O jornalismo multiplataforma cresce cada vez mais, assim como suas vertentes de atuação. E mais uma vez, a classe ganha uma ferramenta que pode auxiliar na cobertura e divulgação de fatos ou pessoas. Trata-se do Signal, que permite acompanhar os assuntos mais comentados na mídia social, divididos em segmentos, assim como fotos, vídeos e posts. A ideia é reunir esses dados e criar pautas e matérias usando esses recursos. Funciona como o Trendic Topics do Twitter, porém, mais direcionado ao ramo jornalístico.
Jornalismo em alta
Produtores de conteúdo podem encontrar o que procuram com a ajuda do Signal, através de hashtags, keywords, localização ou qualquer tipo de postagem, de acordo com a pesquisa ou pauta produzida. É necessário preencher um formulário para ter acesso à plataforma, que ainda está disponível apenas nos Estados Unidos. “Nós esperamos expandir em breve, mas estamos dando prioridade ao acesso para as redações dos Estados Unidos neste prazo”, afirma o Facebook.
O Signal também poderá ser aplicado no Instagram e todo conteúdo relevante para redações e agências podem ser salvos posteriormente. Segundo a revista Wired, a decisão de criar a plataforma partiu de uma pesquisa e feedback feito pelo próprio Facebook. “Dada a escala do Facebook, há claramente uma riqueza de conteúdo disponível, por isso, queria construir uma ferramenta para tornar mais fácil para os jornalistas para descobrir novo conteúdo que é compartilhado”, explica Andy Mitchell, diretor de notícias e mídia mundial da empresa. Atualmente, temos 1,5 bilhão de usuários.
Aplicação
Redações do mundo inteiro podem usar a ferramenta para se atualizarem frente à quantidade de dados postados. Jornais impressos podem ter como fonte complementar às postagens sobre atos violentos, política, cultura e pautas que talvez nunca poderiam produzir, como ações de grupos menores e ações sociais. Revistas podem repercutir temas em voga na página e usar material para aumentar suas reportagens e conteúdos multimídias. Estações de rádios podem usar sua pesquisa para dar notícias de última hora e inserir quadros novos. Os telejornais são os mais beneficiados. Dependendo da linha editorial, podem utilizar vídeos, fotos e prints de postagem e aumentar sua audiência.
Já quem trabalha com marketing de conteúdo a boa notícia é a conversão desses dados em fontes para matérias mais humanizadas em blog e guest posts,para converter os usuários em leads. Os dados podem ser atrativas landing pages, fazendo relação do seu conteúdo com o fato exposto na plataforma. Também podem acompanhar tendências e trabalhar relacionado a elas.
Por enquanto a plataforma do Signal é convertida para a página Facebook Media, onde é ensinado a fazer boas fan pages, métricas, conteúdo, artigos e Face to Face para sua audiência. Pode ser um treinamento para quem ainda não se familiarizou totalmente e quer conseguir usar 100% a ferramenta quando ela for difundida. Cruzando os dedos para ela vir o mais rápido possível.