É verdade que o Marketing nas Mídias Sociais pode gerar clientes mais fiéis, consolidar marcas, gerar mais negócios e outros benefícios. Mas, isso não acontece no automático. O sucesso na iniciativa requer esforço e planejamento.
Com tantas opções e informações disponíveis ao consumidor, quem conseguir estabelecer um relacionamento efetivo através das mídias sociais, estará em vantagem.
Você pesquisou o seu mercado, definiu o conteúdo, produziu material, compartilhou. E agora? Muitas empresas ainda não aprenderam a usar todo o potencial das mídias sociais em seu benefício.
Quais os principais passos a serem lembrados ao atuar com este tipo de marketing? Veja a seguir:
1. Para quem você está comunicando?
A internet está abarrotada de gente. Você está certo de que está falando com a pessoa certa? Um bom planejamento implica em encontrar o seu público exato para você falar diretamente com ele nas mídias sociais. Pesquise onde estão as pessoas que discutem assuntos relacionados ao seu negócio. Identifique-as e comece a conversar com elas.
Em vez de falar para uma multidão, fale especificamente para o seu público.
2. Produza conteúdo de qualidade excelente
O seu conteúdo vai refletir a imagem do seu negócio. Então, se você produzir alguma coisa de qualquer jeito, não pode reclamar se não obtiver o reação desejada. Cuide da forma e do conteúdo de seu material, pois ele deve refletir exatamente o que sua empresa é. Pesquise o mercado, acrescente diferentes visões e revise absolutamente tudo o que produzir.
Alguns desleixos e erros podem fazer o negócio perder credibilidade.
3. Acompanhe os movimentos do seu mercado
Além de acompanhar o que a concorrência está fazendo, jamais se esqueça de observar o comportamento de seu público. Esteja atento ao que ele quer, ao que ele busca. Seja você a pessoa que vai surpreendê-lo entregando exatamente aquilo que ele procurava!
Que tipo de respostas esta pessoa que procura sua empresa ou a concorrência quer saber? O que essa pessoa busca na sua empresa ou no concorrente? Preste atenção e aja com base nessa resposta.
4. Surpreenda
Infelizmente, poucos são os exemplos de negócios que realmente surpreendam seus clientes com excelência em todos os quesitos. A boa notícia é que você pode usar isso a seu favor.
Entregue informação útil e valiosa ao seu público. Dedique-se a entendê-lo e a produzir exatamente a resposta que talvez nem ele próprio tenha se dado conta ainda de que necessita. Interaja e responda todas as mensagens dirigidas a você ou à sua empresa.
5. Experimente outras ferramentas de mídias sociais
É importante diversificar e experimentar outras ferramentas disponíveis na rede.
Quando você estiver habituado à uma mídia, passe a disseminar ainda mais sua presença se estabelecendo em outra. Somente tome cuidado para escolher aquelas em que realmente você vai atuar com constância. A ideia aqui é aumentar o seu público e manter a constância na sua atuação nesses meios, para que assim se estabeleçam novos relacionamentos.
Esteja atento a esses passos e estabeleça sua presença nas mídias sociais. Você faz algo diferente que dá resultados legais? Eu adoraria saber.