Transformar visitantes em inscritos, leitores e até mesmo em clientes é de extrema importância para nós, empreendedores digitais. E, para que isso possa ser feito, devemos atrair a atenção deles de alguma forma, não é mesmo?
Sendo assim, vamos conversar um pouquinho sobre alguns “lugares estratégicos” e também “formas” para você capturar emails em seu site.
Capturar e-mails na lateral do site (SideBar)
Grande parte dos sites tem uma barra lateral já na página inicial e, quando não, essa barra fica localizada nas páginas internas ou no blog/posts. Por ela estar sempre visível e já ser grande “conhecida” dos usuários, é um excelente lugar para você colocar um formulário de captura! Coloque-o em destaque, se possível na primeira posição da sua barra.
Alguns plugins que te permitem fazer isso: MailMunch, MailChimp for WordPress.
Capture também no topo do site
Alguns plugin que permitem colocar essa barra: Sumome (SmartBar), MailMunch (TopBar), HelloBar.
E não esqueça dos Popups
PopUp nada mais é que uma “caixinha” que é aberta automaticamente quando o visitante acessa a página inicial (ou qualquer outra página) do seu site. Essa “caixinha” vai convidá-lo a se cadastrar.
Embora sejam polêmicos, os popups são responsáveis por muitos cadastros em um site.
Atualmente, existem plugins que permitem que você “programe” em quanto tempo esse popup deve aparecer após o acesso à página e, depois que apareceu uma vez para aquele visitante, em quanto tempo depois (dias) deverá aparecer novamente.
Isso ajuda muito a deixá-lo menos “invasivo” e “chato” para visitantes regulares do seu site.
Há também alguns plugins que permitem que você “segmente” a exibição do popup, por exemplo: exibir só para visitantes que já acessaram determinada página e coisas do tipo.
Alguns plugins que permitem colocar popup no site: MailMunch, Simple Popup Manager, Sumome
Para terminar…
Muitas são as formas de se capturar emails em um site. De ScrollBox a FeatureBox. Adicionando no final dos posts chamadas para ação até em links no menu. Como tudo, vai depender do equilíbrio na utilização e da análise do seu negócio. Implementar algumas opções e fazer testes para ver quais são mais efetivas no seu caso, é sempre uma excelente ideia!
Independente de qual opção escolhermos, nunca podemos nos esquecer dos seguintes pontos:
- Deve estar de acordo com a sua proposta do site e seu nicho
- Deve estar funcionando (nunca, jamais, nunquinha mesmo, esqueça de fazer os testes!)
- Deve ser responsiva (nada mais chato que acessar um site pelo celular, por exemplo, e aparecer um popup que não é responsivo e impede que você visualize a página!
E você, como captura e-mails no seu site? Quais plugins utiliza?
Compartilha com a gente 🙂
Um grande beijo!