Olá pessoal, este é o segundo post da série Adwords Sem Complicação. Hoje vou ensinar a criar uma conta no Google Adwords e falar um pouco sobre os cinco tipos de campanhas do Google Adwords.
Então, vamos lá.
Criando uma conta do Google
Confira os passos para criar a sua conta no Google Adwords.
1. Fazendo login da sua conta Google
1.1 – Se você ainda não tem uma conta no Google acesse o site do Gmail (https://mail.google.com/) e crie uma conta de e-mail normalmente.
1.2 – Se você já tem uma conta do Google, acesse o site do Google (www.google.com.br) e faça o login da sua conta.
2. Criando uma conta no Google Adwords
2.1 – Acesse o site do Google Adwords (https://www.google.com.br/adwords/).
2.2 – Clique no botão azul “Começar Agora”.
2.3 – Se você criou uma conta do Gmail ou fez login da sua conta Google, o sistema vai reconhecer automaticamente seu e-mail. Caso não reconheça, insira manualmente seu e-mail, seu país, o fuso horário e a moeda.
Atenção: Você não poderá alterar posteriormente as configurações de fuso horário e moeda, portanto bastante atenção ao selecionar essas opções.
Depois de informar o e-mail, país, fuso horário e moeda, clique em “Salvar e continuar”.
2.4 – Bem-vindo ao Google Adwords. Sua conta foi criada com sucesso!
Na seta 1 você pode ver o número do seu ID (esse é seu número de identificação e será sempre solicitado quando precisar de algum atendimento com a equipe do Google Adwords) e seu e-mail.
Na seta 2 você vai criar sua primeira campanha.
Tipos de Campanha do Google Adwords
Quando começar a criar sua campanha, será solicitado que você escolha um tipo e um subtipo de campanha. Atualmente existem cinco tipos de campanhas: “Apenas Rede de Pesquisa”, “Apenas Rede de Display”, “Rede de Pesquisa com Exibição em Display”, “Google Shopping” e “Vídeo On-line”.
Vou explicar resumidamente sobre cada uma.
Apenas Rede de Pesquisa
A Rede de Pesquisa é a própria pesquisa do Google (www.google.com.br) e os parceiros de pesquisa do Google (ex: www.aol.com). Então se você quer que seu anúncio apareça no site do Google deve selecionar essa opção de campanha.
A rede de pesquisa só aceita anúncios no formato de texto com limitação de caracteres. Os anúncios serão segmentados com base no termo de pesquisa digitado pelo usuário.
Exemplo de um anúncio da rede de pesquisa (usuário pesquisando por “comprar tênis” no Google):
Apenas Rede de Display
Com esta opção de campanha, seus anúncios vão aparecer apenas na rede de display do Google. A Rede de Display é uma rede com mais de um milhão de websites parceiros do Google (ex: Uol, Terra, Digaí) onde seus anúncios podem aparecer.
A rede de display aceita anúncios de texto, gráfico, em vídeo ou rich media.
Exemplo de um anúncio da rede de display (anúncio de display encontrado no site do Digaí):
Vídeo sobre a rede de display:
Rede de Pesquisa com Exibicação em Display
Este tipo de campanha junta a Rede de Pesquisa com a Rede de Display (A+B). Seus anúncios aparecem na pesquisa do Google e em websites parceiros do Google.
Eu não recomendo este tipo de campanha. Se você deseja criar anúncios na rede de pesquisa e na rede de display, pode ciar duas campanhas separadamente.
Exemplo: João tem um orçamento de R$ 100 por dia para o Adwords. João quer anúnciar tanto na rede de pesquisa, quanto na rede de display. João pode criar duas campanhas: uma campanha apenas para a rede de pesquisa com um orçamento de R$ 50/dia e outra campanha apenas para display com orçamento de R$ 50/dia.
Por qual motivo eu não deveria escolher este tipo de campanha?
Vamos supor que você esteja com dor de cabeça e toma dois remédios (A e B). Três horas depois, a sua dor de cabeça passa, mas qual foi o remédio que funcionou melhor? O remédio A? O remédio B? Ou os dois?
Fica mais fácil de acompanhar os resultados quando você separa as campanhas. Além do mais, você também pode dividir o orçamento deixando mais dinheiro para o tipo de campanha que funcionar melhor pro seu negócio.
“Sempre separe as campanhas da Rede de Pesquisa e da Rede de Display, já que elas precisam de abordagens diferentes e você poderá ajustar as configurações da sua campanha de Display.” (Eric, Gerente do Time de Comunidades do AdWords).
Google Shopping
Este tipo de campanha permite que você crie uma lista de produtos que vão aparecer no Google Shopping. O Google Shopping é o comparador de preços do Google (funciona como o Buscapé, Bondfaro).
Exemplo de anúncios do Google Shopping (pesquisei no Google por “comprar geladeiras”):
Campanha do tipo Google Shopping requer um conhecimento mais avançado e é recomendado para lojas virtuais.
Vídeo On-line
São os anúncios de vídeo, aqueles que aparecem no YouTube. Depois vou criar um post para explicar somente as campanhas de vídeo on-line.
Qual tipo de campanha é melhor para meu negócio?
Se você tem um produto ou serviço que o público conheça ou com um bom volume de pesquisa, talvez uma campanha da rede de pesquisa possa gerar bons resultados para seu negócio. Agora, se você tem um produto ou serviço que ainda não é tão conhecido pelo público ou que tenha um baixo volume de pesquisa, talvez as campanhas de Display e YouTube (Vídeo On-line) seja melhor para seu negócio. E se você tem uma loja virtual com produtos que geram bom retorno, pode investir também no Google Shopping.
A melhor campanha para você é aquela que funciona melhor para seu negócio! Portanto recomendo que teste pelo menos as duas mais básicas: a rede de pesquisa e a rede de display. Se você tem um baixo orçamento para gastar com publicidade, divida esse orçamento entre a rede de pesquisa e a rede de display, criando duas campanhas separadamente e vendo qual lhe trás o melhor retorno.
Exemplo: João tem R$ 50/dia para gastar no Adwords. João criou duas campanhas, uma da rede de pesquisa e outra da rede de display, com orçamento de R$ 25/dia cada. Depois de um tempo analisando sua conta, João percebeu que a campanha da rede de display funcionou melhor para seu negócio (lhe trouxe mais retorno), portanto João decidiu investir mais forte neste tipo de campanha, deixando R$ 35/dia para display e R$ 15/dia para pesquisa.
Neste post eu expliquei de forma resumida os cinco tipos de campanhas do Google Adwords. No próximo post vou ensinar a criar uma “Campanha apenas da rede de pesquisa”. Espero que tenham gostado, dúvidas podem perguntar e até a próxima.
Dica do Dia: Neste post eu falei sobre volume de pesquisa. O Google Trends (Tendências do Google) pode te ajudar na pesquisa para seu mercado ou website, você terá dados sobre períodos de maior procura do seu produto. Esta ferramenta pode ajudar você a planejar as suas campanhas, descobrindo qual a tendência dos termos pesquisados no Google.