Cláudio Torres é autor do best-sellers A Bíblia do Marketing Digital, o livro é um dos mais vendidos aqui no Brasil neste segmento. Ele foi escrito com o objetivo de ajudar profissionais de marketing e publicidade, e executivos de empresas de médio e grande porte para entender como utilizar a Internet para os negócios. No livro, Cláudio aborda as principais estratégias, ações, ferramentas e mídias presentes na web, além de incluir roteiros práticos para uso no dia-a-dia.

 

 

Porém, ao longo da sua carreira, ele identificou que existia uma maioria que não estava no perfil da “Bíblia” ou que não tinha tempo para ler um livro de 400 páginas, por isso, ele decidiu criar um novo produto voltado para este público. Foi a partir deste insight que ele desenvolveu em um formato de guia prático, com leitura rápida, e aplicação imediata O Guia Prático de Marketing na Internet para Pequenas Empresas.

 

 

Neste livro, ele inicia falando sobre o marketing na internet, o consumidor online e as sete estratégias do marketing digital. É um capítulo introdutório para mostrar uma visão ampla sobre o tema. Nele é abordada a mudança de comportamento dos consumidores onde, antigamente, a relação dos clientes com as empresas, marcas e produtos era focada apenas nas mídias, através do jornalismo ou da publicidade, porém, hoje em dia, tudo isso mudou. Agora os consumidores têm ferramentas de busca que facilitam a pesquisa de um estabelecimento com melhor avaliação, blogs que servem como fonte de informação sobre determinados produtos ou serviços, e para completar, as redes sociais que se tornaram um forte canal de comunicação entre os clientes.

 

 

No segundo capítulo, ele fala de cada uma das estratégias de forma prática e objetiva. Para cada estratégia, uma breve descrição de como trabalhar ações de marketing digital integradas no contexto do seu negócio. Neste capítulo, Cláudio fala sobre como ganhar eficiência e foco para se concentrar no que mais importa para a sua empresa: Servir ao seu cliente.

 

 

Conheça as Sete Estratégias do Marketing Digital, segundo Cláudio Torres

 

  1. Marketing de conteúdo;
  2. Marketing nas mídias sociais;
  3. Marketing viral;
  4. E-mail marketing;
  5. Publicidade online;
  6. Pesquisa online;
  7. Monitoramento.

 

 

O penúltimo capítulo deste guia fala sobre o Google, sua aplicação ao marketing e sobre o uso dos links patrocinados. Neste ponto do livro ele da algumas dicas, explica como definir o objetivo de uma campanha, o uso das palavras-chave, e como anunciar e monitorar os resultados pelas ferramentas do Google.

 

 

Por fim, ele fala da importância e de como manter sua empresa conectada ao que está acontecendo na Internet. É claro que ainda não é possível prever o futuro, principalmente na Internet e no Marketing Digital, mas seguramente é possível saber o que vai acontecer de importante antes dos seus concorrentes. Ele da dicas para se manter informado sobre o futuro e as tendências na Internet, no Marketing Digital e nas Mídias Sociais.

 

 

As Recomendações de Cláudio Torres

 

  • Pesquise, pesquise e pesquise: Implemente pesquisas online.
  • Planeje ações de marketing digital de forma integrada: Pense no todo.
  • Participe de tudo, nem que seja um pouco. É melhor ter pequenas ações em todas as áreas do marketing digital do que uma grande ação isolada.
  • Escute e interaja: Leia os blogs e participe de comunidades e fóruns. Ouça o consumidor e o que ele está falando na Internet.
  • Seja social: Amplie seu networking. Exponha-se. Participe. Use a Internet para ser social.
  • Pense em pessoas. Sempre: Não se iluda. Sempre planeje e aja pensando em pessoas.
  • Aja agora, amanhã é tarde.

 

E você, já leu este livro? Se não, aproveite e conheça não só este como outros livros recomendados aqui neste post do Digaí.

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