia. Veja como é a aceitação do seu público quando você pública muitos posts e quando você limita a 2 ou 3 por dia ou semana.
Ou seja, testar é a regra.
Ufa, este foi o resumão do que aconteceu no evento. Legal, né? Dúvidas? Comente aí, que terei o maior prazer em respondê-lo.
Mesmo você que já está imerso nesse mundo, pare um pouco sua rotina e se questione: estou conseguindo acertar na programação? Eu conheço bem o que dá ou não resultado na minha página? Se você ainda tem dúvida nas respostas dessas questões, fica o convite: vamos testar?
Abração, gente, e até a próxima.