Campanhas de marketing digital, principalmente quando se tratam de infoprodutos ou comércio eletrônico, precisam ter um tema que chame a atenção, envolva o consumidor e que cumpra os objetivos de marketing da empresa.
O tema de uma campanha é a forma de abordar um valor ou uma qualidade que se nota, mais conhecido como promessa básica ou diferencial do produto anunciado. Definir um tema para sua campanha digital envolve a escolha da sua linha criativa e do principal apelo.
Para que eu preciso definir um tema para minha campanha?
Você como profissional de marketing, já sabe a importância do seu produto para o consumidor, ou seja, sabe quais as necessidades ou desejos ele satisfaz quando usa o seu produto ou serviço. O tema ajuda a construir a unidade da sua campanha, é o que conecta todas as suas peças, anúncios ou links patrocinados, por exemplo.
O tema é o que está presente em todas as suas peças. Ele será o fator responsável que fará com que o consumidor lembre da sua marca ou produto anunciado quando ver mais de um anúncio de sua campanha. O público-alvo precisa entender a mensagem a partir de um único veículo, mesmo que a ideia seja ampliada ou reduzida nos meios de comunicação.
Uma campanha é o conjunto de peças, anúncios, links, vídeos patrocinados ou qualquer outra arte que você veicula nos meios de comunicação com a mensagem publicitária. É preciso que haja esta unidade entre elas, pode ser a mesma ideia, slogan, padrão de cores, estilo, fontes. Isso não significa que todas as suas peças precisam ser iguais, ok?
O tema de uma campanha auxilia no processo de persuasão. Tem motivo melhor para definir um para a sua? Se souber, deixe nos comentários. O tema precisa provocar este impacto, estabelecer uma empatia entre seu target e o produto, através destes símbolos e estilo de comunicação que você escolheu para sua campanha.
O que é mais importante na hora de definir o meu tema?
É preciso levar em consideração duas questões, a linha criativa e o apelo básico. As linhas criativas são ferramentas para iniciar o processo criativo, o fator determinante de escolha é a análise do comportamento do público-alvo. Defina se sua linha será humorística, erótica, narrativa, intertextual, testemunhal, irônica… a partir disto, sua campanha já tem um caminho a seguir.
O apelo básico é simplesmente a resposta do seu produto para a necessidade do consumidor, é onde vai entrar a persuasão. As pessoas respondem a vários apelos de acordo com seus valores, e é essa a importância de conhecer bem o seu público-alvo. Marchiori divide alguns apelos com base no que as pessoas desejam, querem ter, querem evitar, querem ser, querem estar etc.
Lembre-se que a publicidade é uma comunicação direta com seu consumidor. Por isso, utilize toda a sua criatividade e conhecimento na busca de ideias para tornar suas campanhas atrativas, persuasivas e principalmente que gerem resultados.
Digaí, qual é o tema que você sempre utiliza nas suas campanhas de marketing digital? Deixe seu comentário no post e acompanhe as minhas dicas sobre planejamento.
Um grande abraço!