Há mais de um ano, eu escrevi aqui no Digaí sobre o novo serviço de métricas que o Twitter estava começando a disponibilizar. Em junho de 2013, a novidade sendo disponibilizada para usuários nos EUA. Demorou, mas ontem, finalmente, essa ferramenta passou a ser aberta para todos os tuiteiros do mundo.
O lado bom deste super atraso é que o Twitter Analytics já chega aqui para a gente com alguns melhoramentos de layout e funcionalidade que a equipe do microblog aperfeiçoou ao longo deste ano. O painel de controle das estatísticas está mais bonito e informativo.
A alegria dos analistas
O Twitter Analytics era bastante esperado porque, até o momento, não era possível fazer quase nenhuma análise de estatísticas e resultados no Twitter. Para empresas e profissionais que atuam com elaboração de conteúdo e estratégia para redes sociais, não ter uma forma fácil e direta de medir resultados no Twitter era um grande complicador. A solução era apelar para ferramentas de terceiros. Ou contar na mão. (eu já fiz isso).
O que o Twitter Analytics oferece
Na página principal, o Analytics, mostra, o resultados de cada tweet em termos de visualizações e engajamento. A informação sobre quantas pessoas viram o seu post é algo completamente novo. Na barra lateral, um resumo gráfico aponta quantos retweets, favorites, replies e cliques a conta teve nas últimas 24 horas, indicando queda ou subida.
A segunda aba do Analytics traça um perfil bem detalhado sobre os seus seguidores. Dados simples como gênero e localização estão lá. Mas a ferramenta mostra também quais temas eles mais discutem e quem eles mais seguem fora você.
A terceira parte do Analytics são os Twitter Cards, uma novidade para quem quer linkar o conteúdo de contas do Twitter com outras mídias, como sites e blogs, por exemplo.
Como acessar
Inicialmente, o Twitter anunciou que as contas passariam a contar com um “botão” Analytics na própria home do perfil. Essa novidade ainda não apareceu para mim. Mas qualquer um pode acessar as estatísticas da sua conta clicando em https://analytics.twitter.com/, estando logado no Twitter.
Eu já descobri dados bem interessantes analisando os dados da minha conta. E vocês, gostaram da novidade?