O polêmico rapper americano Kanye West tem tudo a ver com a estratégia de e-mail marketing. Vai me dizer que não? Ora, com suas declarações bombásticas, Kanye consegue chamar a atenção até mesmo de Barack Obama. Artista indesejado nos festivais de rock, o sorrateiro Kanye rouba a cena no tradicional Glastonbury e abandona o show de encerramento do Pan por causa de falhas no som! Não importa a situação: ele sempre manda seu recado.
Provocativo para conquistar a audiência e astuto para se aproximar até de quem não está convencido do seu talento. Assim como Kanye, deve ser a sua estratégia de e-mail marketing para obter altas taxas de abertura de e-mail e cliques (CTR’s). Neste artigo, você vai entender como o jeito Kanye West de ser pode ajudar na sua estratégia:
O poder está no assunto
• “Eu sou um Deus” – 14 caracteres
• “Nenhum homem deveria ter tanto poder” – 36 caracteres
• “Nada é prometido da vida com exceção da morte” – 45 caracteres
• “Eu ainda sou o melhor de todos” – 30 caracteres
Pense bem: se o assunto de um dos milhões de e-mails que diariamente lotam sua caixa de entrada fosse uma das frases acima, extraídas de músicas de Kanye, você se sentiria tentado a clicar no subject para ao menos saber do que aquilo se trata? Letrista abrasivo, Kanye é mestre nos subjects, tanto no conteúdo, quanto na forma.
Uma pesquisa recente do blog especializado em marketing digital Return Path concluiu que uma linha de assunto ideal deve ter entre 41 e 70 caracteres, sendo que dispositivos móveis exibem até 30 caracteres antes de cortarem o texto. Na medida certa para todas as já citadas 4 frases de Kanye que, além de curtas e incisivas, são curiosas o suficiente para captar a atenção instantaneamente, assim como deve ser o campo assunto no e-mail marketing para trazer o tão desejado “click” do usuário.
Conteúdo é um Deus
Assim que o Festival de Glastonbury – famoso por apresentações de U2, Paul McCartney e Rolling Stones – divulgou Kanye West como sua atração principal de 2015, amantes do bom e velho rock n’ roll chiaram e se mobilizaram com abaixo-assinado e tudo para tentar vetar a apresentação. Em vão. Kanye West não só fez um dos melhores shows da última edição, como também atiçou o público ao declarar que estavam todos diante do “maior astro de rock vivo”, emendando com uma versão controversa de “Bohemian Rhapsody” do Queen, que viralizou e deu o que falar nas mídias sociais, virando até meme.
A ousadia de Kanye deve ser a mesma do estrategista na hora de escrever o conteúdo do e-mail marketing. Se o subject provocativo conseguiu fisgar os destinatários, é através do conteúdo do e-mail que se dará a filtragem de quem irá efetivamente clicar ou não no CTA do corpo da mensagem.
Muita gente não entendeu nada e abominou a homenagem ao Queen feita por um rapper, mas certamente a base de fãs de Kanye cresceu graças à compreensão de mais um corajoso ato de contestação do astro contra as pessoas que não desejavam vê-lo pisar no palco no Glastonbury. Soberano no palco, Kanye entregou um set list de qualidade que englobou todos os seus hits e convenceu público, crítica e quem mais duvidava da sua capacidade como headliner de um festival de rock.
Nutrição de leads (ou traga logo meus malditos croissants!)
Ainda sobre a lendária apresentação de Kanye no Glastonbury, enquanto milhares de fãs de Kanye se amontoaram próximo ao palco para acompanhar um verdadeiro “one man show“, era notável, para quem viu o show pela TV, a dispersão de um determinado contingente do público alheio ao espetáculo lá no fundão. Ou seja: quem deveria se interessar pela performance de Kanye, chegou mais perto. Quem não estava ali para ver o artista, acabou se afastando.
O fenômeno ocorrido na plateia exemplifica como deve ser uma eficiente estratégia de nutrição, ao separar os leads quentes dos frios e direcionar conteúdos que consigam atender ambos. Se os leads quentes tiveram a experiência de suas vidas ao verem de perto Kanye, os leads frios, ainda descrentes da qualidade de Kanye West, talvez no futuro venham a comprar um DVD e aí, quem sabe, passem a prestar mais atenção no cantor. Em suma, a chance dos fãs que se espremeram no gargarejo de comprarem camisetas e souveniers depois do show (Sales Qualified Leads) é bem maior do que a daqueles que fizeram questão de ignorar o set list de Kanye. Concorda?
Cuidado com o SPAM!
Ao seguir os passos de Kanye na estratégia de e-mail marketing, o único cuidado que você deve tomar é para não empolgar demais e… extrapolar. Quando a ousadia se transforma em invasão de privacidade (o famigerado SPAM), a coisa complica, e muito! Kanye por pouco não viu sua brilhante carreira ir por água abaixo quando resolveu invadir o palco do Video Music Awards da MTV em 2009 para roubar a estatueta da vencedora da noite Taylor Swift, sob a alegação de que o álbum de Beyoncé era melhor que o dela. Um fato constrangedor e lamentável que até hoje assombra o cantor e ofusca a qualidade do seu trabalho.
Em se tratando de e-mail marketing, seja inventivo e provocador. Mas só se for convidado, ou então vai perceber mais cedo do que gostaria que você não é um Deus coisíssima nenhuma.
E então, o que achou das dicas do Kanye? Conta pra nós através dos comentários! Hurry up with my damn croissants!!!