Ao passar do tempo, o celular passou de um simples dispositivo que realizava ligações para algo que faz praticamente tudo! Com um smartphone a gente pode acessar o Facebook, ler e-mails do trabalho, comparar preços, comprar produtos, fazer pesquisas no Google e até conversar com amigos e família. Por ser um dispositivo pequeno, barato e de fácil manuseio, os smartphones se tornam mais populares a cada dia. Começa então uma nova oportunidade de negócios, onde as empresas precisam se adaptar à essa nova realidade do mercado.
O Google, uma marca que sempre pensa no futuro e em dominar o mundo, está investindo pesadamente em novos negócios mobile. Recentemente foi anunciado uma negociação para virar um operador móvel virtual nos Estados Unidos. Já imaginou como deve ser o chip do Google? Rumores sobre o Android Pay, um tipo de carteira eletrônica, parecido com a Apple Pay ou Pagseguro; o Mobile Meter, um sistema que monitora o seu uso dos aplicativos (privacidade sempre!).
A campanha #MobileMadness
Recentemente, a equipe de Search Quality e Webmaster Relations do Google lançou a campanha #MobileMadness. Ao longo de um mês, farão Hangouts ao vivo para explicar o que consideram ser uma boa experiência em mobile e quais os passos que devem ser tomados para garantir que o seu site providencie essa experiência aos usuários. Haverá ainda uma sessão de Q&A para tirar dúvidas sobre essa mudança no ranking, além de várias dicas e um desafio, tudo de graça.
Após o fim da campanha, no dia 21 de Abril, o Google vai começar uma nova “estratégia” para sua ferramenta de busca: os sites que se adaptarem aos dispositivos móveis vão ter uma melhor classificação na busca orgânica a partir desses dispositivos. O Google lançou no ano passado um Teste de Compatibilidade com Dispositivos Móveis, que permite testar uma URL e informar se um website é considerado compatível com dispositivos móveis, e se receberá o rótulo “para mobile”.
Agenda completa da campanha #MobileMadness
Essa é a agenda completa da campanha #MobileMadness:
- Dia 23/03 – Apresentação para PMEs: Otimize sua estratégia online e seu desempenho na busca. Como manter o foco nos canais corretos, introdução às Ferramentas do Google para Webmasters e SEO como estratégia de longo prazo;
- Dia 30/03 – Conheça as ferramentas: Teste de Compatibilidade com Dispositivos Móveis, Facilidade de Uso em Dispositivos Móveis e PageSpeed Insights;
- Dia 01/04 – Melhore a visualização: Viewports, zoom e plugins;
- Dia 06/04 – Concentre-se no usuário: Pontos de toque, margens e tamanhos da fonte;
- Dia 08/04 – Configure corretamente: Redirecionamentos e URLs canônicos;
- 15/04: Q&A: Sessão de perguntas e respostas sobre as mudanças no ranking para sites compatíveis com dispositivos móveis.