Nesse artigo, eu vou mostrar como você pode fazer para aparecer no Google. Empresas e os mais diversos profissionais têm esse desejo (ou seria necessidade?) e de preferência na primeira página! 🙂
A internet atualmente é uma das principais formas de alavancar vendas, atrair mais clientes e potencializar um negócio, seja ele físico ou virtual. De acordo com um estudo da Custora (empresa americana especializada em marketing digital), o Google é um dos canais digitais mais efetivos para atrair clientes e segundo o Moz (uma empresa norte-americana especializada em marketing de busca), 90% das pessoas que buscam por algum assunto em sites de busca clicam nos links da primeira página.
Isso quer dizer que elas dão maior credibilidade a sites e blogs que ficam no topo da lista de resultados da busca. E se você quer ter resultados sólidos na internet, precisa fazer seu site aparecer bem no Google.
Mas antes de te mostrar isso, preciso te explicar rapidamente como o Google funciona.
Como o Google funciona
O Google basicamente é do que um programa de computador que procura entregar os melhores resultados quando alguém faz uma busca por determinado termo.
Ele funciona da seguinte forma:
1) O Google possui robôs que “navegam” pela internet visitando diversos sites;
2) Quando chega em uma página, os robôs catalogam o conteúdo dessa página em um banco de dados;
3) Quando encontra um link em uma página, o robô “visita” esse link e também catalogam esse conteúdo da mesma forma;
4) A cada busca de um usuário por determinado conteúdo, o Google verifica quais as páginas de seu banco de dados que conseguem oferecer o conteúdo de forma mais completa e qualitativa;
5) A partir dessa análise, o Google mostra os resultados encontrados pros visitantes, adicionando acima desses resultados links de possíveis anunciantes.
Para os robôs do Google, a relevância do conteúdo depende de vários aspectos, que falarei mais à frente. Mas antes disso, como fazer seu site aparecer no Google?
Como fazer um site aparecer no Google?
Existem basicamente 3 formas de fazer seu site aparecer no Google.
Submeter a URL diretamente
A primeira forma de fazer seu site aparecer no Google é informar ao buscador o endereço do seu site. Você pode fazer isso visitando esse endereço e informando a URL de seu site.
A partir disso, o Google vai fazer a indexação da página informada e vai disponibilizar todo o seu conteúdo para pessoas que buscarem por determinado assunto.
Colocar um link de um site para o outro
Como eu falei anteriormente, o robô do Google visita os sites cadastrados várias vezes e verifica os links que têm nesse site, visita esses links e aproveita para catalogá-los no banco de dados do próprio Google.
Por conta disso, se você colocar um link para o seu site em algum outro site que já esteja no banco de dados do Google, os robôs visitarão seu site na próxima indexação de conteúdo.
Anunciar
Você também pode fazer o seu site aparecer no Google fazendo anúncios pagos, que são chamados de links patrocinados (Google Adwords). O investimento varia bastante, dependendo principalmente da palavra-chave, da concorrência e da aderência da página de destino ao anúncio publicado.
Na página de resultados, os sites que estão pagando e os que não estão pagando aparecem de modo diferente, e é isso que explicarei a seguir.
Busca Orgânica (SEO) x Links Patrocinados (Google Adwords)
Quando alguém faz uma pesquisa no Google, aparece uma página como essa abaixo:
Os sites que aparecem nas áreas azuis são justamente os anunciantes de Links Patrocinados. Eles fizeram anúncios no Google Adwords e decidiram aparecer pro público na busca pela palavra-chave buscada.
A área laranja é o que chamamos de Busca Orgânica. Os sites aparecem aí de acordo com o interesse do próprio Google, baseado no quanto ele acha que aquele conteúdo corresponde à palavra-chave buscada pelo usuário.
A estratégia para aparecer nas duas regiões é diferente. Para aparecer nos links patrocinados, basta anunciar no Google. E para aparecer na busca orgânica, você precisa ter sido indexado pelo robô.
O problema é que ser indexado não é suficiente para ter resultados. A maior parte dos usuários não passa dos primeiros resultados da busca, por conta disso, você precisa descobrir ocupar essas posições. Você pode descobrir isso no e-book gratuito 16 erros que impedem seu site de estar na primeira página do Google.
Na hora de definir a ordem dos resultados, o Google utiliza alguns critérios. E você pode atender a esses critérios utilizando técnicas de SEO (Search Engine Optimization) ao construir seu site e seu conteúdo.
A Busca Orgânica e o SEO
A Busca Orgânica corresponde à parte gratuita do Google e oferece duas grandes vantagens com relação aos links patrocinados.
- É gratuito, ou seja, você não precisa pagar para cada pessoa que clica, como ocorre com os links patrocinados;
- As pessoas tendem a confiar mais nos resultados da busca orgânica do que nos links patrocinados.
A busca orgânica não dá resultados tão rápidos quanto os links patrocinados, pois basta anunciar para começar a receber visitantes. Por outro lado, utilizando técnicas de SEO, você consegue mostrar pro Google que o seu conteúdo é o mais adequado quando um usuário procurar uma palavra-chave. E você pode focar em palavras-chave ligadas ao seu negócio, produtos ou serviços que vende.
Imagine que você tem uma pizzaria delivery. Quantas pizzas você venderia se estivesse na primeira posição para a busca por “pizzaria”, “pizzaria delivery”, “pizzaria delivery bairro X” ou “pizzaria delivery cidade Y”?
E imagine gerar essas vendas sem pagar por anúncios…
O mesmo raciocínio é válido se você vende produtos físicos, serviços, produtos digitais próprios ou de terceiros.
A busca orgânica é muito eficiente se comparada com outras alternativas, inclusive ela pode gerar 96% mais visitas e clientes do que as redes sociais.
Já imaginou? Uma busca no Google te oferecendo até 96% mais retorno do que o Facebook ou o Instagram?
Isso ocorre porque ela atrai o cliente no momento em que ele está procurando por aquilo.
Se alguém busca no Google por “pizzaria delivery”, ele está querendo comprar uma pizza. Quem procura por “como emagrecer” quer algum produto ou serviço que emagreça. Quem busca por “iphone 5s” está querendo um iPhone 5S. Quem busca por “consultoria tributária” está procurando por apoio nessa área. E por aí vai…
Para aproveitar isso, é importante conhecer as técnicas de otimização e evitar os erros que impedem seu site de estar na primeira página do Google.
Se você quer aprofundar nesse tema, eu tenho uma sugestão pra te fazer.
BOSS – Busca Orgânica Sem Segredos
O Busca Orgânica Sem Segredos é um treinamento que eu desenvolvi para ensinar a empresários, empreendedores e profissionais as técnicas para posicionar seu site na primeira página do Google.
Ele pode ser usado por profissionais liberais, blogueiros, empreendedores digitais, infoprodutores, afiliados, startupers, agências e profissionais de marketing e comunicação.
O objetivo do BOSS é fazer com que você conheça o marketing de busca, as estratégias e técnicas envolvidas. Ao final do curso, você será capaz de melhorar o ranking de sites, blogs e lojas virtuais, tanto próprios quanto de terceiros.
É um treinamento objetivo com 10 aulas direto ao ponto:
- Marketing de busca e fundamentos de SEO
- Conteúdo e SEO
- Quem pode produzir conteúdo
- SEO on-page – Parte I
- SEO on-page – Parte II
- SEO e links
- Link building
- Palavras-chave
- MozBar
- BlackHat SEO
Além dessas aulas, você também recebe de bônus um treinamento expresso de Google Analytics, a poderosa ferramenta pra mensuração de resultados do Google.
Todo o treinamento foi cuidadosamente preparado pra te ajudar a ter resultados, com base em toda minha experiência como professor e empreendedor digital. Por falar nisso, deixa eu me apresentar melhor…
Quem é Felipe Pereira
Eu me chamo Felipe Pereira e sou Graduado em Ciência da Computação, Mestre e Doutor em Administração. Sou educador há mais de 10 anos e já ministrei aulas em cursos de gestão, comunicação e tecnologia para milhares de alunos, incluindo empresários, profissionais liberais, autônomos, donos de agência, empreendedores digitais e profissionais de marketing, comunicação e tecnologia.
Em 2011 me tornei coordenador da pós-graduação em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais da Faculdade Estácio do Recife. Algumas pessoas não podiam participar da pós por questões financeiras, tempo ou por ainda estarem na faculdade e abri um negócio de cursos presenciais aqui em Recife.
Em 2013, criei este blog, o Digaí. Ele começou como uma plataforma de apoio para minha agência e pra empresa de cursos presenciais e acabou se tornando um lucrativo negócio. Atualmente, oferecemos artigos, e-books e treinamentos online e já ajudamos milhares de empresários, empreendedores e profissionais a alcançarem o sucesso com a internet.
Em 2015, depois que concluí o doutorado, decidi sair da coordenação da pós-graduação para dar maior foco ao Digaí, unindo o conhecimento acadêmico à prática de mercado. Atualmente, somos um dos principais blogs de Empreendedorismo, Negócios e Marketing Digitais do país, com mais de 100 mil visitantes por mês, e 75% desse público vem do Google.
E é justamente o conhecimento acumulado ao longo dessa jornada e aplicado no dia a dia aqui do blog que eu compartilho no Busca Orgânica Sem Segredos.
Preço, Inscrições e Garantia
O investimento para inscrever-se no BOSS é de apenas 12 x R$ 19,19, ou R$ 197 à vista. Você pode se inscrever através de boleto bancário ou cartão de crédito.
Para inscrever-se no treinamento, clique aqui. Você será direcionado para a página de pagamento e logo após a confirmação, terá acesso imediato às aulas e ao bônus.
E o curso possui garantia de 100% de satisfação. Se dentro do prazo de 30 dias você não estiver absolutamente satisfeito, basta enviar um único e-mail para nossa equipe de suporte que devolveremos cada centavo que você pagou.
Aguardo você lá!