Não tem como fugir! Seja você empresário de micro e pequena empresa, empreendedor digital, consultor de negócios ou profissional liberal… Vivemos num mundo conectado e a tendência de surgirem novas formas de se comunicar e conectar pessoas vem crescendo rapidamente. O impacto sobre nossa vida pessoal e profissional das redes sociais, aplicativos e tecnologias que possibilitem a comunicação é maior do que você imagina. Você lembra do Orkut? Foi a primeira grande febre nacional das redes sociais acessada por milhares de usuários brasileiros para se conectarem com familiares, amigos, grupos, empresas ou desconhecidos de todo mundo. E agora, qual a rede social de maior número de usuários no país?
Antes de responder à pergunta, responda para você mesmo. Qual dessas redes sociais você tem uma conta ativa? Facebook, Instagram, Google +, WhatsApp, Twitter, YouTube, LinkedIn, Periscope, Snapchat ou outras tantas. Certamente, sua resposta foi no mínimo 2 delas. E arrisco dizer que uma delas é o Facebook. Acertei? Apesar do crescimento de usuários do YouTube, Instagram, Twitter e outras mídias sociais, o Facebook ainda domina o mercado com o maior número de usuários conectados.
No mundo, o Facebook teve, só no segundo trimestre de 2015, cerca de 1,49 bilhões de usuários ativos mensais. Os usuários ativos são aqueles que têm se conectado ao Facebook durante os últimos 30 dias. No Brasil, a rede social tem mais de 91 milhões de usuários conectados, e segundo dados divulgados pelo Facebook – 8 em cada 10 brasileiros – possuem conta na rede social. Isso talvez explique porque uma das suas respostas à pergunta anterior foi – Facebook.
O Facebook é a maior rede social do país em termos de usuários conectados. E agora o que sua empresa ou negócio tem a ver com isso? TUDO. O seu cliente pode estar ali, conectado ao Facebook.Você já pensou nisso? O que acha da sua empresa se comunicar com ele através do Facebook?
No país, cerca de 95% das empresas são de empreendedores de micro e pequenas empresas e boa parte delas já descobriu o poder do Facebook para expandir seus negócios, aumentar as vendas e, consequentemente, ter impactos financeiros positivos no fluxo de caixa da empresa. No entanto, a maioria dos empreendedores e empresários tem muito a explorar e se beneficiar dessa rede social.
Quais os 7 motivos para usar o Facebook para divulgar a minha empresa?
Sabendo do poder de alcance e da conectividade dos usuários do Facebook, podemos dizer que o potencial de marketing e comunicação da rede social pode ser melhor explorada pelo mundo coorporativo. A primeira pergunta que você deve fazer para investir ou não em Facebook é: o meu potencial cliente ou cliente está no Facebook? Se a resposta for sim, o fato de seu cliente acessar a rede social já é motivo para sua empresa e marca estarem lá. Veja abaixo mais motivos para investir na rede social:
1º O Facebook é um site e serviço de rede social gratuita onde o usuário pode criar um perfil pessoal assim como um perfil para seu negócio. A Fanpage é uma página específica para a divulgação de sua empresa e marca, sem maiores riscos de ter sua conta excluída pelo Facebook por publicidade e anúncios.
2º Dê visibilidade em escala a sua empresa e marca. Suas postagens podem chegar a milhares de usuários e em um tempo recorde. Os usuários da rede social podem ser locais, espalhadas em território nacional e por que não desbravar fronteiras internacionais? Sua empresa e marca podem ser conhecidas no mundo. Você já pensou em atender pedidos de clientes vindos de vários estados brasileiros?
3º Acesse resultados da sua página fanpage pelas estatísticas e relatórios fornecidas pelo Facebook a fim de medir sua eficiência. Assim, você poderá observar a predominância do gênero de seus seguidores, a idade deles, a localização geográfica, os horários de maior acesso de seus fãs, as postagens de maior engajamento, a evolução do número de curtidas da página, relevância das campanhas de publicidade e estratégias, e outros.
4º A rede social possibilita velocidade ao atendimento ao cliente. O cliente quer rapidez e agilidade na comunicação para atender a sua necessidade ou solicitação, caso contrário há fortes tendências dele buscar isso na concorrência que o satisfaça. Eu mesma virei cliente de uma empresa semana passada pela velocidade no atendimento. O que eu precisava era de um produto e serviço de personalização de uniformes. Ao entrar em contato com a vendedora da empresa “x”, ela ofereceu o acesso ao portfólio de produtos online através do Facebook e do site da empresa, e o serviço via e-mail ou Facebook de aprovação do pedido antes da execução. Ao contrário de seu concorrente (eu só tinha o telefone de contato), a empresa não tinha uma fanpage no Facebook e muito menos site, e ainda sugeriu que fosse até a empresa para conhecer o portfolio. O preço do produto era o mesmo, e optei logicamente pela comodidade e agilidade no atendimento e aquela que me fez ganhar tempo, sem precisar enfrentar o trânsito. Essa seria sua escolha também?
5º A fanpage apresenta a possibilidade de promover anúncios pagos ou gratuitos para sua empresa e marca. Acompanhar o desempenho dos resultados das campanhas, parar e alterar quando for conveniente e em tempo real. É possível direcionar esta publicidade para um público segmentado para ser mais assertivo na comunicação, economizar tempo e dinheiro. Evite postagens meramente publicitárias, como “Compre nosso produto, o melhor do mercado” ou “Vendo produto x”. Ofereça algo a mais para o cliente: como dicas, novidades, curiosidades, um banner engraçado ou um conteúdo relevante para o cliente para que ele se conecte com sua empresa e marca.
6º A sua empresa já tem site? Não. Veja como é possível transformar a sua fanpage em site no Facebook, sem custos, através da “pagefy” uma plataforma que transforma a página do Facebook em site. Clique aqui e saiba mais.
7º Acredito que este tenha sido o motivo por escrever este post. Simplesmente, digo a você empresário e empreendedor, SE FAÇA PRESENTE. Responda-me como consumidor: Qual a tendência de você comprar algo hoje, de uma empresa que não tem uma fanpage no Facebook, não tem site disponível, não tem cadastro no Google +, no Google My Business ou que não aparece no site de busca do Google? E considere a informação de que cerca de 57,9% milhões de brasileiros acessarão o Facebook via dispositivos móveis este ano, o que representará 73,3% de sua base, segundo Revista Exame. Cabe aqui uma reflexão!
O Facebook oferece o serviço de apoio para as empresas que querem usar Facebook para negócios, e em português – FACEBOOK PARA EMPRESAS – é uma fanpage com conteúdo especifico para empresários que buscam a informação de como promover a sua empresa e marca na rede social.
Se as grandes empresas investem em Facebook porque as micro e pequenas empresas não podem investir também?
Entenda seu público-alvo, invista na qualidade visual de suas postagens, tenha um planejamento de publicações aliadas a uma estratégia de marketing e relacionamento com o cliente, use com moderação as postagens para não poluir o feed de notícias de seu cliente, acompanhe tendências e monitore o que seu concorrente está fazendo nas redes sociais e não fique para trás. Bom , tudo isso já é assunto para um próximo post! Procure ajuda de um profissional de marketing digital, uma agência de marketing digital ou um especialista em Facebook Marketing, se for o caso.
Quer mais motivos para investir em Facebook?
Conheça os 5 Top recursos para negócios no Facebook, clicando aqui. E acompanhe uma entrevista exclusiva com um profissional que conhece tudo de Facebook Marketing e veja o que ele diz, clique aqui. Compartilha este post com seu amigo empresário, empreendedor, e quem sabe até com seus clientes. E você e seu negócio já estão presentes no Facebook? O que mudou depois de marcar presença na rede social? Divida sua experiência conosco. Digaí!