O tempo passa rápido mas, na internet, tudo parece ter o dobro da velocidade. No marketing digital, quem está na frente, com toda certeza, planejou e aplicou estratégias bem definidas. Saiba o que você deveria ter feito em 2015 para divulgar a sua empresa e ajudar aumentar a visibilidade da sua marca ou, até mesmo, atrair mais fãs. Apesar disso, não tem problema nenhum botar em prática hoje mesmo, afinal, antes tarde do que nunca. Vamos lá?
1 – Cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio
Empresas físicas que ainda não estão cadastradas no Google, com toda certeza, estão perdendo muitos clientes. Não estou falando de visitantes no seu site, mas de pessoas que buscam pelo seu negócio todos os dias. O Google Meu Negócio é um portal de gerenciador de empresas locais e páginas de marca, mas o foco são as locais. Cadastrando a sua empresa, você integra alguns serviços do Google em um só lugar: Places, Plus, Adwords e Analytics.
Funciona assim: você irá criar a página da sua empresa no portal (ou reivindicar empresas já cadastradas), adicionando endereço, horário de atendimento, telefones e outras informações. Automaticamente será criado um perfil no Plus e você poderá integrar os outros serviços na mesma conta.
O grande diferencial do Meu Negócio é que com os Insights é fácil de entender como as pessoas encontram a sua empresa e interagem com o conteúdo. É possível descobrir quantas vezes buscaram e encontraram sua empresa, além de saber quantos cliques eles deram no seu site, rotas de direção e número de telefone. Sem falar que sua empresa estará no Mapa, e isso já é um grande diferencial.
Quer testar a ferramenta? Inscreva seu negócio aqui.
2 – Definir um Calendário Editorial
Marketing de Conteúdo já é uma tendência que se destaca no digital. Trata-se de oferecer ao seu público potencial um conteúdo relevante, interessante e também compartilhável. Mas nem sempre é fácil decidir o que postar, muito menos quando e onde. É para isso que serve o calendário editorial.
Com o calendário, você define o tipo de conteúdo que você irá compartilhar nas redes sociais ou no blog da sua empresa (por falar nisso, você já criou seu blog?). A Valéria, aqui do Digaí, fez um post incrível sobre Planejamento Editorial. Segundo ela, Um planejamento editorial bem feito tem potencial de fortalecer toda sua estratégia, reforçar seus objetivos e mensagens e facilitar o relacionamento com seu público.
Existem alguns templates prontos para você preencher. Recomendo que você dê uma olhada neste artigo da Content Tools e faça o download do modelo.
3 – Planejamento de Mídias Digitais
Anunciar no Facebook, Google Adwords e outras mídias digitais está ficando cada vez mais fácil e intuitivo. A maioria das plataformas possuem portais de ensino, com vídeo-aulas, tutoriais e e-books gratuitos para que o usuário aprenda a criar anúncios. Mas só isso não garante um resultado eficiente.
Antes de começar a anunciar o seu negócio na Internet, investindo uma parte do seu orçamento, é essencial que você defina antes o seu objetivo de mídia.
Quando há investimento em jogo, nenhum empresário quer perder dinheiro. Por isso, faça um planejamento de mídias digitais para controlar os seus gastos em cada plataforma, definindo tipos de anúncios e formatos e dias de veiculação. O Ricardo Mello criou uma planilha muito bacana de Planejamento de Mídias Digitais, recomendo que você dê uma olhada.
4 – Ações Promocionais com o Mobile
Já estamos em 2016 e poucas empresas do Brasil estão aproveitando o mobile marketing da maneira correta. Para entender melhor, há empresários que praticamente imploram que seus clientes ou visitantes façam check-in ou curtam a sua página no Facebook sem dar nada em troca. Esta é uma das melhores dicas de marketing digital no mobile.
Com o Foursquare, Swarm e Facebook Places, os usuários podem fazer check-in em lugares para contar a todos os seus amigos onde estão, ou simplesmente porque curtem e são fãs da sua empresa. Se você quer um engajamento amigável, incentive seus clientes com pequenos descontos ou recompensas que não custam muito.
Se quiser saber mais, confira o meu artigo sobre Como Aproveitar o Check-in de Clientes na sua Empresa. Desta maneira, você conseguirá atrair mais clientes, visitantes e fãs da sua marca.
5 – Criar uma lista de clientes
Quer ter um bom relacionamento com seus clientes? Peça o e-mail deles!
Mesmo que o seu negócio não seja online, as estratégias de relacionamento digital se aplicam para empresas físicas também. Sabe o conteúdo que você definiu no calendário editorial? Tenho certeza que seus clientes vão se identificar com ele, por isso você pode enviar uma newsletter semanal para sua lista com links para seus posts no blog ou redes sociais.
Pode ser em um caderninho, planilha do excel ou algum software de envio de e-mail marketing. A estratégia é a mesma. Pergunte a seus clientes durante uma compra no caixa ou insira campos de cadastro nos posts do seu blog, o importante é que com apenas o nome e o email você já consegue se relacionar bem com sua lista, gerar engajamento e garantir futuras vendas.
Confira as dicas do Felipe Pereira sobre como montar uma lista de pessoas interessadas no seu negócio. O Jayme também deu dicas incríveis sobre os 5 primeiros passos para criar a sua base de emails. Boa leitura.
Digaí, você já aplicou algumas destas dicas de marketing digital para impulsionar os negócios da sua empresa? Não precisa ficar preocupado se não fez isso ano passado, só não deixe para depois, afinal o sucesso depende de você! Acompanhe sempre nossas dicas sobre marketing digital e planejamento aqui no Digaí. Um grande abraço.