Você que é empresário ou profissional liberal, já parou para pensar na importância de se construir um mailing e, principalmente, de pessoas verdadeiramente interessadas no seu negócio? Pois é! É justamente sobre este assunto que eu vim falar neste artigo.
Eu decidi escrever sobre isso por ser um assunto que atinge, direta ou indiretamente, muitas pessoas, sejam elas ligadas ou não ao universo digital. Entender o que é, qual a importância e como funciona um mailing, vai te ajudar imensamente, principalmente se você trabalha com vendas, sejam elas online ou offline.
Agora que você já sabe do que estou falando, eu vou te explicar o que é e qual a importância de se construir um mailing para geração de negócios e, melhor, vou te ajudar a construir um que possa ser usado de maneira verdadeiramente efetiva.
O que é um bom mailing?
Um mailing é basicamente uma lista de e-mails que você vai ter guardada em uma espécie de banco de dados. Cada uma das pessoas que compõem essa lista é um contato que foi, é ou será seu cliente.
Um bom mailing se constrói quando você encontra as pessoas certas, ou seja, aquelas que provavelmente estão interessadas ou podem se interessar pelo tipo de produto ou serviço que você vende. Esse é um dos pontos mais importantes na hora de começar a construir o seu mailing.
Uma coisa importante é que não necessariamente um grande número de contatos em sua lista é sinônimo de grandes resultados. Mais importante do que a quantidade é a qualidade, e essa qualidade é medida através das vendas geradas pelo Mailing, o que chamamos de conversão.
Essa conversão se dá quando o seu cliente compra o seu produto ou serviço e mostra que confia em você ou no seu negócio. É esse tipo de contato que você precisa ter em sua lista, pessoas que tenham potencial para te trazer retorno, que é exatamente o que você espera.
A importância de um mailing
O e-mail marketing hoje é fundamental para quem pensa em utilizar a internet para gerar vendas. Essa estratégia existe há muitos anos e apesar do aumento do volume de SPAM (falarei sobre isso mais à frente), é extremamente efetiva.
Antes da popularização da internet, muitas empresas focavam em telemarketing como principal canal de captação de clientes e geração de vendas. Você se lembra das listas telefônicas como a Telelistas e a Listel, aquelas que tinham as páginas amarelas? Alguns anos atrás, muitas empresas anunciavam nesses catálogos para alcançar mais clientes.
Além disso, muitas empresas quando queriam vender procuravam por clientes nesses catálogos. As empresas buscavam ali telefones de empresas que poderiam estar interessadas em seus produtos ou serviços e, com isso, utilizavam-se do serviço de telemarketing para oferecê-los.
Com o passar do tempo, essas páginas foram reduzindo. Um catálogo desses, há cerca de 10 anos, era bem mais grosso do que um catálogo de 5 anos atrás. E, consequentemente, esse último era bem mais grosso do que os catálogos de hoje em dia. Essa estratégia de coleta de telefones nas listas telefônicas seguida de um telemarketing ativo ainda existe, mas já não é tão comum quanto era antigamente.
Isso vem acontecendo porque os empresários passaram a investir em outras plataformas para anunciar, especialmente a internet. Os websites, portais, blogs, redes sociais, vídeos e buscadores permitem que as empresas ofereçam seus produtos e serviços de maneira mais prática e cômoda, tanto para elas quanto para os consumidores.
O problema é que na maioria das vezes o cliente em potencial não está pronto pra comprar de você. Por conta disso, é importante ter um mailing de contatos para manter relacionamento enviando mensagens periódicas. Tudo através de uma ferramenta que gerencia os contatos, permite agendar o disparo de e-mails, enviar milhares de mensagens chamando cada contato pelo nome com um único clique, mostrar quem abriu e quem não abriu seus e-mails e vários outros recursos.
Isso permite que você mantenha contato com seus prospectos (clientes em potencial) até que eles estejam prontos pra comprar seus produtos ou serviços. Essa forma de buscar clientes através de e-mails é o que chamamos de e-mail marketing. Inclusive, eu tenho um treinamento que se chama E-mail Marketing Efetivo que vai te ajudar a dominar essa incrível estratégia na hora de captação de clientes.
Agora que você já sabe o que é e qual a importância de um mailing, eu vou te explicar qual a melhor forma de se construir um.
Como conseguir um mailing
Para que se construa um bom mailing, é importante que você esteja ciente da necessidade de não fazer SPAM. Isso acontece quando você envia um e-mail para as pessoas que não lhe conhecem e nem se cadastraram na sua lista por não se interessarem no seu conteúdo, produto ou serviço.
Essa prática, além de ser antiética, faz com que você corra o risco de ter suas mensagens futuras destinadas para a caixa de SPAM automaticamente, até mesmo para pessoas que já são seus clientes. Deixa eu te explicar…
Imagina que você envia um e-mail pra um grupo de pessoas e desse grupo, algumas têm e-mail no GMail. A maioria delas marca seu e-mail como SPAM ou coloca na lixeira sem nem abrir, por não te conhecerem. Quando isso ocorre, o GMail entende que seu e-mail é indesejado e as chances de e-mails futuros irem pra caixa de SPAM aumenta. As outras plataformas de e-mail fazem a mesma coisa, e quanto mais seus e-mails são marcados como SPAM ou não são abertos, mais complicada a situação fica.
Pode-se inclusive chegar ao ponto de mesmo as pessoas que se cadastraram pra receber seus e-mails ou já são seus clientes não receberem suas mensagens! Por conta disso, não se iluda com o fato de receber um e-mail qualquer (com alguma dúvida, por exemplo) e acreditar que aquela pessoa quer receber todos os seus e-mails e fazer parte de sua lista.
De forma resumida: só devem estar no seu mailing as pessoas que se cadastrarem por livre e espontânea vontade, ou então que verdadeiramente lhe conheçam e se interessem pelo que você tem a oferecer.
A melhor forma de conseguir um mailing qualificado é construir um e é sobre isso que vou falar na próxima seção.
Como construir uma lista de e-mails qualificada
Para construir uma boas lista de e-mails e ter um mailing qualificado, eu te recomendo criar uma recompensa digital e oferecer para seu público mediante o cadastro. Esta pode ser uma palestra, uma videoaula ou um e-book, por exemplo, e as pessoas poderão baixá-las gratuitamente em troca de um cadastro, onde elas vão inserir o e-mail delas, que é justamente o que você precisa.
Essas pessoas, pelo simples fato de se interessarem pelo conteúdo do material que você está oferecendo, são consideradas clientes em potencial. Isso porque a chance delas comprarem produtos ou serviços que você vai oferecer no futuro é expressivamente maior do que se elas tivessem “caído” de paraquedas dentro de sua lista de e-mails, sem nenhum propósito inicial.
Esse é o famoso marketing de 2 passos: ao invés de tentar vender para uma pessoa diretamente, você vai capturar uma lead (contato) e construir relacionamento com ela para só depois fazer a venda. O objetivo desses dois passos é esquentar as leads que não estão prontas para comprar. Além disso, você consegue conquistar o cliente antes de efetuar a venda.
O cadastro dos contatos é feito num formulário de captura ou página que captura, tema que abordarei a seguir.
Formulários de Captura e Páginas de Captura
Um formulário de captura, como o próprio nome indica, é um formulário em que o visitante do seu site ou blog pode se cadastrar para ingressar na sua lista. Ele colocará seu e-mail (e às vezes nome, cidade, etc.) no formulário de cadastro e, partir daí, você vai começar a criar relacionamento e construir confiança com esse cliente.
Esses formulários podem estar em vários lugares do seu site ou blog, como na parte superior, na barra lateral ou no rodapé dos posts. Além disso, você também pode usar um Exit Popup, um formulário de cadastro que aparece na página para o usuário que está pensando em sair do seu site ou blog após ler algum conteúdo. Nesse formulário você pode tentar atraí-lo oferecendo uma recompensa, por exemplo.
Quanto utilizamos os formulários dentro das páginas de nossos sites e dos posts de nossos blogs, nós aproveitamos as pessoas que já estão visitando o site/blog para construir nossa lista de e-mails. Apesar disso, há várias outras coisas que os visitantes podem fazer, como compartilhar o conteúdo em redes sociais ou navegar pra outra seção no menu.
Ter uma página de captura bem estruturada é de extrema importância para um eficiente ganho de leads. Para isso, é necessário que você esteja atento aos elementos das páginas de captura. Alguns deles são obrigatórios e outros são opcionais.
Os elementos obrigatórios são:
- Formulário: campos que devem ser preenchidos pelos usuários e o botão de cadastro;
- Chamada principal: frase de maior destaque chamando a atenção para alguma informação que seja bastante relevante e vá ajudar a pessoa na decisão do cadastro;
- Background: é o fundo da página, que pode ser uma cor sólida, uma textura, uma imagem ou um vídeo;
Outros elementos são opcionais, como chamadas adicionais, vídeos, imagens, links e outras informações.
É importante também estar atento à compatibilidade. É preciso que você verifique se a página criada pode ser aberta em Smartphones, Tablets e outros aparelhos. Por fim, sua página precisa seguir as regras do Google e do Facebook caso você vá trazer pessoas através de anúncios nessas plataformas.
Uma vez que você construiu sua recompensa (isca digital) e criou seus formulários de captura, basta atrair visitantes para ter um mailing de qualidade. 🙂
Se você deseja descobrir como fazer e-mail marketing de maneira assertiva, eu tenho 02 convites para te fazer.
Como usar E-mails de Forma Efetiva
Para utilizar e-mails de forma efetiva, é necessário seguir 05 passos:
- Como fazer e-mail marketing do jeito certo
- Como construir a sua lista de contatos com qualidade
- Campanhas efetivas – escrevendo a coisa certa pra pessoa certa
- Como medir suas campanhas e melhorar seus resultados
- Como escrever sequências de e-mails e construir um robô que envia seus e-mails sozinho
Se você quer dominar essas etapas, eu tenho uma palestra gratuita e um treinamento pago sobre o assunto.
O treinamento se chama E-mail Marketing Efetivo e nele você aprenderá passo a passo como construir relacionamento e vendas por e-mail.
Eu te mostrarei como fazer e-mail marketing da forma certa e ter suas mensagens fora da caixa do SPAM e sendo abertas e lidas pelos seus contatos, como se tornar a primeira lembrança quando seu público precisar do produto ou serviço que você oferece, como criar sequências de mensagens que destroem as barreiras que impedem as pessoas de comprarem de você e como manter contato com seus clientes atuais para que eles sejam fieis e comprem novos produtos seus.
O treinamento custa apenas 12 x R$ 48,42 ou R$ 497,00 à vista, e você pode se inscrever clicando aqui. Lembrando que esse treinamento conta com minha garantia de 100% de satisfação ou seu dinheiro de volta. Se em 30 dias após a inscrição você não estiver plenamente satisfeito com o curso ou com os resultados obtidos, basta me enviar um e-mail que devolvo 100% do valor investido no curso, sem complicações nem justificativas.
Além desse curso, eu também criei uma palestra online gratuita em que mostro como utilizar o e-mail marketing de forma efetiva.
Nesse webinário, você descobrirá Como Captar Mais Clientes e Dobrar seu Faturamento Usando E-mails em 5 Passos Simples. Eu vou te mostrar como a ferramenta de e-mails, usada de forma correta, é extremamente poderosa para a captação de mais clientes e geração de mais faturamento.
Quem se inscreve na palestra online (que é gratuita) também recebe 3 presentes que as ajudarão a alavancar suas vendas por e-mail!