Que seus clientes precisam acreditar em você e no produto (ou serviço) que você oferece, isso não é novidade. Confiança tem a ver com boa reputação. E uma boa reputação é fundamental para quem quer alcançar sucesso nos negócios. A base dela é a confiança que o público deposita no seu negócio: uma das coisas mais difíceis de se conquistar e uma das mais fáceis de se perder. É um trabalho árduo para construi-la e também para mantê-la.
“São necessários 20 anos para construir uma reputação e apenas cinco minutos para destruí-la.” (Warren Buffet)
Confiança é um dos principais fatores decisivos numa compra, se não for o principal. O que ela tem a ver com a reputação?
Você já preferiu comprar um produto bem mais caro ao invés de comprar aquele genérico porque confiava mais naquela marca? Alguma vez você ouviu aquela voz interna dizendo que o produto de marca iria funcionar melhor do que o genérico, mesmo sabendo que eles são praticamente iguais?
Aposto que sim. O que fez você, muitas vezes, comprar o produto mais caro foi a reputação da marca. E olha que até agora estava falando de produtos físicos. Agora, imagine a compra de produtos e serviços online! Pense nas razões que te fariam se sentir desconfortável ou inseguro numa compra online. Agora coloque-se no lugar de seu cliente e imagine o que poderia fazê-lo hesitar na hora de comprar de você pela internet.
Quando você vende serviços ou produtos pela web, você tem que estabelecer muito mais confiança porque o comprador não pode examinar seus itens imediatamente e na maioria das vezes, ele não faz ideia de quem é você. Ele tem que esperar para receber o produto ou serviço. Ele tem que confiar que você não vai desaparecer com o dinheiro dele. A boa reputação é fundamental neste processo de decisão de compra.
É evidente que uma relação de confiança é construída com o tempo. Se você criar um bom produto ou serviço e cumprir com suas promessas, já estará no bom caminho. Mas, algumas ações vão potencializar a relação de confiança e sua boa reputação com os clientes e prospects. Atente para elas:
1. Conteúdo de qualidade
Entregue sempre conteúdo de qualidade: se tiver que optar entre qualidade e quantidade, fique com a primeira opção.
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2. Apelo emocional
Cuidado com o excesso de apelo emocional: o texto para a internet deve conter apelo emocional, sem dúvida. Mas, quando utilizado em excesso pode fazer com que o usuário se sinta manipulado. É preciso dosar bem. Não exagere.
3. Depoimentos
Utilize múltiplos depoimentos reais de clientes satisfeitos. Nada melhor do que a recomendação de outras pessoas que também adquiriram o mesmo produto/serviço.
4. Aparência e usabilidade
Aparência profissional e usabilidade: o site/blog tem que ser bonito e mais importante ainda, tem que ser pensado para facilitar a vida do usuário. Nada mais irritante do que sites complicados e não intuitivos.
5. Atualizações
Procure atualizar o site com frequência para evitar qualquer sensação de abandono. O cliente pode fazer uma analogia e acreditar que você vai abandoná-lo também.
6. Informações de contato
O cliente deve encontrar as informações de contato facilmente. E de preferência, com mais de uma opção de contato: e-mail, telefone, mensagem no próprio site, endereço, etc.
7. Políticas claras
Se você vende algo pelo seu site ou blog, inclua políticas de envio, de reembolso e tudo o mais que for essencial esclarecer aos interessados. Isso dá segurança a quem vai fazer negócios com você.
8. Imagens
Utilize imagens de boa qualidade: atente para qualidade da sua imagem e de seus produtos. Imagens com resolução ruim ou mal recortadas dão a sensação de desleixo.
Ao cuidar desses aspectos, certamente você estará dando uma força e tanto na construção ou manutenção de uma boa reputação. Você concorda? Acrescentaria algum outro item? Deixe aqui seu comentário.