Tenho recebido alguns e-mails de youtubers que perguntam sobre como construir e firmar um canal. Alguns com várias dúvidas sobre formato de conteúdo, divulgação e crescimento do canal. Então, vamos ajudar? Por isso, decidi abrir um bate-papo com você que quer produzir um canal e mostrar ao mundo o quem você tem a oferecer.
Vamos discutir algumas etapas para consolidar seu trabalho no Youtube e como conseguir fazer um bom trabalho. Lembrando que sem esforço, tempo, paciência e dedicação, as dicas aqui abaixo não vão valer. É pra arregaçar as mangas e trabalhar.
Vamos lá?
Cuidado com o título do seu canal
Que seja de fácil memorização, curto, simples e que represente o tipo de conteúdo que você vai publicar. Se será um canal de receitas práticas para iniciantes na cozinha, escolha um título que tenha essência da sua proposta (que tal: Aprendiz de Cozinheiro?). Outro ponto a se atentar é o uso excessivo de palavras em caixa alta, uso de símbolos e pontuações. Isso pode dificultar a buscar pelo seu canal no ranking de buscas no Google. Preste atenção.
Imagem de capa e thumb para cada vídeo
É preciso ser criativo e fazer mais do que uma foto sorrindo. Coloque o título, mostre o tema do seu vídeo e crie uma identidade visual para todas as fotos. Na verdade, não pense que isso serve apenas para os vídeos, mas para a identidade completa do seu canal. Não faça peças sem ligação estética.
Edição
Tenha um planejamento: pré – produção, produção e pós -produção. A primeira etapa serve para montar o roteiro, posicionamento, cenário, pensamento de cortes e também para planejar a divulgação. A segunda fase é a gravação. Ponto. Já a pós produção é a fase dos cortes pra deixar o vídeo mais ágil, efeitos para o vídeo, de acordo com a sua proposta, legendas para enfatizar uma fala, ver se precisa de conteúdo adicional (trailers, teasers, música, vídeos extras,etc), edição da foto de capa, publicação e divulgação. Mas faça esse planejamento, por favor.
Crie canais oficiais de mídia para o seu canal
Sim! Criar canais oficiais de mídia para o seu canal ajuda na divulgação e prospecção de parceiros e até empresas quem queiram fazer um “merchan” no seu canal. Uma Fan Page para postar o link para o vídeo, conta no Instagram para postar bastidores da gravação e anúncio de vídeo e um Twitter para anunciar a publicação.
Dependendo do conteúdo, voltado para assuntos profissionais ou B2B, o Linkedin pode ser um excelente aliado para mostrar que você domina um assunto ou que pode ensinar usuários ou fechar negócios. De todo modo, em todas as plataformas, o youtuber deve estar atento ao relacionamento com os usuários, respondendo perguntas, lendo sugestões, críticas e reclamações, fortalecendo a interação com seu público. Caso não tenha tempo para realizar a tarefa, é bom ter ao lado um profissional de mídias sociais para realizar o trabalho e aumentar sua audiência. Isso não pode passar despercebido.
Provoque sua audiência
Peça ideias para vídeos, monte promoções, enquetes, sugestões de convidados, de mudança de cenário e quando firmar seu público, marque encontros, festas, reuniões e até convide para uma ponta nos vídeos. Seja bem ativo com seus fãs.
Jingle, bordão, cumprimento, fan base:
“Aquela que fala ‘Tá bem? Então tá bem’.”, ou ” Aquele vídeo do menino que fala “Ooolá turma” e “Como chama aquele youtuber que fala no final “É nóis, Nose Gang!”. Geralmente, pessoas que não acompanham seu canal, mas assiste alguns vídeos se lembram da suas postagens pelo que você fala, a forma como você fala ou de uma frase característica do que você fala. Crie alguma fala ao cumprimentar, finalizar ou durante o vídeo, para os usuários lembrarem de você. Que tal também ter no cenário algo que só você tem ou chamar seus fãs por algum apelido?
Se aproprie de acontecimentos factuais
É bom falar sobre notícias que interessam seu público -alvo, hashtags que estão em voga, fatos locais que possam interessar um público maior com sua discussão ou passar um ensinamento seu através de algo que está acontecendo atualmente. É bom mostrar ao seu público que você é alguém informado, atualizado e que pode também distribuir seu conhecimento no canal.
Saiba cuidar do seu conteúdo
Postar, divulgar e repercutir. Tenha em mente esse ciclo.
Guest
Tem um youtuber que você admira, que tem conteúdo relacionado com o que faz? Alguém que possa agregar mais o seu canal? Que tal chamar ele pra gravar? Assim, ambos os públicos podem conhecer os dois canais e aumentar a sua audiência.
Atento às novidades do Youtube e de todas as mídias sociais
Não apenas as notícias do Brasil e do mundo, mas estar atento às mudanças da forma de consumir conteúdo das mídias sociais que você utiliza e divulga seu conteúdo. Acompanhar mídias sociais emergentes e que tenham uma boa base de usuários é também uma boa forma de atrair mais público para o seu canal.
Tenha a preocupação de passar um aprendizado, uma informação
Mesmo se tiver uma produção mais humorística e descontraída, é importante que você se interesse em passar conteúdo relevante para a sua audiência. É importante também que seu público, além de se divertir, possa te conhecer melhor e receber algum ensinamento, seja ele teórico ou prático. Um compartilhamento de informações sobre assuntos mais prolixos até os mais simples. Cuide dos seus fãs.
Repercussão
Um ponto interessante. É bacana você partilhar seu trabalho com outras plataformas, mesmo sendo fora da internet. Colaboração com sites, jornais e revistas é uma excelente forma de massificar seu conteúdo e você como youtuber. Um trabalho de assessoria para envio de releases e material para imprensa em seções de Cultura, tecnologia, gastronomia, carros, esportes, ou seja lá de qual segmento você vai focar. É importante que você esteja sempre divulgando e falando sobre sua produção no Youtube, pois essa é uma grande chance de atrair pessoas que nunca ouviram falar do seu canal.
Tenha certeza de que é isso que você quer
Quer ser youtuber? Quer ter o compromisso e a rotina de produção de conteúdo? Quer ser reconhecido pelo que você faz? Está disposto? Sim? Então manda ver.
Confira agora alguns canais que acho interessante e que é feito por pessoas que estão começando agora!
https://m.youtube.com/channel/UCnklmydhMvRnLPNWzYWDP3w
https://m.youtube.com/user/marlonsevero22
https://m.youtube.com/user/topdrivebrasil
E uma indicação de inspiração: https://m.youtube.com/user/joutjoutprazer
Além disso, vou deixar aqui uma dica extra para te auxiliar em todos os passos que descrevi aqui ao longo deste artigo: o e-book “7 Lições Que Aprendi Com Os YouTubers De Sucesso”, escrito por Felipe Pereira, traz grandes sacadas sobre os principais canais brasileiros e o que gerou o sucesso de cada um deles. Vale a pena conferir!
Também tem este vídeo aqui do Felipe, onde ele explica que forma bem prática as 3 principais maneiras de monetizar o seu canal do YouTube. São dicas super importantes para quem está começando na área. Dá uma conferida:
Se você precisar de ajudar ou quiser tirar alguma dúvida, é só me chamar! Será um prazer colaborar com o sucesso de seu canal no Youtube!