Campanhas, anúncios, estratégias e ações de marketing digital não são criadas sem um objetivo de comunicação. Toda mensagem carrega consigo uma mala cheia de informações que foram definidas anteriormente. A menos que você esteja na internet apenas por estar. Nesse caso é melhor você aprender como se determina um objetivo de comunicação.
A definição dos objetivos de comunicação é de responsabilidade do planejamento. Quem trabalha com publicidade conhece bem esta área, que é responsável por traçar estratégias de campanhas. Também sabe que é um trabalho realizado em conjunto entre agência (ou empreendedor) e cliente.
O planejamento é fundamental para qualquer campanha de marketing digital.
O que é objetivo de comunicação?
Vamos estudar este exemplo de empreendedorismo digital: Você é o criador de um infoproduto, um e-book que ensina a melhor maneira de criar um website para o seu negócio.
O seu principal objetivo como empresa é vender este produto para o seu público-alvo. Vendas, leads, downloads, inscrições na newsletter… e outros resultados de campanhas são objetivos de marketing. Mas onde entra a comunicação?
A maneira que você vai divulgar, promover ou contar para o seu público-alvo que você tem este produto que atende às necessidades deles é o seu objetivo de comunicação. É aí que entra o papel das campanhas de marketing digital, como você vai comunicar a sua mensagem.
Como eu defino como quero comunicar minha mensagem?
Você conhece o seu produto melhor do que qualquer pessoa. O início do processo depende de todo o conhecimento de todos os profissionais envolvidos com seu produto, mercado e o público-alvo.
Mas como colocar tudo isso no papel? Com o Briefing de Criação.
Para transmitir sua mensagem da melhor maneira, primeiro levantamos todas as informações para o briefing, analisamos todos os tópicos transformando-os em um diagnóstico, para então criar o planejamento das ações de marketing digital.
É no briefing que está especificado o que deve ser dito. É um documento que distribue todas as informações mais pontuais do planejamento que resumem o objetivo. É, basicamente, a melhor maneira de definir como a mensagem deve ser dita, de maneira inovadora, criativa e impactante.
Quais são as etapas do briefing de criação?
Começamos definindo qual é a Promessa Básica da mensagem. O que seu infoproduto tem de diferente e o que ele oferece ao consumidor? Lembre-se de definir o que você quer que o consumidor pense a respeito do seu produto, prometendo sempre algo forte, consistente e justificável. A Justificativa é a razão da promessa, nesta área você vai definir a importância de comunicar o seu produto e quais informações são relevantes para o consumidor.
A Promessa Secundária é a melhor maneira de hierarquizar as informações mais importantes do seu produto, isso ajuda a organizá-las na peça por onde de importância. Algumas mídias permitem a veiculação de muitas informações, outras são mais limitadas. Ter o que é mais importante definido ajuda a transmitir a mensagem ideal.
Existem informações que são muito importantes e não podem deixar de serem ditas e há outras que não podem ser comunicadas de jeito nenhum. Esta é uma Orientação para Criação. Para entender melhor, pense no seu negócio digital: é mais importante divulgar preços ou os benefícios que seu produto traz para o consumidor? Qual informação não pode ser esquecida? Garantia garantida, suporte técnico 24h por dia, downloads ilimitados? É você que decide.
Lembre-se do seu posicionamento. Já falei sobre ele em um post aqui no Digaí. Posicionar sua imagem desejada nas campanhas de marketing digital nada mais é que definir como você quer ser visto.
Dica importante para elaboração da sua campanha: tenha sempre muita originalidade, ousadia e impacte o consumidor. Faça-o pensar na importância do seu produto para a vida dele e aprenda a melhor maneira de persuadi-lo a comprar de você.
Agora que você já sabe o que é objetivo de comunicação, saiba que a sua mensagem precisa estar adequada ao seu público-alvo, levando em conta este objetivo de comunicação a fim de transmitir todas as informações relevantes do produto para o consumidor.
Digaí, você já conhecia o conceito de objetivo de comunicação? Parecia muito simples, não é mesmo? Deixe seu comentário no post e acompanhe minhas dicas sobre planejamento digital aqui no site. Um grande abraço!