Quem utiliza o Facebook como parte de uma estratégia para relacionamento e vendas, não pode dormir no ponto.
Sempre tem alguém me perguntando sobre a melhor maneira de usar o Facebook em sua estratégia de marketing, e, por isso, eu decidi escrever neste artigo os 5 principais recursos para você utilizar a principal rede social do Brasil em prol dos seus negócios.
Afinal, já são mais de 89 milhões de brasileiros no Facebook, superconectados e abertos a novos relacionamentos, tanto com outros usuários como também com empresas e marcas.
Os 5 TOP recursos para negócios no Facebook são:
1 – Páginas
Enquanto as pessoas usam perfis, as marcas usam as páginas, ou fanpages, para produzir conteúdo interessante e se relacionarem com o público.
A importância de produzir um bom conteúdo é que, através dele, seu público conhecerá melhor seu negócio, sua proposta de valor, além de encontrar outras informações, como telefones para contato, local e horário de atendimento.
Você pode usar fotos, vídeos, textos interessantes e revelar um pouco da experiência que o usuário pode ter com seu produto ou serviço – para deixá-lo sempre querendo mais!
Além disso, é possível mensurar o engajamento da página através de relatórios gerados pelo próprio Facebook, que podem orientar bastante suas ações na rede.
2 – Anúncios Segmentados
Existem várias opções de anúncios no Facebook, que são determinados a partir de seu objetivo.
A vantagem de veicular um anúncio está em alcançar cada vez mais pessoas, e atraí-las para sua página ou o que seu objetivo mandar. Tais objetivos podem ser: mais cliques em seu site, mais curtidas em sua página, instalações de aplicativos, visualizações de vídeos, dentre vários outros.
Para isso, basta acessar a opção de criar um anúncio, decidir que tipo de anúncio é mais viável para seu negócio no momento (cliques no site, curtidas na página etc.), criar o anúncio e escolher dentre as opções de preço e segmentação do público desejada.
Você pode ler mais sobre opções de anúncios no Facebook clicando aqui.
3 – Aplicativos personalizados
Já pensou em criar um aplicativo personalizado para engajar ainda mais seu público?
Você pode desenvolver um aplicativo para Facebook específico para uma campanha, uma promoção ou para o negócio em geral. Além do alto engajamento, os aplicativos podem oferecer mais interatividade e serviços exclusivos para seu público.
É uma excelente maneira de oferecer um novo tipo de experiência entre seu público e sua marca ou projeto, além de conquistar vários novos seguidores.
4 – Grupos
O Facebook possui grupos que reúnem pessoas em torno de temas específicos. Certamente há comunidades ligadas à área de atuação do seu negócio e você pode participar delas para obter informações do mercado, bem como posicionar você e seu negócio como uma referência.
Mas atenção: você precisa atuar de forma genuína e contribuir com o grupo, não ser aquele chato que só posta SPAM. J
5 – FB Responder
Esta é uma ferramenta menos conhecida, mas que eu acho sensacional!
Com o FB Responder, é possível criar notificações para seu público receber direto na aba de notificações, aquele globinho que reúne as notícias relacionadas à sua conta e outras atividades na rede. Ele funciona de maneira simples: um pequeno texto e um link para direcionar quem clicar na notificação.
A ferramenta pode ser utilizada por todos que querem aumentar seu alcance no Facebook, pois as notificações têm altas taxas de cliques e não é necessário impulsionar as publicações para que sua audiência veja.
Você pode utilizar cada um destes 5 recursos em estratégias diferentes, ou todas ao mesmo tempo, a depender de seus objetivos.
Conhecê-las é o primeiro passo para começar a diversificar sua atuação na rede e, assim, obter cada vez melhores resultados!