Quem trabalha no “mundo digital”, especialmente com marketing digital, já deve ter passado por uma fase de “crise existencial”. Eu me explico: as novas carreiras trazem com o peso da novidade, um bocado de dúvidas que parecem não existir para quem resolve seguir uma profissão tradicional, com anos de mercado.
Tudo bem que quando o mercado muda, é preciso renovar técnicas e procedimentos e isso vale para todas as áreas. Mas quando a sua profissão já é produto dessa transformação do mundo e foi criada para atender necessidades que antes não existiam, a coisa é um pouco mais “diferente”, digamos.
Profissiões como analista de marketing digital, social media, copywriter, mídia online etc, devem ter, no máximo, pouco mais de 10 anos (sendo bem otimista e considerando que de lá pra cá muita coisa mudou).
Perfil Profissional
Um profissional de marketing digital pode vir de diversas áreas, visto que existem poucos cursos de graduação com esse propósito. Geralmente são formados em administração, negócios, publicidade e propaganda, jornalismo, tecnologia da informação, design, turismo e até mesmo produção de eventos (pasmem, essa sou eu!).
Se a falta de cursos e disciplinas na graduação fez toda essa miscigenação de áreas, há uma grande procura de alternativas para se especializar na área.
São elas: Pós-graduação, MBA, cursos de extensão, oficinas etc.
Mas e depois disso?
Quando já se está no mercado, qual o próximo passo? Como se diferenciar e se manter atualizado?
Áreas de Atuação
Sei que no começo é dificil fazer a escolha que vai direcionar o rumo dos próximos anos da sua vida. Principalmente com a velocidade que as coisas mudam e se transformam. Mas, se você trabalha com marketing digital (ou deseja trabalhar) conheça e explore com calma cada uma das áreas a seguir, elas são bastante comuns a quem trabalha no mundo digital.
Produção de conteúdo
- Gestão de redes sociais
- SEO
- Tráfego pago (mídia online)
- E-mail Marketing
- Análise de resultados
- Monitoramento
- SAC 2.0
- Copywriting
Certificações
Empresas como Google, Hubspot e Resultados Digitais oferecem treinamentos e certificações para profissionais e até mesmo agências que desejam se especializar em suas ferramentas, carregando o selo de suas marcas e se diferenciando no mercado.
Além do tradicional certificado de Adwords, a Google oferece programas como o Google Analytics Individual Qualified e o Google Advertising Professional. Agências podem incentivar seu time a conquistar certificados e com isso fazer parte da rede Partners.
Quem trabalha com produção de conteúdo, pode se interessar pelos certificados na área de Inbound Marketing oferecidos pela Hubspot e pela Resultados Digitais.
Cursos online, cursos presenciais e eventos
A novas tecnologias crescem em escala exponencial, isso significa que quem trabalha no ambiente digital precisa estar e sempre se atualizando. Para dar continuidade ao aprendizado, existem ótimas opçōes de cursos online que são alternativas para quem não tem muito tempo ou não pode se deslocar.
Quem ainda não conhece, o Digaí oferece alguns cursos online, clique aqui para conhecer!
Já os cursos presenciais oferecem o combo aprendizado + troca de experiências e networking. Vale muito à pena o investimento.
Recentemente conheci o trabalho dos meninos da Berlim Digital, uma escola para profissionais digitais que estão em busca de especialização. A próxima turma vai ser de Mídia Online, se você tem interesse, corre lá no site! 🙂
Mas se você não é de Recife, vale a pena conhecer instituições com a IAB Brasil, ESPM (que também oferece alguns cursos online e itinerantes), Goobec, SP Digital School, Gawa e Perestroika.
Se você conhece mais alguma instituição, conta pra gente! 😉
Eventos também são ótimas ocasiões para conhecer pessoas, ferramentas, tendências e aumentar seu repertório na área. Você já conhece o Digitalks e o Encontro Locaweb de Profissionais da Internet?
Mas já que estamos falando de digital, grupos de discussão em redes sociais, fóruns e blogs especializados também contribuem para trocas de experiências diárias (O Digaí tá ai pra endossar essa estatística…).
Agora que você já conheceu um pouco do “DNA” que forma o profissional digital, queremos saber quem é você!
Estou realizando uma pesquisa como parte de meu TCC, com a orientação do Prof. Dr. Felipe Pereira, sobre o perfil do Profissional Digital no Brasil em 2015.
Ela vai trazer uma boa compreensão da área e permitirá que o mercado compreenda melhor o perfil e necessidades de quem atua com marketing digital como freelancer, funcionário ou empreendedor.
Se você se encaixa nesse perfil, gostaria de contar com sua ajuda. Além de contribuir para o crescimento da área, você receberá em primeira mão um infográfico com os resultados que vão ajudar a entender o panorama atual do mercado digital. 😉