WordCamps são eventos sem fins lucrativos e independentes, organizados por comunidades locais e que tem como objetivo juntar as pessoas para falarem sobre tudo relacionado ao WordPress, o software livre e open-source que está por trás de mais de 75 milhões de sites na internet.
As “WordCamp” acontecem em vários lugares do mundo e não tem um formato padrão: são organizadas pela própria comunidade e, no geral, incluem apresentações que vão desde como utilizar o WordPress de forma mais eficiente, passando por apresentações para iniciantes de como utilizar alguns plugins, dicas de segurança, conteúdo e muito mais.
Com um conteúdo tão amplo, o público não poderia ser diferente: vai de blogueiros a desenvolvedores profissionais e freelancers, designers, marketing, entre outros.
Um pouquinho da história da WordCamp
A primeira WordCamp foi organizada em São Francisco, por Matt Mullenweg, em 2006. Desde então, muitas outras comunidades passaram a se organizar em centenas de outros lugares ao redor do mundo. Vê só:
Até hoje, já aconteceram 510 WordCamps, em 207 cidades, de 48 países de 6 continentes do mundo! Muito legal, né?
No Brasil, as WordCamps começaram em 2012, em São Paulo. Com o passar dos anos, já foram organizadas em várias outras cidades também, vê só:
- em São Paulo, elas tem acontecido desde 2012 e a desse ano aconteceu no sábado, dia 28/11.
- em Salvador, em 2014
- no Rio de Janeiro, em 2014 e 2015
- em Porto Alegre, em 2013 e 2015
- em Belo Horizonte, em 2014 e 2015
Um fato muito interessante sobre as WordCamps é que:
“it’s not about the money”
É isso mesmo: elas não tem fins lucrativos! A maioria dos eventos usam o dinheiro arrecadado dos ingressos e patrocínios no próprio evento e, caso sobre algo, esse dinheiro é revertido para a própria comunidade em outros eventos.
Sendo assim, já deu pra perceber que não são eventos caros: são encontros discretos e acessíveis para permitir que qualquer pessoa possa conhecer, participar, aprender e compartilhar informações. Todos são sempre bem vindos nas WordCamps, independente da sua experiência: muita informação e conteúdo de valor é compartilhado com a comunidade nesses dias.
Participar de uma WordCamp é uma das maneiras mais fáceis e agradáveis de entregar algo bom de volta para a comunidade. Todas as WordCamps são organizadas por voluntários que planejam, trabalham no dia do evento na organização e palestram sobre os mais variados temas que envolvem WordPress.
E uma das coisas mais legais é que: WordCamps são sempre divertidas. Você vai conhecer muita gente como você, inteligentes, dedicadas, inspiradas e que amam o que fazem.
Depois de saber de tudo isso, não dá vontade de ver logo quando vai ter a mais próxima de você? Rsrsrsrs. A de São Paulo foi no dia 28/11.
A WordCamp São Paulo 2015
No dia 28 de novembro, rolou a WordCamp São Paulo 2015, e ela poderia ser explicada em apenas uma palavra: incrível!
Imagine um lugar cheio dos mais diversos profissionais, apaixonados pelo que fazem. Junte a isso, palestrantes voluntários super dispostos a compartilhar seus conhecimentos com a comunidade. Adicione agora, uma super organização, com temas incríveis e que agradaram a todos. Tinha como não ser legal?
Ah! E tem mais um “detalhe”: a WordCamp São Paulo estimulou muito uma maior participação feminina neste ano. Super incrível, né?
Ao todo, o evento contou com 18 palestas de 45 minutos, 8 Lightning Talks de 15 minutos e mais 2 workshops de 90 minutos. Do total de 28 apresentações, 11 foram feitas por mulheres.
Sobre o evento
De SEO a Design, de tradução a e-commerce, assuntos dos mais variados foram discutidos na WordCamp São Paulo. Dá uma olhada nos temas das palestras:
- SEO Estratégico com foco em negócios
- Dominando o Customizer
- Woocommerce: do desenvolvimento à conversão
- Trabalhe em time e não mate ninguém
- Segurança de wordpress para iniciantes
- Vamos criar redes fora das redes sociais?
- Vamos falar de tradução?
- Protegendo seu server com OSSEC
- Como contribuir com o desenvolvimento do Core do WordPress
- Testes A/B
- Como usei o wordpress para economizar mais de 20 mil reais em desenvolvimento e criar uma plataforma de educação para mulheres
- WordPress Real Time
- Planejamento de conteúdo para blogs
- Design para quem não é designer
- Construindo um site com wordpress: tema, plugins e como as coisas se encaixam
- WP-CLI para iniciantes
- Ambiente de desenvolvimento para aplicações wordpress com vagrant, git e composer
- Workflow da criação de conteúdo: do planejamento ao post
- Melhorando o desenvolvimento do seu wordpress
- Estratégias de SEO para o seu projeto em wordpress
- O caminho para ValHalla através do Odin framework
- Personal Branding através dos blogs
- Iniciando com a rest API: uma introdução ao futuro do wordpress
- O elo perdido entre design e programação
- 5 ideias testadas para você desenvolver um bom conteúdo no seu blog
- [Workshop] Aprenda a criar lojas virtuais com o woocommerce
- [Workshop] Nas nuvens like a boss
Um outro ponto muito legal é que muitos dos palestrantes disponibilizaram os slides das palestras com links e dicas no SlideShare e GitHub.
Minha experiência
Foi a primeira vez que participei de uma WordCamp e, para mim, foi uma experiência muito legal. Os organizadores se mostraram muito engajados e esforçados, sempre dispostos a ajudar e trocar ideias sobre diversos assuntos.
O debate que rolou sobre “O elo perdido entre design e programação” foi algo muito surpreendente também: daquelas coisas que tem que ser faladas e que foi discutida com muita elegância e respeito.
E o que falar dos palestrantes? Todas as palestras que assisti agregaram muita coisa legal e sempre com uma visão diferente, bem humorada e com muito embasamento.
Algo que me surpreendeu bastante também foi a divisão das palestras: eles conseguiram mostrar que o WordPress não é só para desenvolvedores, que ele envolve muito mais coisas, mais profissionais e que isso é incrível também.
Ah! Isso tudo sem contar o kit super bonitinho que ganhamos, vê só:
Para resumir, só posso te falar: a próxima que rolar mais perto de você, não deixe de participar! Com certeza será uma experiência muito legal e de muito aprendizado!
E você, já participou de alguma na sua cidade? Compartilha sua experiência com a gente!
Um beijo e até a próxima!