Você é um empreendedor? Você acha possível desenvolver características e comportamentos empreendedores de sucesso? Será que você possui as 10 características de um empreendedor de sucesso, segundo ONU e SEBRAE? Se você não é empreendedor e pretende empreender, independente de seu modelo de negócio, esta é uma leitura indispensável. Agora, se você já é empreendedor digital ou empresário precisa ficar atento aos seus comportamentos empreendedores. Dominar técnicas de gestão, de marketing digital, vendas online, técnicas de comunicação e tantas outras é importante, mas é preciso lapidar as suas características de comportamento empreendedor para tornar-se um líder, um protagonista da sua história e resultados no mundo dos negócios.
Durante muito tempo se acreditava que se nascia empreendedor ou não tinha como se desenvolver um empreendedor. Essa tese caiu por terra quando estudiosos do empreendedorismo e comportamento humano começaram a mapear comportamentos empreendedores e identificaram que era possível sim desenvolver uma atitude empreendedora.
Diante da descoberta do pesquisador americano da Universidade de Havard, Dr. David McClelland, “O que faz a diferença entre o fracasso e sucesso é o que as pessoas fazem com os recursos que elas tem!”, a ONU (Organização das Nações Unidas) encomendou um estudo ao pesquisador para descobrir comportamentos e caraterísticas dos empreendedores de sucesso. Ela acredita na força do empreendedor e enxerga através do desenvolvimento do empreendedorismo o melhor caminho para o desenvolvimento de uma nação ou de uma sociedade.
O Dr. McClelland realizou a pesquisa na década de 60 com 200 empreendedores, em 3 continentes, por um período de 2 anos. O objetivo era mapear o que esses empreendedores tinham ou faziam de diferente em seus negócios e identificar um conjunto de características que compõem o perfil ideal para se empreender. Com a conclusão do trabalho, ele chegou a 3 pontos importantes:
1º Os empreendedores não tinham alto nível de escolaridade, ou seja, tinham pouco estudo. No entanto, tinham muita coragem e ousadia nos negócios, o que ajudava a ter sucesso na época. Isso não quer dizer que você não deva estudar. Hoje o acesso à informação é mais rápido e o conhecimento é um dos pilares para o desenvolvimento de uma competência.
2º Esses empreendedores tinham quebrado um negócio em média 3 vezes. Calma, você não precisa falir um negócio para chegar ao sucesso. O que esses empreendedores faziam na época era encarar a falência da empresa como um aprendizado para ter força e mais maturidade e começar o novo negócio de forma melhor.
3º Os empreendedores pesquisados tinham 30 comportamentos em comum e que praticavam em seus negócios.
Sabendo disso a ONU, contratou uma empresa de consultoria americana para formatar uma metodologia para ensinar esses 30 comportamentos empreendedores para empresários ou potenciais empreendedores em todo o mundo. E em 1983, a ONU e SEBRAE assinaram um acordo de exclusividade para ensinar essa metodologia no Brasil (da teoria a prática, com dinâmicas em grupo e jogos empresariais), chamada de Empretec.
As 10 Características Empreendedoras de Sucesso
Os 30 comportamentos empreendedores foram divididos em três grandes conjuntos: realização, planejamento e poder, e em 10 características empreendedoras de sucesso para facilmente aplicar no dia a dia do negócio.
O conjunto de realização compreende as seguintes características:
A Busca de Oportunidades e Iniciativa
O empreendedor desenvolve a capacidade de se antecipar aos fatos e de criar oportunidades de negócios com novos produtos e serviços. Tem atitude de pro-atividade, busca possibilidades de expandir e aproveita oportunidades incomuns para aplicar em seus negócios.
Como empresário ou empreendedor digital quantos novos produtos desenvolveu para atender a novas necessidades de seu cliente no último ano?
A Persistência
Desenvolve a habilidade de enfrentar obstáculos para alcançar o sucesso. O empreendedor não desiste diante de obstáculos, reavalia e insiste ou muda seus planos para superar objetivos, esforça-se além da média para atingir seus objetivos.
Quantas vezes ficou acordado até a madrugada para terminar uma apresentação para o cliente? Quantas vezes insistiu para agendar uma apresentação para um cliente?
Correr riscos calculados
Nesta situação o empreendedor assume desafios e responde por eles. O comportamento aqui é procurar e avaliar alternativas para tomar decisões, buscar reduzir as chances de erro, aceita desafios moderados, com boas chances de sucesso.
Antes de lançar um produto você faz a validação e testes do mesmo, disponibilizando-o para alguns parceiros ou clientes? Você usa planilhas de controle ou relatórios financeiros para tomar decisões estratégicas do seu negócio?
Exigência de qualidade e eficiência
Aqui aparece a disposição do empreendedor para fazer sempre mais e melhor. Ele tem a característica de melhorar continuamente seu negócio ou seus produtos, satisfaz e excede as expectativas dos clientes, cria procedimentos para cumprir prazos e padrões de qualidade.
Você monitora a entrega do seu produto ao cliente? Você costuma fazer pesquisa de satisfação com o cliente que comprou seu curso? Já tentou ligar para ele para saber o que gostou e o que não gostou?
Comprometimento
Esta característica envolve sacrifício pessoal, colaboração com os funcionários e esmero com os clientes. A atitude empreendedora aparece quando o empreendedor traz para si mesmo as responsabilidades sobre sucesso e fracasso, atua em conjunto com a sua equipe para atingir os resultados, coloca o relacionamento com os clientes acima das necessidades de curto prazo.
Quantas vezes assumiu o compromisso de entregar seu serviço em tempo para o cliente, apesar da falta de energia durante o dia na sua rua ou prédio? O que fez para entregar o trabalho no prazo?
No conjunto de planejamento, encontramos os comportamentos de:
Busca de informações
Esta característica envolve a atualização constante de dados e informações sobre clientes, fornecedores, concorrentes e sobre o próprio negócio. Onde o empreendedor envolve-se pessoalmente na avaliação do seu mercado, investiga sempre como oferecer novos produtos e serviços, busca a orientação de especialistas para decidir.
Quantas vezes procurou um especialista em Facebook para avaliar a sua fanpage? Já comprou um produto do concorrente para avaliar o produto e prazo de entrega?
Estabelecimento de metas
O empreendedor compreende saber estabelecer objetivos que sejam claros para a empresa, tanto em longo como em curto prazo (com data pré-definida). Assim, o empreendedor: persegue objetivos desafiantes e importantes para si mesmo, tem clara visão de longo prazo e cria objetivos mensuráveis, com indicadores de resultado;
Estabeleceu uma data para colocar seu website no ar? Estabeleceu qual a data em que quer atingir “x” de lucro líquido na empresa?
Planejamento e monitoramento sistemático
Ele desenvolve a organização de tarefas de maneira objetiva, com prazos definidos, a fim de que possam ter os resultados medidos e avaliados. O empreendedor com essa característica bem trabalhada: enfrenta grandes desafios, age por etapas, adequa rapidamente seus planos às mudanças e variáveis de mercado, acompanha os indicadores financeiros e os leva em consideração no momento de tomada de decisão.
Fez um planejamento o lançamento de seu próximo produto ou serviço? Revisou o plano de negócio da empresa?
O conjunto do poder reúne os comportamentos de:
Persuasão e rede de contatos
Este comportamento engloba o uso de estratégia para influenciar e persuadir pessoas e se relacionarem com pessoas chave, que possam ajudar a atingir os objetivos do seu negócio. Assim, o empreendedor cria estratégias para conseguir apoio para seus projetos, obtém apoio de pessoas chave para seus objetivos, desenvolve redes de contatos e constrói bons relacionamentos comerciais.
Quantas vezes por mês você costuma convidar seu amigo que tem uma agência de marketing digital, seu colega do curso, o amigo consultor de negócios para tomar um café? Costuma participar de eventos ou cursos presenciais para ampliar sua rede de contatos?
Independência e autoconfiança
O empreendedor desenvolve a autonomia para agir e manter sempre a confiança no sucesso. Um empreendedor que possui essa característica: confia em suas próprias opiniões mais do que nas dos outros, é otimista e determinado, mesmo diante da oposição, transmite confiança na sua própria capacidade.
Já recebeu um pedido de cliente de última hora e teve que mobilizar equipe e parceiros para atender a tempo a solicitação?
O empreendedor com as caraterísticas e competências empreendedoras bem desenvolvidas geralmente tem a capacidade de perceber oportunidades de negócio com mais facilidade e antes do senso comum. Estas oportunidades podem estar relacionadas a criar um novo negócio, reinventar ou inovar num negócio, diria até que são responsáveis por transformar valores de uma sociedade.
O empreendedor tem um inconformismo com a situação atual das coisas ao seu redor, busca por mudanças e por seus próprios resultados. Ele é uma pessoa motivada e apaixonada pelo que faz, se destaca e busca reconhecimento intencionando deixar um legado. Já sabe qual legado que você empresário ou empreendedor digital quer deixar para seus filhos e para a sociedade? Qual sua missão como empreendedor?
Para te ajudar a esclarecer essa dúvida sobre a sua missão como empreendedor, vou deixar aqui um vídeo do Felipe Pereira em que ele explica muito bem esse assunto e fala sobre os 3 tipos de empreendedores e as principais diferenças entre eles. Em qual perfil você se encaixa?
Para o SEBRAE, o desenvolvimento de características de comportamento empreendedor influencia no aumento dos lucros da empresa, dá maior segurança e assertividade na tomada de decisões, possibilita a ampliação da visão de oportunidades, aumenta o ciclo de vida das empresas, entre várias outras consequências, aumentando assim as chances de sucesso empresarial.
E então, você se identificou com alguma destas características empreendedoras? Quais destes comportamentos você pratica? E quais você precisa desenvolver e aperfeiçoar? Já participou da capacitação Empretec? Envie esse artigo para seu amigo empreendedor e comente, seu ponto de vista é importante para avançarmos no processo de aprendizado. Digaí!