Você está afogando no mar de números de desempenho do seu projeto? Aposto que já passou por isso ou está passando. Na internet, existe uma infinidade de métricas, dados que podem ser mensurados. Como saber para onde você deve focar seu olhar e acabar com esse desespero? KPI´s.
O que são Kpi´s?
Para trabalhar de forma eficiente, é essencial saber quais métricas realmente merecem sua atenção. Defina as métricas essenciais para seu projeto e foque nelas.
A métrica que você eleger como essencial é um KPI (Key Performance Indicators. Tradução: “Indicador-Chave de Performance”).
Esses indicadores definidos por você ajudarão muito a acompanhar o sucesso do seu projeto, evitando quantidades desnecessárias de relatórios e dados que não vão te levar a lugar algum.
Os kpi´s são uma parte muito importante na Inteligência Competitiva. Vamos analisar o gráfico abaixo
a) Planejar Ação: Aqui devemos definir nosso objetivo da ação que será realizada. Porque?
b) Definir Kpi´s: Como vamos medir as ações? Qual será a fonte de dados que você irá utilizar. Qual?
c) Mensurar: Aqui você coleta os dados e mensura.
d) Análise e Feedback: Veja o que você deu de certo e errado. Corrija seus erros e melhore seus acertos.
Inteligência Competitiva
Como definir um KPI?
Para definir um bom kpi´s, pergunte-se: Por que meu projeto existe?
Um KPI precisa:
- Ser simples;
- Todos do seu grupo de trabalho devem entendê-lo facilmente;
- Expressar se seus objetivos estão sendo alcançados ou não;
- O Básico: Retorno econômico do seu projeto.
Exemplos de KPI
- Vendas;
- Geração de Leads;
- Downloads de arquivos;
- Assinatura de RSS;
- Outros.
Veja também esses gráficos como exemplo:
Total de visualização do vídeo / total visitas site
Total Fãs do mês 2 / total de fâs mês 1
“Melhores Métricas Sociais” por Avinash Kaushik
De acordo com Avinash as 4 métricas que geram insights e ações:
- Conversation Rate (taxa de conversação);
- Amplification Rate (taxa de amplificação);
- Applause Rate (taxa de aplausos);
- Economic Value (valor econômico).
Conversation Rate (Taxa de Conversação)
Evite realizar comunicação em massa e trabalhe sempre segmentando seu público-alvo. Para você conseguir uma taxa de conversação mais elevada, tenha conhecimento da sua audiência, seus atributos, mantendo relacionamento com conteúdo relevante para eles.
Essa taxa refere-se ao número de Comentários (ou respostas) por conteúdo que você publicar.
Nessa taxa, você já consegue saber um pouco mais como está o engajamento do público com sua marca.
Amplification Rate (Taxa de amplificação)
A Taxa de Amplificação está ligada ao número de compartilhamentos do seu conteúdo.
Como eu consigo mensurar uma taxa de amplificação:
- Twitter: Número de retweets por tweet;
- Facebook, Google Plus: Número de shares por post;
- Blog, Youtube: Número de compartilhamentos por post/vídeo.
Applause Rate (taxa de aplausos)
É a taxa de reação positivas deixada pelo seu público alvo em relação ao conteúdo compartilhado por você.
Como eu consigo mensurar uma taxa de amplificação:
- Twitter: Número de cliques de favoritos por post ;
- Facebook: Número de Curtir’s por post;
- Google Plus: Número de +1’s por post.
- Blog, Youtube: Número de +1’s e Curtir’s por post ou vídeo.
Economic Value (valor econômico)
Serve para quantificar o valor dos esforços investido por você em alcançar os objetivos.
Exemplo de Valor econômico:
- Compra no site;
- Assinaturas de newsletter/e-mail marketing;
- Valor Econômico = Soma das receitas de curto e longo prazo, e redução de custos;
- Você consegue mensurar através do nosso grande amigo Google Analytics ou outras ferramentas de mensuração similares.
Fica para você aqui 4 dicas bônus para construção de KPI´s eficientes
#1 Tenha preferência às taxas em lugar de números
- Números de fãs
- Crescimento no número de fãs
#2 Tenha poucos Kpi´s – Somente o necessário
Nesse caso “Mais é Menos”. Tenha no máximo entre 2 à 4 Kpi´s, mantenha seus esforços no que realmente é importante para seu projeto.
#3 Teste, Teste, Teste
Veja a viabilidade do Kpi. Se não funcionar, substitua por outro mais eficiente
#4 Alteração na estratégia deve refletir nos Kpi´s
Se você realizar uma alteração nas suas estratégias e essas modificações não afetarem diretamente seus kpi´s, analise se você não está com suas métricas fora do foco do seu projeto.
E agora? Definiu seus KPI´s? Conte quais você está utilizando comentando aqui abaixo no post. Te espero 🙂