Eu, Robson Netto, estive presente no Fórum de Marketing Digital em Curitiba no dia 27 de Outubro. O evento reuniu vários profissionais do mercado aqui da região e promoveu palestras e debates sobre temas da área de marketing digital. O Digaí é um dos parceiros do Digitalks.

 

O Fórum de Marketing Digital é um evento itinerante (acontece em várias localidades) do setor na América Latina e já passou por várias capitais do Brasil em 2015, a fim de reunir profissionais e promover debates sobre o tema.

 

Como qualquer evento de marketing digital, sempre anoto os principais itens que se destacam nos painéis e palestras, e a maioria deles são as falas dos participantes que sempre trazem muito conteúdo relevante. Por isso, decidi compartilhar com vocês algumas coisas que aprendi com o Digitalks.

 

 

1 – A crise gera oportunidades

 

O digital trouxe uma mudança muito grande, principalmente para os pequenos e médios empresários, na busca de resultados de marketing. Com diversas ferramentas, plataformas, canais e maneiras de se divulgar uma marca atualmente, aliado com a possibilidade de investir o quanto quiser (e puder), vemos muitos negócios nascendo de pessoas que, de certo modo, sofreram com a crise.

 

 

2 – Decida qual será o seu foco

 

Quem trabalha com marketing digital está acostumado a estudar constantemente tudo o que envolve web e publicidade. É muito comum vermos profissionais que trabalham com Google Adwords, Facebook Ads, Social Media Marketing e um pouco de Copywriting. E isso não é um problema. Mas na hora de oferecer um serviço para o cliente final, geralmente quem focou em alguma especialização específica acaba gerando melhores resultados, conhece melhor as ferramentas e se dá bem no mercado.

 

 

Keynote do Twitter: The Power of Now - Digitalks Curitiba
Keynote do Twitter: The Power of Now – Digitalks Curitiba

 

 

3 – Invista no Branded Content

 

É essencial que o profissional de marketing digital, principalmente o social media, veja de forma mais ampla a marca do cliente que ele está trabalhando e crie conteúdo relevante de acordo com os atributos desta marca.

 

Criar blog para clientes, com linhas editoriais diferentes e com conteúdo que envolva e ative a marca da empresa, é uma das melhores maneiras de se fazer branded content. Mas não esqueça de se perguntar no final: Nosso conteúdo é legal (para o público da marca principalmente)?

 

 

4 – O modelo atual de agências está mudando

 

Se você trabalha, ou já trabalhou, em alguma agência de publicidade, já sabe que o principal meio de remuneração de agência é a bonificação por volume (B.V) de mídia em um veículo de comunicação. Para entender melhor, a agência ganha comissão da televisão quando o cliente veicula seus comerciais no intervalo de alguma novela, por exemplo.

 

A grande questão debatida pelos profissionais no Digitalks foi a de que o Facebook, Twitter, Google e alguns outras mídias digitais não fazem o pagamento desta comissão. Deste modo, as agências precisam encontrar outras maneiras de serem pagas pelo trabalho de planejamento, veiculação, assessoria de comunicação etc. A partir disto, surge a necessidade das agências se reinventarem, não apenas na maneira de serem remuneradas, mas como elas estão trabalhando com as plataformas digitais.

 

Se você tem interesse de participar de algum fórum realizado pelo Digitalks, confira no site a programação dos próximos eventos e acompanhe aqui no Digaí as novidades dos eventos que participamos!

 

Digaí, você já foi em algum evento do Digitalks? Compartilhe com a gente sua experiência neste evento que traz muito conteúdo para profissionais da área. Um grande abraço!

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