Estamos em um momento muito interessante do mercado, em um mundo onde os negócios digitais estão em alta. Apesar disso, não podemos esquecer das pequenas empresas que sempre estiveram por aqui para satisfazer nossas necessidades, mesmo antes da internet surgir.
Reputação online é a qualidade da presença digital de uma marca, o que ela representa e o que o consumidor está falando nas redes, sites e outras plataformas digitais. Você não acha que é importante cuidar e trabalhar para aumentar a reputação online da sua empresa física?
Como especialista nesta área, e um grande apoiador de pequenas empresas, aconselho que você siga estas dicas que vão fazer muita diferença no seu negócio.
1 – Incentive o Check-In com o Swarm e Foursquare
Estes aplicativos são específicos para recomendação de locais. Os usuários podem deixar comentários e fotos sobre sua empresa, dar dicas para outros clientes e, o mais importante, avaliar e fazer check-in.
O que muitos empresários não sabem, é que a maioria das empresas já está cadastrada no Foursquare (e podem já ter recebido diversos comentários, elogios, críticas ou sugestões). Isso acontece quando algum cliente tenta fazer o check-in e não encontra o local na lista, aí logo cria o local para poder adicionar ao check-in.
Mas pode ficar tranquilo. Se você for o proprietário da empresa, pode reivindicar a propriedade, apenas confirmando alguns dados. Por isso, fique de olho no que estão falando sobre a sua empresa nestas redes.
Fiz um post muito importante sobre como incentivar e aproveitar os check-ins dos clientes na sua empresa. Dá uma olhada e segue essas dicas que separei pra você.
2 – De olho nas avaliações no Facebook
Sabe aquelas estrelinhas que existem em algumas páginas de Facebook que visitamos? Elas valem ouro!
As estrelas são a maneira que a rede social organiza a média de avaliações das páginas (de 1 a 5) que são cadastradas como estabelecimentos físicos, com endereço e outras informações de contato (não dá pra dar estrelas pra sua banda favorita, por exemplo).
O café de onde estou escrevendo este artigo, por exemplo, recebeu 50 avaliações, com a excelente média de 4,9 estrelas. Perfeito!
Os empresários podem aproveitar muito essa ferramenta, não apenas para incentivar que seus clientes avaliem sua empresa, mas também como um local para coletar informações preciosas – os comentários. Críticas gerais, elogios e reclamações de clientes ficam registradas eternamente (o empresário espertinho não pode apagar um comentário negativo).
É ou não um local perfeito para cuidar da reputação da sua marca? Não esqueça que os comentários negativos precisam ser respondidos com uma retratação da empresa quando for necessário, podendo fazer que a situação se reverta para o lado positivo. A gente ama uma boa educação.
3 – Brincando de detetive no Instagram
O queridinho Instagram não precisa ser usado apenas para contar boas histórias da sua empresa, use esta rede para acompanhar as publicações de usuários que visitaram a sua empresa. Como fazer isso? É bem simples, basta ter uma conta.
Faça pesquisas sobre as publicações no local da sua empresa (é só digitar o nome e procurar na aba de Locais) ou procure por hashtags com o nome da marca ou de algum produto específico. Você também pode utilizar alguns sites de busca como o Iconosquare, você pode fazer tudo isso sem precisar usar o smartphone.
Aproveite os resultados da busca para dar um ‘repost’ na foto que seu cliente postou, e não esqueça de curtir e agradecer a visita. Ações simples, gratuitas e que são práticas incríveis de marketing de relacionamento. Vamos pro Instagram?
4 – Relacionamento no WhatsApp
Você não precisa utilizar o WhatsApp só para ignorar o grupo da família! (risos). Este aplicativo é uma mão na roda no relacionamento com seus clientes. Mas o que ele influencia na reputação da sua empresa?
Utilize o WhatsApp para tirar dúvidas, receber pedidos, encomendas e enviar novidades (apenas para os clientes que toparem antes, viu?). Um canal de relacionamento como este é um indício que você está preocupado com seu cliente e antenado com as novas tecnologias, e isso é excelente para sua marca.
6 – Dando um Google no seu negócio
Você já pesquisou seu nome no Google? Tenho certeza que sim, ou, senão, seja bem-vindo à internet, caro leitor. Faça isso com o nome da sua empresa também!
Além de conter os resultados de inúmeros sites, o Google também guarda registros de menções da sua empresa em algumas redes sociais (graças a busca aberta de algumas). Por isso, sempre que possível, pesquise pelo nome, endereço (url www) e também produtos da sua empresa no Google. Você também pode criar alertas. Assim, o próprio Google te avisa quando surgir algo sobre o termo que você cadastrar.
Os empresários também podem usar o Google Meu Negócio, um portal de gerenciador de empresas locais e páginas de marca, mas o foco são as locais. Cadastrando a sua empresa, você integra alguns serviços do Google em um só lugar: Places, Plus, Adwords e Analytics.
Indiquei a ferramenta no post sobre dicas de marketing digital que você deveria ter aplicado em 2015. Lembre-se, empresas que têm cadastro têm acesso a informações relevantes sobre as buscas de usuários e insights para cada empresa.
Como o Google pode aumentar (ou destruir) a reputação da minha empresa? Fique de olho nos comentários, muitos clientes gostam de deixar impressões sobre o atendimento. O próprio Google incentiva que os usuários avaliem empresas dentro do Google Places.
Estas são apenas algumas dicas simples, mas poderosas quando falamos de reputação digital. Mas lembre-se que criar uma imagem boa para sua marca não é tão fácil, então não esqueça que um bom atendimento, produtos e serviços de qualidade, além de um relacionamento bem feito, são essenciais para que a reputação aumente. Acabar com a imagem da sua empresa é que é fácil, pela rapidez e alcance que a internet tem hoje.
Digaí, como você trabalha a reputação online da sua empresa? Já aplicou algumas das dicas deste artigo? Compartilhe suas experiências com a gente e fique ligado nas novidades sobre marketing digital para pequenas empresas aqui no Digaí. Um grande abraço!
Robson Netto