Recentemente estive em um workshop sobre Proposta de Valor (Value Proposition Design) ministrado pelo SEBRAE, no programa Rota das Startups Ponta Grossa. O foco era aprender a observar as necessidades do seu usuário/cliente para alinhar com o melhor da sua ideia.
Quando você está montando um negócio, o ideal é que você tenha uma proposta de valor para entregar ao mercado. É o que você oferece e porque o seu negócio é diferente do que já existe no mercado.
Para botar no papel a sua ideia de negócio, a ferramenta mais utilizada pelos empreendedores modernos é o Canvas de Modelo de Negócios.
A FazInova, escola de empreendedorismo da Bel Pesce, criou um curso online e gratuito sobre o Canvas. Você pode acessá-lo aqui e assistir a hora que quiser.
O Canvas de Proposta de Valor foi criado pelo mesmo autor da metodologia Canvas, e ajuda o empreendedor a compreender profundamente o cliente antes de criar produtos ou serviços. Funciona como uma análise separada dos blocos Segmentos de Clientes e Proposta de Valor. Para entender melhor: o que a empresa faz e para quem.
Como utilizar a Proposta de Valor em um negócio digital?
Empreendedores digitais devem responder algumas questões antes de iniciar o seu negócio digital, e isso é muito comum no mundo dos negócios. As principais delas são bem simples de responder:
1 – Quem é seu público-alvo?
2 – Que problemas seu negócio resolve?
3 – Por que é importante resolver o problema?
4 – Como provar os resultados?
5 – Por que o seu negócio é o mais indicado?
Baixe aqui o modelo de Proposta de Valor para você preencher com post-its durante o planejamento do seu negócio. Vamos começar pela área da direita, a área do Segmento de Clientes.
Para melhor preencher esta área, e conhecer melhor seus clientes e públicos, sugiro que você acesse o post Como criar sua persona utilizando o mapa de empatia. Com este mapa é possível conhecer o seu principal cliente e os seus ‘sentidos’ relacionados ao seu negócio.
Voltando a Proposta de Valor, vamos utilizar a persona criada para o seu negócio e imaginá-la como um possível cliente ou usuário do seu produto/serviço.
Tarefas do Cliente
Descreva o que o seu cliente está tentando realizar e os problemas ou necessidades que o seu negócio precisa satisfazer. Quais tarefas sociais (poder, status) e emocionais (estética, bem-estar, qualidade de vida) você está ajudando seu cliente realizar?
Ganhos
Descreva os benefícios que seu cliente espera, deseja ou seria surpreendido com o uso do seu produto. Seu negócio visa economizar tempo ou dinheiro do seu cliente? Quais resultados o seu cliente espera ou o que ele sonha? Os negócios digitais precisam valorizar o cliente na hora de dar benefícios e resultados no planejamento do negócio.
Dores
Descreva emoções negativas, custos não desejados e situações e riscos que seu cliente vivencia antes, durante ou depois do uso de seu produto. Para um negócio digital, é aqui que você identifica quais são as dores do seu cliente e nos principais motivos pelos quais seu cliente usaria seu produto. Por exemplo: custos, aborrecimentos, falta de recursos ou habilidades etc.
Depois de finalizada a área do Segmento de Clientes, chegou a hora de criar a sua Proposta de Valor. Vamos utilizar tudo o que foi criado na área de clientes e pensar em soluções práticas para cada dor, ganhos ou tarefas. Para seu negócio digital ser bem estruturado, pense nas funcionalidades e características que você já definiu e apenas adapte de acordo com seu público.
Aliviam as dores
Quais são as funcionalidades do seu produto ou serviço que aliviam as dores dos seus clientes? Eles eliminam os custos do seu cliente? Ajudam ele a dormir melhor a noite? Ensinam habilidades que eles precisam aprender?
Criadores de ganho
O seu negócio digital deixa a vida do seu cliente mais feliz? Produz resultados positivos, satisfaz as necessidades e vai além das expectativas? Lembre-se que seu produto ou serviço não serve apenas para aliviar as dores!
Produtos e Serviços
É apenas aqui onde você vai falar efetivamente sobre o seu produto, serviço ou de todo o negócio que foi construído pela proposta de valor. Classifique-os de acordo com sua importância para o cliente.
Use todos as informações e dados que você coletou durante todo o processo para melhorar o seu produto ou serviço antes de lançá-lo no mercado. Se o seu negócio digital já existe, o Canvas da Proposta de Valor com toda certeza vai te ajudar a conseguir melhores resultados para os clientes certos.
Não se esqueça do principal: foque, nas soluções que o seu negócio entrega para seu cliente, nos seus problemas, desejos e necessidades, e não apenas nas características do seu negócio.
Aproveite este artigo e as minhas dicas para aprender a identificar a proposta de valor do seu modelo de negócios e deixe seus comentários! Você já conhecia este modelo? Digaí se você gostou do artigo e como você pensa na proposta de valor do seu negócio.