“Como a aplicação criativa da tecnologia nos permite enfrentar os desafios de hoje para o meio ambiente e a sociedade em geral”, essa é a provocação proposta pelo Festival PICNIC. A iniciativa, criada em Amsterdã, em 2006, para falar de economia criativa e cultura digital está chegando, pela primeira vez, ao Brasil. O festival discute as tendências e intercessões entre criatividade, cultura, ciência, tecnologia e negócios. Na programação, palestras, workshops, espaços para co-criação e mais. O PICNIC é tão importante na Holanda que é considerado pela prefeitura como essencial para o título de Amsterdã como Capital Criativa da Europa.
O prefeito de Amsterdã topou andar de uniciclo pela cidade para promover o PICNIC. (ou talvez tenha sido um dublê)
Como será o PICNIC no Brasil?
O festival será realizado no Rio de Janeiro, de 2 a 6 de março do ano que vem, e terá como tema “Redesigning Growth” (redesenhando o crescimento). Esta é a primeira vez que uma edição completa do PICNIC acontece fora da Holanda. Segundo a organização, a ideia é reunir pessoas de muitas indústrias, empresas e campos, e incentivá-las a criar soluções em conjunto para pensar e resolver os grandes desafios do mundo. A expectativa de público é de 2.400 participantes e os organizadores querem transformar a iniciativa em um programa de cinco anos aqui no Brasil.
“Redefinir o paradigma do crescimento, focando em sustentabilidade, é parte da consciência coletiva da nova geração” afirmou André Eppinghaus, um dos organizadores do evento, em postagem sobre a vinda do festival ao Rio. “O PICNIC enxerga a tecnologia como meio de tornar a inovação possível em áreas como audiovisual, design e cidades criativas. Mais do que um evento, o objetivo é criar uma rede que vá além de gerar diálogo entre os participantes. Esse diálogo vai buscar criar uma proposta central para governantes focarem no setor de inovação.”, continuou.
A iniciativa está sendo trazida para cá pela Nuvem Criativa, empresa especializada em eventos e cursos sobre inovação e criatividade, e faz parte das comemorações dos 450 anos do Rio de Janeiro. Na fanpage do evento, a Nuvem Criativa explica que “a realização do PICNIC no Brasil irá fortalecer a imagem de país criativo e capital cultural, nos incluindo no mapa dos grandes festivais inovadores do mundo. O modelo criado pelo PICNIC Amsterdam, de interseção entre empreendedores, empresas, governo e o desenvolvimento das cidades, é um exemplo de sucesso que devemos ter como referência. É estratégico que se crie uma plataforma na qual a criatividade e a cultura, aliadas às novas tecnologias que vem surgindo, se transformem em inovação e negócios culturais sustentáveis. Dessa forma, estaremos atraindo e retendo talentos, fortalecendo o potencial criativo e inovador, fomentando o movimento maker, promovendo a diversidade cultural e o turismo”.
Quem ficou com vontade de participar?