A reclamação sobre remarketing não é apenas minha, tenho escutado de várias pessoas que não aguentam mais esta perseguição que algumas empresas fazem aos seus consumidores. Digaí, quem nunca acessou um blog, uma loja virtual, um site, uma página qualquer e posteriormente teve a sua “timeline” ou demais páginas de acessos literalmente poluídas por semanas com o mesmo anúncio? Muita gente certamente levantará a mão.

 

O remarketing tem a visão de reconectar o consumidor à empresa ou ao produto, mas não ao mesmo conteúdo que ele já visualizou! Algumas empresas ainda não se atentaram que o remarketing é como um panfleto no marketing tradicional. Fazer sempre o mesmo torna-se redundante, irritante e não atinge objetivo.

 

 

Minha experiência com remarketing inadequado

 

Certo dia pesquisei um produto para casa, um simples ferro de passar roupa. Pronto, foi o suficiente para uma ação de remarketing. Passei quase um mês visualizando ferros e mais ferros elétricos em todos os meus acessos em função disto, o que me deixou bastante irritado. Em algumas lojas virtuais eu simplesmente “nunca” mais fiz qualquer acesso e como me enviaram email marketing, fiquei mais indignado, simplesmente fiz o descadastro da lista da loja. Para variar, ainda me enviaram outro email solicitando pesquisa de satisfação e para entender “porquê” eu tinha descadastro. Foi a gota d’agua, marquei o email como spam e nisto todos sabemos o quanto é complexo administrar.

 

 

Dica para consumidores sobre remarketing

 

Este exemplo aconteceu comigo. Pode ser que a loja nem faça mais uso inadequado do remarketing, mas para garantir, não quis experimentar novamente. Assim, para aquelas lojas que você sabe que fazem questão de serem inoportunas com o uso do remarketing, o usuário pode utilizar um acesso especial. Alguns ainda acreditam que é simplesmente utilizar o acesso anônimo com o uso das teclas Ctrl + Shift + N, mas o fato é que a solução para não ser importunado é desabilitar os cookies, que são os registros que os acessos deixam em sua máquina e orientam nos seus demais acessos à internet, fazendo com que as empresas possam orientar seus anúncios ou se a loja solicitar, você pode liberar os cookies e ao terminar sua pesquisa. Basta “tranquilamente” acessar as configurações do seu browser e apagar os cookies e pronto, está livre do remarketing.

 
Um fato que o consumidor precisa avaliar é que algumas lojas, sites, página fazem bom uso do remarketing e poderá perder boas oportunidades em descontos super especiais, principalmente naqueles casos que abandonaste o carrinho de compras lá no final da compra, então cuidado no uso, ou melhor, com quem e o momento de efetuar esta limpeza dos cookies.

 

 

Profissionalizar o remarketing

 

Diante destes fatos, me deparei que todo empreendedor digital necessita apoio de profissional (óbvio), necessita conteúdo explicativo, orientação para não cometer estes mesmos erros (minha motivação para escrever) e da mesma forma como várias empresas precisam passar a utilizar o remarketing de forma mais inteligente, orientando conteúdo complementar, segmentando seus consumidores, fragmentando anúncios e principalmente criando múltiplas peças e conteúdos que agregam valor, experiência positiva, além de controlar o tempo e recorrência de cada campanha de remarketing. Isto tudo vai dar muito trabalho, são inúmeras variáveis, mas os resultados no longo prazo são melhores, o engajamento fica maior e o valor entregue pela marca será ampliado.

 
Fazer o consumidor voltar a comprar, visitar sua página, apenas será facilitado se a primeira experiência for positiva, então cuidado com o uso do remarketing. E para quem ainda não utiliza o remarketing, sugiro visitar outros textos sobre aqui mesmo no Digaí, como: Remarketing no Google Adwords para iniciar os trabalhos com uma orientação melhor.

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