E então, vamos passar 2015 a limpo?
Infoprodutos
- Reaprendizagem Criativa do Murilo Gun. Ele abriu a primeira turma em meados de Abril/Março e vai fechar o ano já com promessas para a quarta turma no começo de 2016;
- A Bel Pesce também lançou alguns cursos dela e da FazInova (escola que ela criou);
- “Aulão de Inbound” online com Saulo Medeiros, da 5Seleto.
Eventos
- Digitalks, Campus Party e Encontro Locaweb são eventos geralmente itinerantes (rodam o Brasil) carregados com bastante tendência e “insights” para o ano vigente ou conseguinte. Forte tendência de novos eventos presenciais para completar encontros e cursos online;
- RD Summit (Florianópolis) e Fire 2015 (em Belo Horizonte, com a ilustre presença internacional de Neil Patel que lançou a versão de seu blog em português).
Livros
- Títulos como “Abundância“, “O Poder do Hábito” e “Marketing e Comunicação na Era Pós-digital” tiveram seus ensinamentos amplamente divulgados e foram positivamente recomendados. Vale mencionar o trabalho colaborativo que resultou em “Negócios Digitais“, com a co-autoria de Felipe Pereira, do Digaí.
Destaques
- Economia do compartilhamento de arquivos em “nuvem”;
- Influência dos produtores de conteúdo em diversas plataformas, principalmente no YouTube – geração YouTuber;
- Apostas na experiência do usuário com apps como Waze, Uber e streamings de música;
- Anúncios no Instagram – Instagram Ads;
- Novas plataformas de publicação como o Medium, Ello e o Signal;
- Novas mudanças em algoritmos do Google: posicionamento de sites e blogs responsivos em função do aumento do número de usuários de plataformas mobile.
Flops
- Redes sociais – promessa não cumprida de 2015;
- Suspensão do WhatsApp;
- Tsu;
- Facegloria.
Treta do ano:
- Taxistas x UBER – a seguir cenas dos próximos capítulos em 2016!
Lembrou de mais algum fato que esquecemos de listar na retrospectiva do marketing digital 2015? Escreve aí nos comentários. Até o ano que vem – Se Deus (e o Digaí) quiser!!!
PS: Esse artigo contou com a preciosa colaboração de Stéll Albuquerque.