Um dos ramos de atuação do design que mais cresceu nos últimos tempos, a animação digital transformou o modo como as mensagens são elaboradas e transmitidas ao público. De igual maneira, foi modificada também a maneira como os receptores interpretam e respondem a essas mensagens, fazendo desta ferramenta uma alternativa interessante para fazer aquilo que organizações de todas as naturezas buscam todos os dias – se conectarem emocionalmente com os seus pares e clientes.
A animação
De acordo com Chong (2008), o princípio básico da animação é o “processo que cria a ilusão de movimento para um público por meio da apresentação de imagens sequenciais em rápida sucessão.”. Ainda segundo o autor, “O desenvolvimento da ilusão visual e das imagens em movimento tem fascinado tanto o público quanto os cineastas. Mesmo em nosso mundo saturado de mídia e de imagens, os primeiros experimentos na animação, como os flip books (ou folioscópios), ainda têm o poder de envolver o criador e o espectador”.
Muitos de nós já experimentaram a sensação de ver uma animação ser criada a partir de blocos de desenhos. Se você desenha ou conhece alguém que o faça, talvez tenha se maravilhado com essa simples mas marcante técnica dá vida aquelas linhas traçadas pelo desenhista. Aliás, as animações invadiram e conquistaram plateias nos cinemas do mundo inteiro e criou ícones na cultura pop, como Walt Disney e todo o seu império capitaneado por Mickey Mouse, Scooby-Doo, Homer Simpson, Shrek, os X-Men e tantos outros. Uma prova disso é a criação de uma categoria específica para o gênero nos Oscar e a grande febre dos desenhos e filmes adaptados das histórias em quadrinhos e livros de fantasia.
Mas não é apenas nas telas dos cinemas que as animações podem ser importantes. À medida que tornam-se cada vez mais esclarecida, a sociedade demanda de instituições públicas e privadas de todas as naturezas maior atenção e conexão com os seus desejos, curiosidades e valores. Como uma ferramenta comunicativa, a utilização de desenhos e suas diversas aplicações ajudam a contar histórias de forma mais lúdica e marcante, não apenas auxiliando na transmissão da mensagem correta, mas em sua força de penetração e lembrança junto ao espectador. No meio corporativo uma das mais importantes aplicações da animação dá-se no meio publicitário, onde personagens sempre foram usados para criar uma conexão com o público, basta lembrar de comerciais famosos como o lançado pela Nike às vésperas da Copa do Mundo de 2014:
Além da propaganda
Mas a utilidade desse recurso têm sido explorada em outros momentos pelas organizações. Pelo sua identidade lúdica, os desenhos animados e efeitos criados pelos designers animadores têm sido utilizados por empresas e instituições em momentos variados. A utilização em treinamentos, por exemplo, é comum nas empresas e ajuda a tornarem-os mais eficientes e agradáveis para os usuários. Também podemos encontrar vídeos institucionais, tutoriais e várias outras situações onde a animação ajuda na didática e absorção de informação.
Uma das empresas que utilizou desse recurso para melhorar a experiência dos clientes com os seus serviços e agregar valor à sua marca foi a Virgin Airlines. Uma das muitas empresas do grupo Virgin, do excêntrico sir Richard Branson, a empresa aérea buscou tornar mais agradável um dos momentos mais chatos e importantes de um voo, as instruções de segurança. A partir de uma design de estratégia bem realizado, a empresa contratou o estúdio de Design Art & Graft, especializado em animações, e transformou esse procedimento tradicionalmente ignorado pelos passageiros em uma interessante atividade pré-voo e com certeza conseguiu transmitir aos seus clientes, além das informações, uma forte e bela sensação de atenção às suas emoções. Como pode ser visto no vídeo abaixo, a criação de uma história ajuda na transmissão e compreensão da mensagem, tornando-a não apenas crucial, mas empolgante.
Podemos perceber e aprender com esse case e tantos outros que, antes de mais nada, ações criativas devem ser buscadas para atingir a tão almejada diferenciação frente aos concorrentes. Dessa forma, a contratação de serviços de designers e animadores pode ser uma ótima saída no momento de realizar ações de comunicação interna e externa, capacitações e outros procedimentos que necessitem ser não apenas vistos, mas internalizados da melhor forma. Seja numa propaganda ou no treinamento de um novo processo, a animação vai tocar no lado infantil do espectador e levá-lo a uma experiência diferente, que irá marcá-lo de uma forma que nenhum pedaço de papel faria.