Nerds, preparem a toalha e escolham o seu lado da força. Saibam como é possível aprender marketing digital com a Comic Con Experience – e também se divertir muito.

 

Nos dias 03 a 06 de dezembro aconteceu o maior evento de cultura pop, nerd e geek da América Latina, a CCXP2015, e eu (Robson Netto), estive por lá. Como era de se esperar, o evento que está em seu segundo ano de vida, reuniu milhares de fãs de filmes, séries, livros e também de música em São Paulo. Quer saber mais sobre o que é uma Comic Con? Acesse o site da CCXP. 

 

 

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A imprensa destacou o evento nos meios de comunicação.

 

 

Não apenas nas mídias sociais, a repercussão na internet foi grande também na imprensa. Portais de notícias, blogs, canais no youtube e outros meios de comunicação entenderam a importância do evento. É claro que a maior estratégia de divulgação da CCXP foi através do marketing digital. Mas que tipo de estratégias o evento utilizou e o que ocorreu lá dentro de inspirador para quem trabalha na área?

 

 

Divulgação através do Marketing Digital

 

A organização deu uma excelente aula de como usar bem as mídias sociais para divulgar um evento. Além da presença digital bem definida, o evento trabalhou com Instagram, Twitter, Youtube e Facebook, o relacionamento com o público alvo foi adequado em linguagem, respeito e espontaneidade.

 

 

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Dá uma olhada nos posts do Facebook. Até ‘guia de sobrevivência’ o evento postou.

 

 

No Twitter, além de utilizar a linha editorial de conteúdo integrado com outras mídias, os organizadores também realizaram o serviço de SAC para nerds que tinham dúvidas referentes a ingressos, expositores, artistas convidados e outros assuntos de interesse.

 

 

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No Instagram também ocorria a publicação dos mesmos conteúdos de outras mídias, também focando muito na divulgação de patrocinadores, apoiadores e expositores do evento.

 

 

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A CCXP usou o Instagram. Como forma de divulgação de parceiros e patrocinadores. #WarnerNaCCXP

 

 

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Olha eu ali, aplaudindo de pé a Evangeline Lilly.

 

 

O Youtube é uma das mídias que foram menos exploradas pelo evento, porém, não deixava de ser atualizada! A CCXP trabalhou muito bem a questão do video marketing, também utilizando o Facebook e o Instagram.

 

 

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Até homenagens a dubladores! A CCXP deu um show em vídeo marketing.

 

 

A Força do Hashtag

 

A Comic Con Experience utilizou as hashtags #CCXP2015 e #VaiSerEpico como apoio na estratégia de relacionamento e conteúdo do evento. É só fazer uma pesquisa rápida no Iconosquare para verificar a enorme quantidade de posts publicados só no Instagram com as hashtags do evento. Foram mais de 46 mil menções apenas com a hashtag #CCXP2015. Incrível, não é?

 

Desde a preparação das bagagens, foto das credenciais, chegando no evento, stands de marcas famosas e até os brilhantes cosplays são conteúdos que usuários compartilhavam suas experiências. E quanto dinheiro o evento investiu nesta estratégia? Nada!

 

Outro assunto que deu o que falar na Comic Con deste ano foram os maravilhosos stands das marcas. A Netflix, por exemplo, atraia os passantes para interagir com as divertidas ações envolvendo o conteúdo de suas séries originais.

 

Houve quem cantou o tema de Sense8, What’s Up, com muita emoção no karaokê, fãs de Jessica Jones que tentavam fugir do controle de Killgrave, vilão da série, através de uma máquina que captava ondas do pensamento e até mesmo quem pôde praticar tiro ao alvo para entrar no clima da nova série, The Ridiculous 6. Em troca, todos ganhavam posteres, adesivos, camisetas e outros brindes da Netflix (todos sinalizados com alguma hashtag que incentivava o compartilhamento nas redes).

 

 

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O stand da Netflix era só amor! #NetflixCCXP

 

 

Ahhh, a Netflix também divulgou nas mídias sociais sobre a distribuição de senhas para autógrafos com o elenco de Jessica Jones e Sense8! E sim, eu consegui meus autógrafos, só precisei esperar 3h na fila (risos)

 

 

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Para ganhar uma pipoca com a embalagem personalizada, você só precisava fazer check-in em Zootopia! Genial.

 

 

Aplicativos Oficial da CCXP

 

A programação estava inteiramente disponível no aplicativo oficial da Comic Con Experience. No aplicativo era possível conferir os convidados e os horários dos quatro dias da convenção, além de marcar como favorito alguma ação especial e até mesmo agendar notificações. Perfeito para quem não queria perder nada. Eu baixei o aplicativo e utilizei o tempo todo, foi uma mão na roda. E, é claro, o aplicativo estava totalmente integrado com as mídias sociais.

 

 

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Os usuários podiam conferir a programação do evento através do aplicativo.

 

 

Em resumo, se você quer divulgar o seu evento, empresa ou marca pessoal na Internet, se espelhe nestas incríveis ações e dicas que ocorreram lá na CCXP! Lembre-se do alcance e das interações das mídias sociais, o poder das hashtags e aplicativos que auxiliem e otimizem as experiências dos seus usuários e clientes.

 

Digaí, você foi na CCXP este ano ou em 2015? Compartilhe suas experiências com a gente e fique ligado nas novidades sobre marketing digital e eventos aqui no Digaí. Um grande abraço!

 

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