Você não tem atenção nem a confiança das pessoas que quer atrair para o seu negócio? Você sabe que o seu negócio (produto e/ou serviço) é incrível, mas percebe que isso não tem sido o suficiente para chamar atenção?
A credibilidade é super importante na era digital e uma das formas mais comuns de mostrar às pessoas que elas podem confiar em você é através de depoimentos de clientes. Mas, e quando você não tem depoimentos para mostrar o quanto você é bom e confiável?
“Se os seus potenciais clientes não confiam em você e sua empresa, eles serão relutantes
em fazer negócios com você.”
Depoimentos são moeda na vida dos profissionais autônomos e empreendedores independentes. Sem o apoio corporativo ou a marca estabelecida de uma empresa, os clientes podem ficar receosos de assinar um contrato com você. A menos que eles saibam sobre a experiência de seus clientes passados.
Isso pode ser pior ainda se você já está há algum tempo no negócio, mas é novo nas mídias sociais.
Felizmente, existem maneiras de contornar a falta de depoimentos de clientes. E estas 3 dicas inspiradas neste artigo do flyinsolo, são bem úteis:
1. Fale sobre o seu processo de trabalho
A finalidade de um depoimento é tranquilizar novos clientes e mostrar que você sabe o que está fazendo. Uma das soluções mais eficazes, quando você não tem pessoas para falar sobre o seu trabalho, é falar sobre seu processo. Mostrar de forma inteligente e informativa o que você sabe fazer dá pelo menos uma razão para as pessoas confiarem em você.
Vale a pena produzir vídeos, ou publicar artigos que descrevam sua maneira de trabalhar e ainda colaborem com o público. A produção desse tipo de conteúdo é um método simples e eficaz para mostrar que você sabe o que está fazendo. Isso pode significar muito mais do que um depoimento.
2. Explore notícias que envolvam seu trabalho (ou parte dele)
Nem todo depoimento vem diretamente de clientes. Notícias (boas, é claro) ou aparições em veículos de comunicação que envolvam um trabalho, ou parte de um trabalho seu, são outra forma de estabelecer credibilidade.
Mesmo quando as notícias não dizem nada diretamente em relação a você, não há problemas em contar sua contribuição a respeito de parte daquele trabalho (referente à notícia).
3. Prêmios falam por si
Prêmios, e outros tipos de reconhecimento formal, são também outra forma eficaz de construir credibilidade. Eles demonstram que você faz o seu trabalho tão bem a ponto de ser reconhecido pelos outros.
Em última análise, a decisão final do cliente de confiar em você se resume a como você se garante. Experiência gera confiança e você pode demonstrá-la de outras formas, não somente por testemunhos. Para ganhar a confiança, demonstre que a atenção que você está pedindo vale a pena, mesmo que ainda não tenha depoimentos. Eles virão, pode ter certeza.