Recentemente, há poucas semanas, presenciamos uma movimentação muito forte e contundente no mercado dos aplicativos para iOS. Um norte-americano lançou um aplicativo e fez um barulho a nível mundial. Poderia ser apenas mais um aplicativo dentre as centenas de aplicativos que entram diariamente nas apps stores que conhecemos. Mas esse teve algo de diferente em sua proposta e estratégia de lançamento. Veja quais técnicas ele usou e como essas técnicas provocaram um estado de euforia nas pessoas.
O TAL DO BEME
Beme. Esse é o nome do aplicativo de rede social que deixou centenas de milhares de pessoas ao redor do mundo alucinadas. A pronúncia correta é beam. Trata-se de um aplicativo de compartilhamento de vídeos. Mas são vídeos feitos em um TAKE só, ou seja, não tem como editá-los. Gravou, postou! Como se fosse o snapchat. Os vídeos no Beme são deletados automaticamente pouco tempo depois de postados. Segundo seu criador, o objetivo é combater a ideia de vida perfeita e fake que é diariamente mostrada pelas pessoas nas demais redes sociais e mostrar a vida como ela é.
Para saber mais sobre essa nova rede social, recomendo fortemente que você leia o texto que a Suzana Valença escreveu aqui mesmo no Digaí.
QUEM É O PAI DA CRIANÇA?
O criador do Beme é um norte-americano chamado Casey Neistat. Levando em consideração essa onda toda de criação de startups, de aplicativos, Geração Y e empreendedorismo, não é difícil imaginar que o criador dessa rede social seja um jovem, estudante de ensino médio, programador fanático que a criou programando no seu quarto, etc e tal, pois sonhava em ter a ideia perfeita e ficar milionário em porcos meses vendendo seu app nas app stores da vida.
Pelo contrário. Casey Neistat é diretor de cinema, produtor, designer, empreendedor e desde 2010 é youtuber. O seu canal no youtube, que leva o seu nome, conta com mais de 890 mil inscritos. De empreendedorismo a teste de câmera GoPro. E no auge dos seus 34 anos de idade ainda tem tempo para criar uma nova rede social, o Beme.
A ESTRATÉGIA DE COPYWRITING
A estratégia usada por Neistat é a mesma usada para lançamentos de produtos. Ele já tinha um nano nicho que é vídeos feitos pelo celular (internet -> redes sociais -> app -> vídeos feitos pelo celular), já tinha a audiência / leads que são os inscritos no seu canal no youtube e seguidores nas redes sociais. Desenvolveu o produto (Beme) e lançou para a sua audiência.
Mas agora vou falar sobre o filé mignon da estratégia:
1º O que é o Beme?
Existe um vídeo em seu canal, que a Suzana colocou no post cuja leitura indiquei acima em que Casey esclarece o que é o Beme e como funciona e o seu objetivo na criação desta rede social. Isso já cria uma expectativa nas pessoas que se identificaram com a proposta do app. Abre o caminho para o desejo de ter. Neistat dispara o gatilho mental da antecipação, chegando até a mostrar o aplicativo em funcionamento em seu iPhone.
2º O Anuncio do Lançamento
Em outro vídeo é detalhado o lançamento do app e como vai funcionar a adesão. É nesse vídeo, ocorre o grande golpe na emoção das pessoas. Ele diz que serão apenas 10 mil vagas. Esse golpe a que me refiro é o gatilho mental da escassez.
O alcance do lançamento e a força da estratégia foram tão grandes que esses 10 mil perfis se esgotaram em pouco tempo.
3º O Pós-Lançamento
Aqui tem outra sacada muito boa. Uma forma diferente de disparar o gatilho da antecipação. Aí você me pergunta: Antecipação? Mas o lançamento não acabou quando acabaram as 10 mil vagas?
Eu te respondo: Não. Não acabou. Se você instalar o Beme no teu iphone ou ipad, quando você o abrir você vai poder registrar um nome de usuário que você vai querer usar e deixá-lo reservado. Reservado? Então existe a possibilidade que se conseguir uma conta no Beme. A Resposta é SIM!
Depois de reservar o teu nome de usuário, você vai se deparar com um cronômetro digital contando em modo regressivo. Quando ele zerar será liberado o acesso para todos que quiserem.
O grande “pulo-do-gato” é que ele está usando o cronômetro para gerar antecipação, causar ansiedade nas pessoas. Fazer as pessoas quererem que o tempo passe depressa para registrar sua conta no Beme. Quando na verdade o cronômetro em modo regressivo serve para gerar escassez, sentimento de perda caso não aconteça alguma ação. Aquela coisa de: “O tempo está acabando”, “Faltam poucas horas”.
POR QUE DEU CERTO?
Esta estratégia está dando certo por causa da união de dois gatilhos mentais altamente poderosos: O gatilho da Antecipação e o gatilho da Escassez. Cada um desses dois é muito poderoso mesmo se usados individualmente. Em conjunto formam uma dupla até mesmo mais poderosa que Batmam e Robin….rsrsrs.
Antecipação
Ocorre quando apresentamos algo que temos a certeza de que o público-alvo deseja, mas não oferecemos logo após a apresentação e nem damos muitos detalhes sobre o que vamos oferecer, vamos lançar. Deixamos algumas informações importantes no ar. Isso gera curiosidade. E a curiosidade é uma sensação muito forte e incômoda que faz o ser humano agir rápido para se livrar dessa sensação.
Escassez
Ocorre quando limitamos o acesso ao produto esperado. Seja pelo período de tempo para a aquisição, seja pela quantidade de produto que ficará disponível. Causa um sentimento de exclusão se a pessoa não agir. E ninguém gosta de se sentir excluído de alguma coisa ou de algum grupo.
POR FIM
É isso. Espero que você tenha gostado deste Post e que ele seja útil a você. Deixe um comentário abaixo, sua opinião é importante. Compartilhe para que outras pessoas também tenham acesso a essas informações.
Um grande abraço.
Até a próxima