Você sabe o que seus clientes falam sobre a sua empresa, produto ou até mesmo sua marca pessoal? Há muito tempo que as conversas deixaram de ser apenas pessoais. Com as tecnologias digitais, a capacidade de criticar, elogiar, recomendar ou denegrir uma marca expandiu-se de maneira incontrolável. Tendo isso em vista, eu te pergunto: você está preparado para impulsionar seus negócios digitais com o marketing boca-a-boca?

De acordo com Felipe Thomé, CEO da Vocatu Marketing de Defensores, o marketing boca-a-boca é um instrumento de marketing extremamente poderoso. Ele tem um efeito exponencial que foi multiplicado pelos canais de comunicação on-line. A ascensão da mídia e da comunicação por meios digitais tem aumentado significativamente a velocidade na qual as mensagens são compartilhadas. Por isso, cabe aos profissionais de marketing, agências e empresários o papel de incentivar e controlar toda a comunicação de uma marca, para que os resultados sejam satisfatórios em todos os sentidos.

Para você entender o poder do marketing boca-a-boca, selecionei uns trechos muito interessantes de um artigo de Deborah Holland, da WOMMA – Word of Mouth Marketing Association – Associação Mundial do Marketing Boca-a-boca, onde ela destaca que o boca-a-boca realmente funciona.

“O boca-a-boca esteve nas sombras por muito tempo. E é tão grande que nenhum departamento consegue controlar. Debatendo-se pelo seu devido lugar dentro do marketing mix. O boca-a-boca construiu esta cidade e é o buzz que a move hoje. E quando dizemos isso, queremos dizer de toda ação empresarial que recebe uma recomendação de clientes – social media,  influenciadores, defensores.”

 

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Marketing Boca-a-Boca também acontece no WhatsApp

 

O boca-a-boca é baseado em algo que é raro no mercado: confiança. Quem confia em alguma marca, não pensa duas vezes antes de recomendá-la para seu ciclo de amigos, famílias e colegas de trabalho. Como podemos usar a internet para criar esta confiança e, melhor ainda, gerar resultados positivos para os negócios digitais?

 

Descubra o que falam da sua marca

Você não precisa bancar o detetive, mas ficar de olho no que estão falando sobre a sua marca também é uma ótima maneira de usar o marketing boca-a-boca a favor dos seus negócios.

Existem diversas ferramentas (gratuitas e pagas) que os profissionais de marketing utilizam para monitorar termos específicos e acompanhar o que os usuários postam nas redes sociais (Scup, Opsocial, Topsy, Hootsuite), menções de marcas na imprensa (blogs e outros portais de notícias), avaliações em aplicativos como o Foursquare, Yelp ou Reclame Aqui.

Dica: se você encontrar algum comentário negativo, é a sua chance de se retratar sobre o caso, resolver um problema específico, e até mesmo agradecer o comentário.

 

Invista no relacionamento digital

Como diz Felipe Thomé, ninguém fala ou recomenda algo que não gosta. Por isso, utilize as mídias sociais como ferramentas de relacionamento, comece conversas amigáveis com seus clientes sobre assuntos de interesse. Se for possível, até mesmo agrade com mimos ou cortesias seus clientes mais fiéis. A base de tudo é a satisfação, seja no produto ou no atendimento.

Lembra da recente exposição negativa do caso do White Moose Café? O proprietário publicou uma piada sobre uma entrevista que havia feito com um brasileiro. E como o brasileiro que adora um barraco na internet, milhares de comentários e avaliações negativas na página do Facebook do estabelecimento foram registradas em horas.  Saiba mais sobre o caso neste link.

 

Use o Instagram para contar histórias

Gosto quando vejo uma marca que sigo no Instagram postando fotos de coisas boas! E o bom não é aquela foto de produto em promoção, mas sim uma história bem contada. Uma história pode ser aquela foto que um cliente postou usando seu produto, a festinha de aniversário dos colaboradores, aquele pão quentinho saindo do forno ou até mesmo um quadro negro com uma frase estilizada.

 

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Já viu os posts do Starbucks no Instagram? Vale stalkear!

 

Todo mundo tem histórias para contar, e todos gostam de ouvir! Utilize o Instagram para compartilhar seus melhores momentos, e deixe de lado a promoção do dia.

 

Incentive o check-in e agradeça a visita

Eu sempre comentei a importância do check-in para negócios físicos, e como isso aumenta a visibilidade de uma marca através da rede de contatos dos visitantes da sua empresa. Use a estratégia do desconto, do agrado, reconhecimento do ‘prefeito’ (aquele que mais visita o estabelecimento e faz o check-in no Foursquare).

Não force a barra. Ninguém gosta de ser ‘obrigado’ a fazer um check-in para participar de alguma promoção, ou de curtir a página do Facebook para liberar a rede wi-fi. Se seu cliente amar a sua marca, ele vai contar isso pra todo mundo!

Se seu negócio for digital, um infoproduto, curso online, software etc. Incentive o compartilhamento de um post, comentários e outros tipos de engajamento. Ofereça uma versão gratuita do seu produto, dê descontos, planos estendidos e tudo o que você puder fazer (mas tem que mexer com o emocional do seu cliente, viu?).

Sabe onde você pode encontrar mais dicas e acompanhar as tendências de marketing boca-a-boca? AbraBoca!

 

Conheça a ABRABOCA – Associação Brasileira de Marketing Boca-a-Boca

A AbraBoca é uma associação sem fins lucrativos que tem como finalidade difundir o Marketing Boca a Boca, o Marketing mais eficiente que existe! A organização reúne profissionais com grande experiência e que são apaixonados por Marketing (eu, Robson Netto, por exemplo).

Com a visão de desenvolver o Marketing Boca a Boca no Brasil através de atividades de pesquisa, educação, produção de conhecimento e disseminação de melhores práticas, a AbraBoca quer ser reconhecida como referência no tema Marketing Boca a Boca no Brasil.

 

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Marketing Boca a Boca é uma forma gratuita de publicidade, onde consumidores satisfeitos recomendam gratuitamente um produto, serviço ou marca.

 

Ficou interessado? Acesse o site e aprenda como esta forma gratuita de publicidade, onde consumidores satisfeitos recomendam gratuitamente um produto, serviço ou marca, pode ajudar a impulsionar seus negócios.

Digaí, como você trabalha o marketing boca-a-boca da sua empresa? Já aplicou algumas das dicas deste artigo? Compartilhe suas experiências com a gente e fique ligado nas novidades sobre marketing digital para negócios físicos e digitais aqui no Digaí. Um grande abraço!

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