O Brasil é o primeiro e único país a receber DUAS edições do evento de Internet mais importante do mundo nas áreas de: Inovação, Criatividade, Ciência, Empreendedorismo e Entretenimento Digital. Estamos falando da Campus Party.
A Campus Party Recife 4
De 23 a 27 de julho a capital pernambucana recebeu a quarta edição da Campus Party Recife. Esse ano o evento reuniu 4.000 campuseiros, conectados a um link de 20gb de internet,300h de conteúdos distribuídos em 6 palcos temáticos espalhados pelos 27 mil m² no Centro de Convenções de Pernambuco. Assim como a #CPBR8, a #CPRe4 celebrou o 150º aniversário do livro Da Terra à Lua, de Julio Verne. Os palcos de conteúdos foram batizados em homenagem ao tema:
Palco Terra – Magistrais, o palco das atrações principais;
Palco Lua – Empreendedorismo;
Palco Marte – Jogos e Simulação;
Palco Saturno – Makers, robótica, astronomia e modding;
Palco Vênus – Criatividade, social media, design e tv digital;
Palco Júpiter – Desenvolvimento, software livre, segurança e redes.
Além dos novos nomes para os palcos, a edição de 2015 do evento trouxe algumas novidades, entre elas a velocidade de 20Gb (o dobro da edição anterior) oferecida pela Vivo. Confira abaixo mais destaques.
Magistrais
Os magistrais da #CPRe4 são conhecidos por serem os convidados principais do evento. Eles se apresentam no palco central e trazem um pouco da sua história, com um repertório de conteúdos atuais sobre diversas áreas, para inspirar todos os campuseir@s e participantes.
Dado Schneider – Palestra Muda 2.0
A palestra muda do Dado Schneider tem uma proposta diferente: causar uma experiência sensorial no espectador. Baseando-se em um conceito autoral de “se o mundo muda, a palestra muda”, Dado apostou no formato em que após 45 minutos em silêncio, resolve falar e entrega conteúdo que direciona sua audiência a um debate sobre carreira, trabalho e futuro. Tudo isso para combater a fragilidade de um mundo onde estamos cada vez mais dispersos. Vale a pena assistir!
Lorrana Scarpioni
Com apenas 24 anos a jovem Lorrana Scarpioni já entrou pra a lista dos 10 brasileiros mais inovadores com menos de 35 anos pelo Prêmios MIT Technology Review Innovators under 35. A também CEO da Bliive, rede colaborativa de troca de tempo, fez uma palestra no formato “dois em um” em que apresentou seus projetos nas áreas de economia da colaboração e um passo a passo para quem deseja empreender e aprender a acreditar sem suas ideias. Lorrana salientou a importância de acreditar em seu projeto, sonhar grande e começar pequeno e colocar o projeto na rua, apesar das suas limitações. A limitação financeira, inclusive, foi uma das barreiras que ela quebrou ao mostrar que o valor das coisas vai além do dinheiro. Conheça a Bliive e assista à palestra da Lorrana Scarpioni na íntegra clicando aqui.
Joseph Olin
Envolvido em mais de 100 jogos e produtos interativos desenvolvidos, Olin é uma lenda dos videogames, tendo sido um dos criadores de ninguém menos que Lara Croft em Tomb Raider. Olin usou a sua experiência única para levar uma visão completa sobre o cenário atual dos videogames e todas as formas de entretenimento interativo. A palestra ideal para os gamers de plantão. Se você é um deles, não perca o replay, assista aqui!
Open Campus
A Open Campus, espaço aberto ao público, reuniu diversas atrações imperdíveis totalmente gratuitas. Nessa edição o espaço trouxe duas grandes novidades, um espaço destinado a simuladores e outro espaço que reuniu os melhores projetos de estudantes universitários.
Simuladores
Sucesso na Campus Party São Paulo, a área de simulação trouxe pro Recife o melhor da simulação: dois simuladores de helicópteros (ambos utilizados em treinamento de pilotos de verdade) e home-cockpits de corrida. Além disso a Big Data University trouxe um protótipo de “carrinho de controle remoto” que é, na verdade, controlado pelo poder do pensamento. O usuário utiliza um espécie de tiara com sensores que captam ondas alfa que são transmitidas sempre que seu cérebro experimenta sensações de tranquilidade, por esse motivo você é convidado a relaxar para poder movimentar o carrinho. Interessante, não?
Campus Future
Em sua primeira edição em Recife, a Campus Future reuniu os melhores projetos de estudantes de graduação e mestrado de diversos estados do Brasil em estandes compartilhados onde podiam expor e compartilhar suas experiências. Os projetos ainda passaram por diversos avaliadores que analisavam a importância do projeto para que posteriormente os selecionados passem por um programa de incubação com o apoio da Prefeitura do Recife.
Inclusão Digital: Programaê
O grande destaque no setor de Inclusão Digital da #CPRe4 foi o projeto Programaê, que buscou demonstrar de forma prática, rápida e descomplicada, que é possível ter a programação ao alcance todos. A proposta foi mostrar que é possível fazer o seu primeiro app com o auxilio do programa, sempre precisar entender muito de programação.
Smart Cities
Smart Cities foi um tema de bastante destaque esse ano, isso por que a Campus Party sempre traz novas discussões na busca de inovação. A discussão é relativamente nova, mas baseia-se na coleta de dados úteis que juntos são capazes reunir resultados importantes e buscar inovações que ajudem a viabilizar a gestão de cidades mais inteligentes e tecnológicas.
Mas afinal, o que são cidades inteligentes?
São espaços urbanos, físicos ou digitais, cujo o uso da tecnologia da informação e comunicação maximiza do resultado e dos efeitos do serviços prestados aos seus habitantes, melhorando sua qualidade de vida e minimizando custos.
Além das diversas atividades sobre a temática, o evento também reuniu o Fórum Brasileiro de Cidades Inteligentes e Humanas.
Se o assunto despertou seu interesse, eu sugiro que assista o replay da Mesa Redonda sobre Segurança e Privacidade em Smart Cities. É bem didática, eu garanto!
O que vivemos na Campus Party…
O Digaí viveu a experiência da Campus Party de uma maneira singular esse ano, o Felipe Pereira, nosso diretor, foi convidado a apresentar o Workshop Impulsionando seu Negócio com Marketing Digital, que em breve você poderá assistir no DigaíTV.
Eu e a Andreza Mendes nos divertimos muito transmitindo nossas descobertas pelo Periscope (e tenho certeza que quem assistiu se divertiu ainda mais).
Vimos amig@s e campuseir@s como protagonistas, seja apresentando painéis, lançando novos projetos, como o Picmi Game do Murilo Lima (Geek Café) ou apresentando novas soluções para a sociedade, como o app DangerZone do Matheus Uehara.
E o mais importante: vivemos o ambiente que estimula e valoriza a cultura da inovação e do conhecimento, em que traz à tona tendências globais importantes para pensar diferente e buscar novas alternativas na resolução de problemas.