Você certamente já se perguntou: “Para que serve o Google+?”
Eu também pensava muito nesta pergunta e me questionava da utilidade da rede social criada pelo Google para ‘combater’ o Facebook. Não faz muito tempo desde que mudei minha opinião: É oficial, hoje eu dou várias chances ao Google+.
O que é o Google Plus?
O Google Plus é uma rede social criada pelo Google. A estrutura é bem semelhante ao Facebook, por isso a concorrência entre os dois é grande. A ideia é bem simples, transformar a maior ferramenta de busca do mundo em uma rede social. Assim você pode criar o seu perfil, adicionar amigos e seguir marcas (esta conexão é chamada de círculo), compartilhar fotos, vídeos, contar histórias e bater papo.
Mas por que ninguém fala dele?
Infelizmente poucos que conhecem o Google Plus estão conectados a esta rede. Ninguém gosta de ficar em lugares abandonados: todos anseiam por novidades, notificações, comentários e curtidas. E já que os usuários mais ativos estão no Facebook, as pessoas ficam por lá mesmo.
E por que eu preciso dar uma chance ao Google Plus?
Saiba que o Google não é apenas um site de busca. Se você acessar a página de produtos da empresa, verá uma enorme variedade de opções para os usuários. O Google ajuda quem pesquisa na web e no celular, oferece oportunidades para empresas se destacarem, através de anúncios pagos e serviços gratuitos. Ele é dono do Youtube, do Blogger e também do Picasa.
Uma coisa é fato: sua empresa precisa estar bem destacada nos resultados de pesquisa do Google. E ele adora priorizar conteúdos de quem dá uma chance ao Google Plus. Tudo o que é postado na sua página + é imediatamente indexado ao Google e aos resultados de pesquisa da sua empresa.
Quais são os benefícios do Google Plus para minha empresa?
Além da melhora no posicionamento dos resultados de pesquisa, existem diversos outros benefícios para quem usa o Google Plus. Quem utiliza esta rede tem acesso aos outros serviços do Google (Hangout, Comunidades, Youtube, Gmail, Google Maps etc.) que foram criados para otimizar as estratégias de marketing e ampliar a sua marca na internet.
– Pesquisa mais conectada
A sua marca vai aparecer nos resultados de pesquisa em termos relacionados para vários usuários que se conectarem em seus círculos.
As suas postagens recentes aparecem na primeira página de pesquisa do Google e é possível curtir ou comentar a postagem ali mesmo. Postagens mais engajadas geram melhor posicionamento do seu website.
– Integração com o Google Places
Com o Google Plus é possível adicionar as informações da sua empresa que geralmente os usuários pesquisam. Endereço físico, horário de atendimento e telefone são pertinentes e devem estar de fácil acesso para seus clientes.
O Google lançou um portal específico para empresas locais, o Google Meu Negócio. Com este portal é possível criar rapidamente a sua página no Google Plus de empresas e adicionar as informações. Assim a sua empresa aparece no mapa do Google e muitas vezes o mapa aparece logo na página de pesquisa.
Outro destaque da integração com o Google Places é a possibilidade dos usuários fazerem reviews/comentários sobre a empresa, gerando engajamento e melhorando o posicionamento da empresa.
– Canal no Youtube para sua empresa
Para as empresas que possuem vídeos e queiram utilizar o Youtube como canal de marketing, o Google Plus permite a rápida criação da canal. Perceba que a presença digital da sua empresa está ficando mais completa.
– Criar comunidades
Assim como no Facebook, é possível criar grupos/comunidades de usuários no Google Plus. A diferença é que no Facebook apenas perfis pessoais podem cria-las, no Google Plus marcas podem criar comunidades e engajar com seus clientes.
Com as comunidades, seus clientes podem interagir entre si e comentarem sobre seus produtos, terem acesso as novidades, promoções e eventos da sua empresa. Os conteúdos de comunidades também são indexados nos resultados de pesquisa.
– Sua marca no Gmail
Você costuma enviar email marketing? Aproveite a integração do Google Plus com o Gmail, a plataforma reconhece as contas de email conectadas na rede social e inclui os botões de seguir e os posts mais recentes ao lado do email enviado.
– Conteúdo com autoria
Uma das funcionalidades mais legais do Google Plus é a autoria de postagens. Se a sua empresa possuir um blog, a foto e o nome da sua empresa/funcionários aparecem ao lado dos resultados da pesquisa.
Isso garante uma maior taxa de cliques, pois o link da sua página se destaca e atrai mais tráfego para a sua página do Google Plus, já que é linkada na pesquisa.
Estes são apenas alguns dos benefícios que o Google Plus garante hoje. A rede está em constante crescimento e novas funcionalidades estão sendo integradas a plataforma o tempo todo, mantenha o olho nas novidades desta rede social aqui no Digaí.
Não se esqueça de que o Google prioriza os websites de empresas que estão no Google Plus, por isso garanta que a sua empresa esteja conectada e mantenha o conteúdo atualizado na rede.
Então, digaí: vai dar uma chance ao Google Plus? Crie agora mesmo a página da sua empresa.