Como fazer com que sua estratégia de conteúdo impacte as pessoas certas?

 

Quando você está produzindo um novo conteúdo, precisa ter em mente algumas questões. Você deve focar em um público que deseja receber seu conteúdo e em produzir algo que seja realmente útil para ele.

 

Seu esforço tem de alguma forma provocar uma transformação no leitor – pense sempre como você pode ajudar quem está do outro lado da tela. Assim, você estará sendo relevante.
Quem define seu conteúdo não é você, é quem o está consumindo.

Para te ajudar nessa fase do trabalho, responda a algumas perguntas abaixo. Não siga esta lista como uma receita de bolo, são perguntas iniciais a serem resolvidas.

  • Como será disponibilizado esse material?
  • Qual é a Persona para quem será entregue esse conteúdo?
  • Quando o irei disponibilizar?
  • Qual conteúdo quero entregar?
  • Quais meios irei utilizar?

 
 
Irei discutir com você sobre a Persona que deseja trabalhar, ou seja, qual é o público alvo que deseja impactar.
 
Para facilitar o trabalho do seu dia-a-dia, vou lhe apresentar uma ferramenta sensacional que irá te ajudar muito a criar sua Persona. Essa ferramenta é O mapa da Empatia que faz parte da Metodologia Business Model Generation – Canvas.
 
O Mapa da Empatia trabalha com os sentidos, as dores e anseios da sua Persona. Vamos criar juntos um Mapa da Empatia de uma pessoa fora do mercado de trabalho:
 
 

a)    O que a Persona vê?

 
Quando uma pessoa se encontra nesta situação, geralmente as ofertas de emprego são inadequadas, salários incompatíveis com a função etc. Nesta parte do Quadro da Empatia você tem que descobrir como ela é impactada. Por jornais gratuitos? Sites de ofertas de emprego? Em que tipos de problemas ela se encontra?
Saber como ela é impactada te ajudará definir a estratégia de entrega de conteúdo
 
 

b)    O que a Persona ouve?

 
Aqui você descobre o que ela escuta do meio externo. O que os amigos dela estão falando: apostar em formação, migrar para o empreendedorismo etc.
 
 

c)    O que a Persona pensa e sente?

 
Nessa área você tem que descobrir o que é realmente importante para ela.

O desempregado está em um momento de desânimo, insegurança e vontade de mudar a situação incômoda em que se encontra.
 
 

d)    O que a Persona fala e faz?

 
Tenha cuidado em diferenciar o que sua Persona pensa e sente do que ela fala e faz. Muitas vezes o que ela fala e comenta com as outras pessoas não é a realidade que ela pensa e sente. Sua Persona nesta situação pode ter vergonha ou receio de comentar o que realmente está acontecendo. Descubra o que ela fala com os outros. O que ela comenta? Como ela age em público?
 
 

e)    Quais são as dores da Persona?

 
Invista seus esforços em descobrir quais são suas maiores dores. Quais são as frustações dela? Desafios que ela enfrenta? Que riscos ela tem que assumir? Quais os seus obstáculos?
 
 

f)    O que ela deseja alcançar?

 

No íntimo, o que ela quer realmente ganhar? Como ela consegue atingir seus objetivos?

 

Retirado de Interns4u. http://bit.ly/1zOVjdH
Retirado de Interns4u. http://bit.ly/1zOVjdH

Veja o Mapa da Empatia ilustrado ao lado. Ele torna mais fácil a visualização da Persona que você deseja impactar. Com o mapa, você tem uma visão do emocional, do comportamento da sua Persona, de suas dores e ambições em um único lugar

Faça o download do seu Mapa da Empatia e comece agora mesmo a trabalhar sua Persona. Quando você sabe para quem produzir, o que ela está procurando e suas necessidades, seu trabalho fica muito mais fácil e tranquilo.

Imprima o Mapa da Empatia e utilize-se de post its para definição da sua Persona. Post its de cores diferentes para cada área do Mapa ajudarão você a ter uma  visualização ainda melhor e mais organizada. A vantagem de trabalhar desta forma é que você pode alterar, modificar e acrescentar informações sem perder seu Mapa. Isso traz mais dinâmica.

 

Estou curioso para saber como foi sua experiência na utilização da ferramenta. Deixe seu comentário  abaixo:

 

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