A cada jogo da copa do mundo, a cada lance, a cada gol, entre as vitórias e as derrotas, lá estão eles: os anúncios de oportunidade! Peças publicitárias resultantes de um marketing atento aos acontecimentos atuais, aos burburinhos do momento, do agora! Isto me lembra muito um dos critérios de noticiabilidade jornalística: a atualidade. Quanto mais atual, mais chances um fato tem de virar notícia! O que na Publicidade e Propaganda viram anúncios,  ganhando cores, formas, textos precisos e muito humor!

 

Aquelas propagandas que aproveitam situações do momento estão cada vez mais presentes em todas as mídias. Na internet, sobretudo via redes sociais, os anúncios de oportunidade levam ao pé da letra esta tipificação. As agências aproveitam cada fato quentinho, para aliá-lo ao conceito de uma marca e assim amplificar a presença dela no ciberespaço.

 

Na disputa pela preferência do consumidor, estão vencendo as estratégias de marketing que transformam – dia após dia – notícias, discussões e comentários que estão na boca do povo, ou melhor, nas timelines do twitter e do facebook, em anúncios que são curtidos , retuitados e compartilhados.

 

 

Mordidas e o Futebol

 

O caso recente que chamou a atenção de todos foi aquela mordida do atacante uruguaio Luis Suárez no zagueiro italiano Giorgio Chiellini. Luizito foi punido pela FIFA e até divulgou desculpas dias depois. Em meio à crise, foram gerados infinitos memes, piadas e brincadeiras idem, sobre as quais não irei me deter aqui.  Mas sim, aos anúncios criados a partir da mordida infeliz!

 

Se por um lado a Adidas, que patrocinava Suárez, suspendeu qualquer tipo de publicidade com o jogador durante a Copa, por outro, muitas marcas aproveitaram a situação e apresentaram anúncios divertidos, dá uma olhada:

 

mkt de oportunidade copa.png 5 25 06 2014

 

 

mkt de oportunidade copa.png 7

 

mkt de oportunidade copa.png 2

mkt de oportunidade copa.png 8

 

 

Outra característica da publicidade de oportunidade é a sua factualidade, ou seja, é atual e é efêmera, tem prazo de validade minúsculo. A marca tem que publicar na hora certa, no lugar certo e no momento mais adequado. Questão de minutos, horas ou dias, podem jogar no lixo um trabalho criativo para uma propaganda que aproveite alguma notícia para fortalecer uma marca. Na Copa do Mundo 2014 até mesmo características marcantes dos protagonistas, os jogadores, são elementos aproveitados nos anúncios de oportunidade. Praticamente todos os dias, visualizamos exemplos com a nossa Seleção:

 

 

mkt de oportunidade copa.png 3

 

 

mkt de oportunidade copa

 

 

mkt de oportunidade copa.png 11 28 06 2014

 

Os anúncios de oportunidade integram a história da publicidade mundial e estão por aí, divulgando produtos e serviços, há muito tempo. No nosso país um exemplo ícone deste tipo de publicidade são os anúncios criados pela então W/Brasil para a Bombril. Os comerciais com o ator Carlos Moreno sempre tinham como ponto de partida algum fato popular, um personagem famoso, uma gíria da moda e também, é claro, o futebol:

 

mkt de oportunidade Bombril

 

 

Para concluir, lembro que a publicidade feita com base em datas comemorativas também são consideradas de oportunidade. Com as partidas incríveis desta que está sendo considerada a #CopaDasCopas, já podemos afirmar que este tipo de anúncio ganhou uma oportunidade evidente de se desenvolver e aparecer ainda mais aos olhos do consumidor engajado nas mídias sociais. Por isso, fique de olho! E se você curtiu algum anúncio de oportunidade criativo por aí, compartilha com a gente!

Posts Relacionados