Saudações a você que mais uma vez está aqui no Digaí e vai, nos próximos, minutos ler este artigo. Inclusive espero que ele seja de grande utilidade para você. Certo? Ok! Vamos dar continuidade à série sobre Como Montar o Teu Negócio Online.
O mercado do internet marketing no Brasil está em franco crescimento, apesar de estar apenas no começo em relação aos países mais desenvolvidos economicamente e tecnologicamente como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, França e outros países considerados desenvolvidos. A situação do mercado brasileiro é de um pleno otimismo dado as vantagens de aplicar as estratégias de marketing Digital e tamanho e diversidade de mercados que temos aqui.
E por falar em crise econômica. Ela não está encontrando meios para paralisar o mercado de internet marketing. Mas por quê? Um dos motivos é o de o marketing digital proporcionar um R.O.I (Return Over Investiment – Retorno Sobre Investimento) muito considerável se a estratégias forem bem traçadas e aplicadas com afinco. Prometo a você que qualquer dia desses eu te conto o porquê o marketing digital é perfeito para os tempos de crise.
Mercado aquecido mesmo com a crise, você vendo várias pessoas tendo sucesso o marketing digital, aumento da qualidade de vida, mais dinheiro e mais tempo (contrariando a máxima: “tempo é dinheiro” – ou seja, perder tempo é perder dinheiro), mais liberdade e outras vantagens pessoais que o negócio online traz para qualquer pessoa. E você fica como? Claro que fica eufórico, querendo muito ter o teu negócio online. Nessa hora você respira fundo, enche o peito de entusiasmo de se diz em frente ao espelho: Agora é a minha hora, a minha vez.
Que ótimo que você se propôs a entrar de cabeça e ter o teu próprio negócio online. Aí, quando a euforia diminui um pouco, vem à tona a seguinte pergunta na tua mente: Por onde eu começo? Essa dúvida é absolutamente normal, dado tsunami de informações que se tem na internet hoje em dia. Minha pretensão é apenas te ajudar, da melhor forma possível, a sanar essa dúvida. Então vamos lá…
POR ONDE COMEÇAR?
O começo de qualquer negócio é sempre difícil. No mundo digital não é diferente. Assim como no “mundo off-line”, no “mundo online” você deve escolher o mercado em que você deseja atuar. Por exemplo: Saúde. Só que saúde é um mercado muito amplo. E você precisa ser bem específico na escolha. Qual é a amplitude do mercado de saúde?
Lembre quantas especialidades médicas existem hoje em dia. Viu como é amplo. Sempre que você lembrar de algum profissional que cuide de alguma coisa ligada ao teu corpo ou a tua mente, trata-se de saúde. Ok, você escolheu saúde, mas como precisa ser algo específico, existem várias opções dentro desse mercado. Essas várias opções são pedaços, fragmentos do mercado saúde. Por exemplo: emagrecimento, alimentação saudável, exercício físico, terapias mentais, doenças do coração, etc, etc.
SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
A cada um desses pedaços de mercado, damos o nome de Segmento de Mercado. O segmento é a área do mercado que você deseja atuar. Se escolheu o mercado da saúde, os segmentos desse mercado podem ser: emagrecimento, estética, cardiologia, neurologia, etc. Mesmo depois de escolher o segmento ainda cabe uma fragmentação aqui. A segmentação é composta por divisões. Cada divisão da fragmentação é chamada de NICHO. É justamente aqui que você vai atuar, vai montar o teu negócio. Ainda existem pedaços de nicho, mas no nicho já é possível montar um negócio online.
NICHO
Ótimo, feito isso você deu um passo importante rumo à conquista do teu negócio online. Mas, se por um acaso você não sabe qual mercado e/ou qual nicho de mercado você escolhe, existe alguns macetes que poderão ser bem úteis a você. A ordem é: Mercado -> Segmento -> Nicho
Então Fica assim: Saúde (mercado) -> Emagrecimento (segmento) -> Fitness (nicho).
Como Escolher Um Nicho?
Como eu disse, existem alguns truques para ajudar você a escolher um nicho. Antes de ir ao Google e desesperadamente digitar qualquer coisa em busca de um nicho, faça o seguinte: Olhe para dentro de si. Não quero conduzir você por uma sessão de terapia de autoconhecimento. Mas veja se você tem experiência em alguma coisa que pode se tornar um negócio que ajude outras pessoas a solucionarem algum problema. Você passou anos em uma faculdade ou curso técnico e esse conhecimento adquirido ao longo de anos pode ser as portas para um negócio online lucrativo. Seja qual for o nicho escolhido, sempre haverá pessoas que terão algum problema que o teu conhecimento pode resolver.
No próximo post sobre essa série como começar o teu negócio online, vamos conversar sobre micro nicho e nichos lucrativos. Vou encerrar por aqui para a tua leitura não ficar cansativa.
Compartilhe esse post com teus amigos que também têm o interesse em montar um negócio online.
Até a próxima.
Um grande Abraço!