Uma mensagem precisa de meios para atingir um leitor. Quem trabalha com comunicação já conhece o caminho pelo qual percorre uma mensagem através dos seus elementos: emissor, receptor, mensagem, código, contexto…
O canal de comunicação utilizado para transmitir alguma mensagem publicitária são os famosos meios de comunicação. Quem não conhece o rádio, a televisão, os jornais e a pequena rede mundial de tecnologia chamada internet?
O papel do profissional de publicidade, mídia ou comunicação no ambiente de marketing digital é saber como transmitir a mensagem certa para o público certo utilizando as mídias digitais. Mas como eu planejo este processo para que tudo ocorra da maneira certa?
O que é objetivo de mídia?
Entendemos que mídia é a atividade de negociar, planejar e executar a veiculação de uma mensagem publicitária nos meios de comunicação, ou seja, propor caminhos para que a mensagem chegue ao público-alvo. Para isso é necessário um planejamento.
Quando você quer divulgar o seu infoproduto, ebooks, cursos ou quer divulgar a sua empresa na internet, e vai investir em links patrocinados, postagens impulsionadas ou banners em sites ou portais, você estará fazendo mídia!
Lembre-se que o planejamento de mídia envolve os canais e formatos onde você investirá para veicular alguma mensagem. Não considere o dinheiro que você usa para criar o seu site, o salário do seu analista de mídias sociais ou outros gastos com produção como mídia.
Para o melhor planejamento da veiculação de uma mensagem publicitária é necessário a elaboração de um plano de mídia: um documento onde você deve informar quais são os seus objetivos de marketing (resultados em venda, cliques, downloads, assinaturas em newsletters) e de comunicação (branding, imagem desejada, posicionamento etc.) e a maneira que você vai levar a mensagem ao seu público-alvo.
Um objetivo de mídia é esta maneira pela qual a sua mensagem vai chegar ao target. Aplicando ao marketing digital: quais serão as plataformas, canais e formatos de anúncio de mídia digital que você irá veicular a mensagem.
O que deve estar claro na elaboração de um plano de mídia?
Tenha sempre em primeiro plano a definição clara dos seus objetivos e das estratégias de comunicação. Desta maneira você sabe direcionar bem quais serão os canais de veiculação. Por exemplo: se o seu objetivo é que seus clientes comprem o seu ebook – selecione canais onde você possa veicular banners, anúncios com a capa do ebook, links para baixar capítulos gratuitos etc.
Depois de definir seus objetivos, é necessário definir o seu público! Conhecer os seus futuros clientes e pessoas que precisam do seu produto é uma das melhores maneiras de decidir quais mídias digitais você irá utilizar. Afinal, do que adianta veicular banners em sites automotivos para atingir pessoas que gostam de flores ou perfumaria?
Dica final: o valor de um plano de mídia está relacionado com o quão bem ele cumpre as metas de marketing, ao menor custo, com pouco desperdício. Por isso, saiba quais são os objetivos da sua campanha de marketing digital, planeje corretamente a verba destinada para cada plataforma de mídia da internet (Facebook, Links Patrocinados, Banners) para atingir o público certo!
Digaí, você já sabia da importância de um objetivo de mídia? Deixe seu comentário no post e acompanhe as minhas dicas sobre planejamento digital aqui no site. Um grande abraço!