Todo mundo que trabalha com marketing digital tem sempre um ídolo a seguir. Aquela personalidade que manja de negócios como ninguém, inventa aplicativos e inicia 10 mini-revoluções por minuto. Deve ser por isso que as pessoas estranham quando eu digo que meu ídolo, ou melhor, minha ídola no marketing digital é ela mesma, Taylor Swift.
(pequena pausa para o estado de choque)
Marcos, meu filho, você deve estar de sacanagem. Taylor Swift? Então você quer ser fofo, adorado e escrever coisas açucaradas? Onde é que entra o marketing digital nisso?
Bom, ser fofo, só se for na base da gordura. O que eu quero mesmo é ter o mesmo sucesso na produção de conteúdo que essa loira tem na vida profissional, dentro e fora dos palcos. Só a turnê de “1989”, um álbum que já emplacou 4 músicas no TOP TEN, teve 85 shows em estádios e arenas com lotação esgotada. Além disso, Taylor venceu 4 Vídeo Music Awards, bateu recorde no YouTube com mais de 500 milhões de visualizações de “Bad Blood” e ainda venceu a Apple numa arenga acerca de royalties de suas músicas online. É pouco ou quer mais?
Depois de expor os números excepcionais dessa garota, que tal dar uma olhada na receita de sucesso que ela segue? Por incrível que pareça, a fórmula tem muita coisa a ver com a de um blog de sucesso:
- Buyer personas corretas
- Conteúdo de qualidade
- Fidelidade ao SEO
Are you ready?
Dica 1: Encontre sua buyer persona (esteja ela onde estiver)
Talvez quem hoje se diverte com o pop de “Shake it off” não saiba que a sua autora começou a carreira como uma melancólica cantora country, com cabelos longos e encaracolados, entoando canções bobinhas que homenageavam artistas como Tim McGrawn.
Depois de vencer o Grammy com o álbum “Fearless“, Taylor Swift estava decidida a se tornar maior que Shania Twain e outras cantoras ícones da country music. Teve sucesso na empreitada, porém, logo percebeu que o gênero musical que havia escolhido desde sempre não permitia que ela atingisse um público maior. Estava restrita à América e ao som de Nashville, enquanto cantoras da mesma idade, como Rihanna e Katy Perry (hoje, sua inimiga mortal), chegavam rapidamente ao estrelato, graças ao enorme apelo da música pop junto às audiências.
E o que ela fez para que sua música chegasse a essas audiências em escala global e permitisse que ela disputasse um lugar ao sol no panteão do pop?
Virou POP!
Tá vendo por que encontrar sua audiência ideal, as buyers personas ou o público-alvo que pretende atingir com o seu trabalho é essencial para definir o sucesso do seu blog? É apenas para as buyers personas que você deve direcionar seu conteúdo. E, caso seja necessário, mudar todo o seu estilo de escrita para se adequar ao que a persona realmente deseja ler.
Dica 2: Conteúdo de Qualidade
O que é mais valioso: lançar 1 álbum a cada ano com 2 ou 3 hits ou 1 álbum a cada 2 anos com o dobro de hits? Após o disco “Red”, de 2012, Taylor Swift deu duro para que “1989” fosse um poderoso depoimento de sua chegada ao pop. Não por acaso, já emplacou 4 faixas no TOP TEN, como dissemos acima. A espera foi longa, mas valeu a pena. Até mesmo um astro cult do rock alternativo, Ryan Adams, anunciou que está fazendo o cover do álbum da loira de cabo a rabo, tamanha a qualidade das canções.
O que esse preciosismo de Taylor Swift tem a dizer sobre blogs? Que para que o domínio do seu blog ganhe autoridade na web, ele não precisa vomitar qualquer tipo de post diariamente. Quanto mais elaborado o conteúdo, mais chances de as personas perceberem o real valor do blog, e muito maior a possibilidade de elas voltarem e recomendarem o seu trabalho para outras pessoas. Sem contar que os guest bloggers ficarão doidos para participarem do seu trabalho, divulgando seu blog para uma audiência que você jamais imaginava atingir, como no caso de Ryan Adams e Taylor Swift.
Conteúdo de qualidade não se escreve da noite para o dia, portanto não se preocupe se ficar 3 ou mais dias sem postar, basta manter uma frequência semanal.
Dica 3: Fidelidade ao SEO
Foi-se o tempo em que a música pop era apenas mais uma expressão artística…Hoje, artistas como Taylor Swift são, acima de tudo, mulheres de negócio. Taylor, que não é boba, sabe da grana envolvida na divulgação dos seus olhos azuis como a cor do mar. Por isso, assim que “1989” foi lançado, fez questão de proibir o uso de trechos de suas canções na produção de todo e qualquer tipo de merchandising.
Exato, você nunca irá comprar uma caneca com os dizeres “Shake it off” ou uma camiseta com a logo “We never go out of style”. Numa jogada de mestre, Taylor previu que as letras das músicas de “1989” iriam se tornar palavras-chaves de enorme valor…
O que essa veia comercial de Taylor Swift tem a ver com SEO? Absolutamente tudo. Hoje em dia é quase impossível ter um blog de sucesso ignorando as regras de otimização impostas pelos algorítimos do Google. Não adianta fazer um belo conteúdo. Se você quer fazer parte do jogo, alinhe palavras-chave matadoras para subir no ranking (e fique de olho no Google Analytics).
Após seguir essas 3 dicas básicas da loira mais badalada do momento, pode ter certeza: o Grammy, ou melhor, o céu é o limite para o seu blog. Não tá acreditando? Digaí nos comentários o que achou desse post, beleza?