Digaí gente de bem, antenada nas novidades digitais!
Janeiro é um mês de organização e planejamento para muitas pessoas, não é mesmo? com a comunicação nas redes sociais não é diferente!
Faço então um convite para que você pare, respire e imagine o que será do marketing digital para 2016.
Calma, não dê um tiro no pé, focando nas atividades do dia a dia, sem parar e observar as novidades que estão no mercado. Estou aqui como mensageira das tendências para 2016. 😀 Vamos saber quais são elas?
Instantaneidade
O imediatismo é algo que vem atraindo cada vez mais os usuários. É possível ver isso com o crescimento de plataformas como Snapchat, Periscope, streaming no Twitter o Facebook, por sua vez, avança com o Facebook Mentions.
Busque estratégias para permitir esse contato ao vivo da sua marca com o usuário. Além de passar confiança, isso fará com que o seu cliente sinta-se mais próximo de você.
Vídeos
Os conteúdos em vídeo vêm sendo peça chave no engajamento das páginas no Facebook. Eles geram um maior alcance. Em 2016, o reinado dessa forma de conteúdo deve continuar.
Vídeos curtos são uma boa pedia dentre os usuários. Isso pode ser reafirmado com o sucesso avassalador de Instagram, Snapchat e até mesmo Periscope.
O Youtube continuará investindo para continuar no posto de maior canal de vídeos do mundo. A plataforma oferece a grande oportunidade a quem deseja obter uma grande audiência a um baixo custo.
Não podemos esquecer que o Facebook, Vine e Tumblr estão chegando com força na guerra pelo vídeo on-line, além de redes sociais de nicho como Instavid, Vine, Snapchat e Hyperlapse, que ganham cada vez mais espaço. Será uma batalha de titãs para conquistar cada vez mais espaço entre os usuários.
Mas a receita é uma só: passe a produzir mais vídeos!
Variedade de Formatos
Permitir que o usuário consiga utilizar diversos formatos em sua rede social foi e está sendo uma sacada constante do Facebook. Além de texto, imagem, vídeos e transferências de arquivos em pdf, por exemplo, a maior rede social do mundo está investindo no “Artigo Instantâneo”.
O”Instant Articles”, permitirá que jornais, revistas e sites publiquem suas matérias diretamente no aplicativo móvel da rede social.
Que tal revolucionar e brincar com os diferentes tipos de formato na sua publicação de conteúdo?
Alcance orgânico
Se você já achava absurda a queda contínua da visibilidade orgânica na sua fanpage, a notícia não é das melhores. A tendência é que ela reduza ainda mais! De acordo com a empresa Social@Ogilvy, páginas com mais de 500 mil seguidores conseguem impactar somente 2% de seu público com conteúdos não impulsionados. Esta característica tende a aumentar para incentivar a compra de mídia e campanhas online.
Impulsione suas publicações! 😉
Instagram é o futuro
O Instagram está ganhando poder e é vista como uma das redes sociais que mais crescerá em 2016.
A rede social se consolidou como a rede mais popular para compartilhar imagens e vídeos em 2015. Este lugar no ranking é reafirmado por Forrester, que mostram que os posts do Instagram geram 58 vezes mais engajamento que os mesmos no Facebook e 120 vezes mais do que no Twitter.
Como sabemos, a publicidade na plataforma que já é integrada com o Facebook, deve exigir cada vez mais investimento para uma “melhor entrega” de conteúdo.
Se dentro da sua estratégia de marketing você ainda não usa o Instagram, este é o momento de avaliá-lo.
Botões de compra
Redes como Facebook e Pinterest já introduziram botões para que os usuários efetuem as compras sem sair do aplicativo. Gerar facilidades aos consumidores é peça chave nesse cenário onde os usuários buscam agilidade e facilidade.
Se você ainda não colocou botões de conversão como “comprar agora”, “leia mais”, “contate-nos”, dentre outros, não perca tempo! Isso muda e muito na experiência das pessoas com a sua marca.
Social Mobile
O ano de 2015 trouxe um aumento de 90% de usuários de mobile no mundo inteiro. Volto a bater na tecla do tempo real. Os smartphones são ideais para os usuários que estão 24hs conectados e aproveitando a mais alta tecnologia móvel.
Se seu site não é responsivo e as imagens que você utiliza nas suas plataformas não são direcionadas para smartphones, fique atento!
Fim do Facebook?
Estão surgindo muitos profetas que tentam fazer previsões místicas para uma queda na popularidade da plataforma.
Li muitos artigos nesses últimos dias que trouxeram à tona uma possibilidade na perda deste reinado da maior rede social do mundo, em 2016 e o surgimento de uma nova rede que ocupe o seu lugar. Eu sou totalmente cética em relação a isso. É uma rede que conseguiu ampliar cada vez mais nossa dependência, se reformulando a cada dia.
Acredito no ponto de vista dado por Alex Primo, professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ele afirma que a inovação constante, boa administração, aquisições acertadas, fidelidade aos usuários e o acréscimo de novos serviços são características da plataforma. Que é um trabalho muito bem feito para deixar seus usuários satisfeitos. Difícil de mudar essa hegemonia.
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