No último mês de agosto, o Recife recebeu um evento que misturou arte, música e muita vodka, o Absolut Art Bar. Um bar-conceito montado em um prédio histórico na praça no Marco Zero, ponto turístico marcante da cidade. O evento, promovido pela marca sueca de vodka Absolut na capital pernambucana, faz parte de uma série de intervenções realizadas em algumas poucas cidades no planeta, como Miami e Hong Kong. O projeto convida um artista para idealizar um tema central que guiará toda a intervenção, desde a decoração do local, passando pela caracterização de funcionários e drinks criados especialmente para a ocasião, contando inclusive com nomes “únicos”, sempre relacionados ao tema.
A ação de marketing da Absolut, que aliás é famosa por um excelente trabalho de branding – ou gestão de marca -, soube aliar a qualidade do seu produto com um conceito inovador e se utilizou muito das mídias digitais para gerar um grande buzz na cidade e ser a atração mais procurada do mês na noite recifense.
O Conceito do Absolut Art Bar
Para a última edição do Absolut Art Bar, foi convidado o artista plástico paulistano Stephan Doitschinoff. O projeto ocupou os quatro andares do prédio histórico com diferentes ambientes cuidadosamente projetados para transportar seus visitantes para um ambiente “Pós-apocalíptico”, criado como um possível cenário causado pelo excesso do consumo e a destruição do mundo que conhecemos pelos efeitos do capitalismo desenfreado e das questões climáticas. Para retratar o tema proposto, o espaço foi coberto por plantas vivas e tonéis de lixo tóxico que tomavam todo o andar térreo, tratando de introduzir o público na proposta poética-experiencial idealizada pelo artista. Explorando os outros ambientes notava-se que nada parecia trivial: itens de mobília renascentista se combinavam com projeções de vídeo e painéis de neon, resultando em uma cenografia atemporal. A equipe que se encarregava de servir as bebidas e receber os convidados estava toda caracterizada, contribuindo ainda mais para criar um ambiente curioso e excêntrico.
Com um cardápio criado especialmente para o evento, drinks com nomes extravagantes eram preparados em diversas embalagens, tais como potes de conserva, que procuravam passar a ideia de reaproveitamento, mais uma vez contribuindo para o conceito que permeou a instalação.
Alguns depoimentos colhidos no local mostram o impacto da ação no público que frequentou o evento: “O evento desperta a curiosidade para experimentar os drinks, as misturas. O drink que estou bebendo agora, por exemplo, tem goiaba, manjericão, ou seja, são misturas diferenciadas, que geram curiosidade e não são encontradas em lugar nenhum”. Outro visitante acrescenta: “Algumas pessoas que estavam comigo na última semana (essa é a segunda vez que frequento o Absolut Art Bar Recife) comentaram que não bebiam vodka, mas que iriam experimentar os drinks. Acredito que não aconteceu apenas com elas e que muitos consumidores de outras bebidas quiseram experimentar e curtir uma noite a base de Absolut. ”.
Para animar o público presente, foi preparada na cobertura do prédio uma pista de dança a céu aberto, com vista para o mar, onde vários DJs revezaram-se durante os 12 dias de evento.
A divulgação
Com entrada gratuita, criou-se uma lista de convidados através do Facebook, onde o público deveria confirmar sua presença afim de garantir a sua entrada. A ação resultou em uma ampla movimentação da marca nas redes sociais, contando em média com 3 mil pessoas confirmadas por dia, e gerando um grande acesso à Fan Page da marca bem como a publicação de vários registros dos visitantes utilizando-se a hashtag do evento, que ainda contava com Wi-fi gratuito.
O sucesso dessa estratégia pôde ser constatado pelas grandes filas no local, muitas publicações nas redes sociais e ampla difusão na imprensa. Previsto para durar 3 semanas, o evento foi estendido em razão da grande demanda por parte do público, contanto no total com 12 noites.
Com uma proposta super-interessante de propor uma experiência diferente com seu produto, a Absolut mais uma vez mostrou como sabe trabalhar a sua marca. Segmentando bem o seu target, a empresa conseguiu atrair vários clientes e admiradores para aproveitar a bebida de uma forma diferenciada, com drinks exclusivos e uma balada que era totalmente compatível com o seu público. Era fácil notar como as pessoas reagiam a todas as projeções, obras de arte e provocações idealizadas pelo artista convidado e soube utilizar-se das redes sociais para promover o evento de forma eficiente e barata, sendo um total sucesso.
Com certeza o Recife não enxerga mais a empresa da mesma maneira.