O MeSeems foi fundado em 2013 após os amigos de infância Renato Alves Chu e Lucas Momm de Melo deixarem seus respectivos trabalhos em bancos de investimento. Com a vontade de empreender, eles criaram uma empresa de tecnologia com outros dois sócios, focada na geração de informações de valor para seus clientes, usuários e para a sociedade como um todo. O aplicativo, de abrangência nacional, realiza monitoramento de opiniões, por meio de smartphone, possibilitando uma nova forma de comunicação entre empresa e consumidores, além de recompensar os participantes.
MeSeems é uma expressão em inglês para “it seems” to me ou in my opinion (“na minha opinião”). Fundado em 2013, pelos sócios Renato Chu, Lucas Melo, Thomas Vilhena e Nicholas Mizoguchi, o app recebeu ajuda financeira de investidores-anjos, que foi complementado por investimento dos próprios fundadores.
Após se cadastrar por meio do Facebook ou e-mail, o usuário recebe em sua conta do app, alguns questionários relacionados a produtos como alimentos, produtos eletrônicos e viagens, assim como questionamentos sobre hábitos como a quantidade de consumo de bebidas alcoólicas e uso da internet durante o dia.
Para cada lista, é atribuída uma quantidade de pontos, e a partir do momento em que você acumula uma determinada quantidade, poderá trocar por prêmios como vale-compras, recarga de celulares ou descontos em produtos ou serviços. Por sua vez, as empresas podem aprimorar suas ações, estratégias e estreitar seu elo com o consumidor final.
Após o lançamento, o app já tem uma base de aproximadamente 15 mil usuários ao redor do Brasil. A base de usuários cresce, em média, a mil novos usuários a cada 4 dias. Os prêmios são disponibilizados diretamente das empresas fornecedoras dos produtos ou serviços. Todas as recompensas que são distribuídas são digitais, e portanto, chegam em poucas horas – ou até mesmo imediatamente – após o usuário realizar a conversão.
Além do monitoramento de opiniões, a empresa também oferece o serviço de marketing interativo, em que o cliente pode analisar a retenção de slogans, logos e marcas. Fica a escolha do usuário se permite ou não, aparecer publicidade durante o uso. O MeSeems também promove ações independentes para que as pessoas acumulem pontos mais rapidamente, seja ao completar seu perfil, convidar amigos e enviar um feedback sobre a plataforma.
O sócio-fundador do MeSeems, Renato Chu, conta que fornece um serviço de interação e comunicação que estreita os laços entre empresa e consumidor, monitorando a evolução do perfil dos brasileiros sobre alguns setores do país. “Queremos aproveitar o potencial de crescimento dos setores de Pesquisa de Mercado e Marketing e criar uma sinergia com o mercado de smartphones no Brasil, nos beneficiando do alto engajamento natural dos usuários na web e em dispositivos móveis”, explica. “Queremos mostrar para o usuário que realizar as interações do MeSeems é uma atividade prazerosa, que demanda pouco tempo, premia e que funciona independentemente do tipo de conexão com a internet”, finaliza Renato Chu.
O aplicativo cumpre seu papel na questão da coleta de opiniões dos usuários sobre uma determinada pesquisa, trazendo resultados talvez até maiores do que ações tradicionais de pesquisa de mercado, além de trazer respostas de diversas regiões do país.
O público é atraído pela troca de pontos por prêmios, e como o app é didático, além de disponibilizar perguntas fáceis de responder, acaba convencendo as pessoas a usarem cada vez mais, não apenas respondendo a um questionário. “As respostas dos usuários são computadas na ferramenta web em tempo real, e as companhias obterão informações valiosas e acuradas para tomarem suas decisões, de forma muito mais precisa, rápida e econômica”, explica Lucas Melo, fundador do MeSeems.
O Meseems pode ser encontrado nos dispositivos móveis do sistema Android, iOS e futuramente no Windows Phone.
E você, já experimentou? Nos conte como foi a experiência!