Segundo um estudo feito por Margaret Mark e Carol S. Pearson, autoras do livro O Herói e o Fora-da-Lei, você pode definir que tipo de arquétipo (primeira ideia de alguma coisa) sua marca pode ter na cabeça do público através da propaganda.

 

Como utilizar isso na prática? Bom, segundo as autoras, a personalidade da marca pode ser dividida em 4 grupos de impulsos humanos. E cada grupo é dividido em 3 arquétipos. Qual é a personalidade da sua marca? Complicado de definir? Você verá que não.

 

Abaixo a listagem de grupos, arquétipos e seus lemas para entendermos melhor como funciona:

 

Impulsos: Independência/Auto-realização

 

Arquétipos:

 

1. Inocente

Lema: “Somos livres para ser você e eu”.

 

O inocente é um arquétipo previsível, que leva as pessoas a ideias positivas e esperançosas. Como um bom exemplo da utilização deste arquétipo temos a marca Johnson, que promete a todos um mundo livre dos germes e bactérias certo?

 

E um comercial muito conhecido da marca, mais antigo, retrata bem esta ideia.

 

 

 

2. Explorador

Lema: “Não levante cercas à minha volta”.

 

O Explorador gosta de viajar, buscar coisas novas, fugir do tédio e da rotina. Um ótimo exemplo de comercial desta linha foi o que a Mac Donalds criou para a copa.

 

 

 

3. Sábio

Lema: “A verdade libertará você”.

 

É aquele que sabe que caminho seguir e que busca a verdade para orientar.

Exemplo, IBOPE:

 

Impulsos: Pertença/Grupo

 

Arquétipos:

 

1. Cara-comum

Lema: “Todos os homens e mulheres são criados iguais”.

 

 

Não querem de destacar, e sim se enquadrar num esquema comunitário em que se sintam parte integrante. Este arquétipo é democrático, e quase sempre associado a sentimentos tranquilos.

 

Exemplo de marca, Brahma.

 

2. Amante

Lema: “Só tenho olhos para você”.

 

Este arquétipo cultua o belo, valoriza o romance, a sensualidade, pratica a evocação da elegância, do lúdico e do erótico.

Exemplos de marca, Coco Chanel:

 

 

 

 

3. Bobo da Corte

Lema: “Se eu não puder dançar, não quero tomar parte da sua Revolução”.

 

Um arquétipo que vive o momento e se diverte. Não está preocupado em se esconder, e quer ser aceito como ele é, com seu jeito descontraído e brincalhão.

Exemplo de marca, MC Donald’s:

 

 

 

 

Impulsos: Mestria/Risco

 

Arquétipos:

 

1.Herói

Lema: “Onde há vontade, há um caminho”.

 

Está sempre tentando superar seus limites, agindo corajosamente, além de tentar sempre melhorar o mundo em diversos aspectos.

Exemplo de marca, Nike:

 

 

 

2. Fora-da-lei

Lema: “As regras foram feitas para serem quebradas”.

 

O revolucionário, aquele que gosta de quebrar as regras, apresentar novas ideias. Quer ser temido e cria seu próprio caminho.

Exemplo de marca, Harley-Davidson.

 

 

 

 

3. Mago

Lema: “Pode acontecer!”

 

O arquétipo do Mago é o catalisador da mudança. Os Magos são motivados pelo desejo de transformação pessoal e pela oportunidade de mudar as pessoas, as organizações e a época.

Exemplo de marca, Absolut Vodka:

 

 

 

 

Impulsos: Estabilidade/Controle

 

Arquétipos:

 

1. Governante

Lema: “O poder não é tudo… é só o que importa”.

 

É o arquétipo que lidera, que organiza a vida das pessoas e busca sempre pelo poder.

É típico dele ser mostrado como extremamente responsável, que joga com muitas responsabilidades importantes.

Exemplo de marca, Microsoft

 

 

2. Prestativo

Lema: “Ama teu próximo como a ti mesmo”.

 

 

Altruísta por natureza sempre está pronto para ajudar a todos, generoso.

Está sempre preocupado que os menos afortunados possam sofrer, prestação de serviços é sempre seu maior objetivo.

Exemplo de marca, Amazon:

 

 

3. Criador

Lema: “Se puder ser imaginado, poderá ser criado”.

 

Inovador e criativo está sempre procurando desenvolver algo que perdure.

São criadores praticamente todos que possuem uma forma de expressão por meio da criatividade, sendo esta exposta por meio de atividades como pintura, artes plásticas, escultura, decoração e outras mais.

Exemplo de marca, Disney:

 

 

 

 

E você o que achou deste artigo? E que personalidade possui sua marca?

 

 

Fonte: http://oarquetipo.wordpress.com/os-doze-arquetipos/

http://webinsider.com.br/2009/12/23/o-estudo-de-arquetipos-para-consolidacao-de-marcas/

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