Você trabalha com mídia digital e quer usar o Twitter para divulgar sua empresa? Antes de definir se sua empresa vai se dar bem nesta rede, é legal conhecer um pouco mais sobre as pessoas que estão por lá. Por isso, é uma boa ideia você conferir o infográfico liberado pelo Twitter sobre o perfil do usuário brasileiro.
Há alguns dias, o Twitter Brasil divulgou o infográfico abaixo com vários dados importantes sobre o mercado do país na rede social. E são dados super relevantes para qualquer marketeiro de plantão.
De acordo com o Adnews (o estudo é importante para marcas e agências que pretendem impactar os usuários nesta ferramenta. Olha só que legal:
Mas o que estes dados dizem?
Vamos analisar juntos cada segmento desta pesquisa, e verificar como isso impacta suas ações de marketing no Twitter. Pode ser um bom incentivo para você que ainda não está utilizando esta rede como ferramenta de marketing.
1 – Perfil Demográfico
Você acha que são as mulheres que gostam de “xingar muito no twitter”? Pelo jeito são os homens que estão em maior número por lá. Assim como no geral de mídias sociais, o público jovem praticamente domina o Twitter. Casados e solteiros estão quase empatados nesta disputa. Com estes dados, você já consegue saber se o público alvo da sua empresa está no Twitter! Empresários que querem atingir o público jovem, masculino e solteiro… olha a oportunidade!
2 – Atitudes
Estes dados são valiosos! Hábitos de compra, consumo e informações psicográficas não são tão fáceis de conseguir para públicos grandes como o do Twitter.
85% das pessoas pesquisadas gostam de testar novos produtos, que tal dedicar uma boa parte dos seus esforços de marketing para lançamentos de produtos nesta ferramenta? 75% são leais a marcas que consomem: é ou não um ótimo lugar para marketing de relacionamento? 42% gostam de se manter na moda e 86% se preocupam com sua aparência e imagem: se você é do ramo, aproveita e anuncia no Twitter!
3 – Maiores Interesses
Que profissional de marketing não adora saber quais são os interesses dos usuários de cada mídia? Dados assim são totalmente relevantes para quem trabalha com mídias sociais. Filmes, viagens e alimentação são interesses que se destacam no Twitter, se você trabalha com empresas deste segmento, já sabe né? Foca no Twitter!
4 – Uso de Internet Móvel
Ok, 83% dos usuários usam smartphone para acessar a internet, e daí? Daí que se você trabalha com outras redes mobile, integrar o Twitter é uma ótima opção para quem quer atrair usuários e gerar engajamento. Sem falar na interatividade que os usuários podem ter com empresas que possuem aplicativo próprio.
5 – Televisão
Sim, o público da TV é engajado também com a televisão! Quem nunca viu uma #hashtag relacionada a algum programa ou novela de televisão nos Trending Topics do Twitter? A própria rede diz que os usuários buscam informações de produtos que viram em comerciais veiculados na programação da TV. Genial, não é?
6 – Usuários do Twitter frequentemente expressam opiniões
Filmes: se você trabalha na campanha de marketing de algum estúdio, filme ou documentário, por exemplo, é bom ficar de olho no que os usuários comentam no Twitter. Ultimamente é bem comum usuários postarem algo sobre o filme que assistiram logo ao sair do cinema.
Álcool e Comer/Restaurantes: os boêmios e degustadores de plantão adoram comentar suas experiências no Twitter. Empresários donos de restaurantes ou representantes de bebidas, acompanhem o que os usuários falam sobre você e aposte na divulgação para este público do Twitter.
Compras, Moda e Eletrônicos: os segmentos mais variados do varejo também precisam ficar de olho nas oportunidades do Twitter e no que os usuários precisam! Geralmente quem está precisando de alguma coisa, posta antes de comprar.
Música e Viagens: quem trabalha com música, sabe que o Twitter é um dos melhores lugares para divulgar, compartilhar e interagir com fãs e consumidores adeptos de uma boa música. Quer vender pacotes de viagem? Fique ligado, a galera da rede também comenta muito sobre isso!
Digaí, você já conhecia estes dados sobre o Twitter no Brasil? Compartilhe suas experiências com a plataforma e fique ligado nas novidades sobre mídias sociais aqui no Digaí. Um grande abraço!