Olá, gente do bem.
Semana passada anunciamos aqui, no Digaí, que aconteceria a 15ª edição do Meeting Digitalks, etapa Brasília.
Pois bem, agora estou aqui pra contar para vocês como foi esta experiência incrível.
Sobre o evento
O Meeting Digitalks já rodou diversas capitais do país. Agora foi a vez de Brasília contar com a programação que reuniu experiência e conhecimento, com os melhores especialistas do mercado.
Com o tema “Marketing Digital: Mercado, tendências e estratégias”, o encontro honrou com sua proposta e trouxe muitas novidades, além de surpreender os participantes com um novo formato de evento digital: conhecimento e happy hour reunidos em um só lugar. Os palestrantes debateram acerca de diversos temas e logo em seguida um networking envolto de uma cerveja gelada e petiscos deliciosos. Bem inovador este formato, não é mesmo? rs 😀
Foram quatro horas de programação bem proveitosas!
Experiência
O evento ficou organizado em dois momentos. O primeiro com um bate papo entre o Diretor da Medialogue, Alexandre Secco e o Executivo de Contas do Twitter, Tiago Oberdá. O debate foi comandado pelo Diretor do Digitalks, Flávio Horta.
Dentre os assuntos abordados, não podia faltar o tema mais citado nos noticiários atualmente: “crise”. Como quem trabalha nesta área já sabe, o digital parece passar na prova de mau tempo na economia. Ao invés de ser impactado, aparece como um salvador da pátria, resgatando muitas empresas desta desaceleração.
Outro ponto discutido foi sobre a falta de profissionais capacitados para atuarem nesse cenário do digital. A escassez de mão de obra qualificada faz com que empresas de comunicação e agências contratem um profissional sem conhecimento e o qualifiquem. A desvantagem disso é investir neste tipo de mão de obra e acabar perdendo-a para a concorrência.
Alexandre Secco destacou as diferenças de produção de conteúdo na mídia impressa e na digital. Que o retorno dos usuários no que é postado obriga os produtores de informação a se aperfeiçoarem e a serem mais assertivos.
Dentre os canais para publicação de conteúdo, o Twitter parece não ser o preferido das empresas. Porém, Tiago Obertá ponderou que cada rede tem uma segmentação e proporcionam resultados diferenciados. Ele ressaltou que a mensagem tem que ser planejada e passar pelas perguntas básicas: O que quero contar? Para quem? Onde? Que cada uma dessas perguntas apresentaram estratégias diferentes por faixa etária, sexo, região e pelo canal que será realizada a postagem.
O assunto de rede apropriada respingou sobre o WhatsApp. A questão levantada foi o não embarque pelas grandes empresas na plataforma. Os palestrantes falaram sobre a dificuldade em acertar a receita da intimidade. Que ser um interlocutor em uma mídia tão pessoal, requer cuidado. As pessoas não gostam de se sentirem invadidas.
Outros assuntos como marketing político, data analytics e evolução dos smartfones foram tratados durante a conversa.
O segundo momento contou com a participação do Diretor da Goobec, João Dalla, do Diretor Comercial da Lagente, João Ribeiro e o CEO da Mango Digital, Daniel Galvão.
O tema que mais rendeu repercussão foi “Mídia Programática”. Hoje muito comum no mercado digital americano, o assunto ainda é desconhecido pela maioria dos profissionais digitais no Brasil.
A integração das mídias também foi outra temática que despertou um grande interesse. É necessário um trabalho de crossmedia. Uma campanha que comece com SMS e termine com e-mail marketing.
Por fim, foi aberta a rodada de networking e liberado os drinks e petiscos. O que me chamou a atenção foi a integração dos profissionais. Todo mundo procurando conversar uns com os outros, trocar experiências e muita gente saindo da sua mesa e sentando na mesa ao lado para trocar ideias.
Esta foi a minha experiência do Meeting Brasília na capital federal. Se esta postagem foi útil para você, compartilhe nas suas redes sociais. Até a próxima pessoal! 😉