Um dos grandes desafios dos gestores de e-commerce para aumentar a taxa de conversão é a otimização do processo de busca do consumidor dentro do site. Essa busca geralmente é feira por dois caminhos diferentes: o primeiro é a busca por palavras-chave e o segundo é a pesquisa exploratória, quando o cliente não possui nenhum objetivo específico no início da pesquisa, e são portanto, menos propensos a usar os recursos de palavras-chave e se guiam mais pela recomendação de outros usuários. Nos dois casos, o conteúdo torna-se o principal vetor para que este consumidor possa encontrar o produto/serviço que deseja, de forma eficiente – no menor tempo possível – e eficaz – com a maior a satisfação com os resultados da pesquisa.
O que torna a busca no seu e-commerce mais eficiente e eficaz?
Grande parte dos sites de compras ainda focam bastante no processo de compra online a partir da busca por palavras-chave. Contudo, esse tipo de busca possui dois pontos fracos: o primeiro é que os sistemas de busca são feitos para construir um padrão de comportamento, isto é, quando uma pessoa procura por um conteúdo específico, suas pesquisas subsequentes serão parecidas com a inicial; o segundo ponto negativo é que os sistemas de recomendação dos algoritmos agregam as escolhas de toda a população com o objetivo de alcançar uma maior satisfação do público como um todo. Esses dois fatores aumentam a probabilidade da baixa variedade de conteúdo no processo de busca apenas por palavras-chave.
Por isso, além de investir no processo de busca por termos-chave, é importante que o e-commerce possua mecanismos para atender as pesquisas por conteúdo de forma hedônica e exploratória. Para isso, é necessário incorporar características sociais, como comunidades e fóruns em que os consumidores podem participar ativamente. Além disso, é importante incentivar o compartilhamento de avaliações entre os usuários, o que faz com que o conteúdo seja sempre renovado e se torne mais confiável frente aos os usuários.
E agora, qual modelo de busca devo focar?
Para proporcionar ao usuário uma exploração de conteúdo satisfatória, o ideal é mesclar os conteúdos diversificados gerados pelos usuários juntamente com as recomendações induzidas pelo algoritmo a partir das palavras chave. Um estudo da American Marketing Association apontou que os links gerados por usuários melhoram a eficiência da busca, levando os usuários a encontrar o melhor conteúdo com mais rapidez, maximizando, consequentemente, a satisfação do consumidor. Esses benefícios da incorporação de recursos sociais (recomendações dos usuários, fóruns e comunicades) aplicados ao e-commerce faz com que os usuários permaneçam mais tempo no site e fiquem mais satisfeitos com as informações encontradas, o que pode levar ao aumento da taxa de conversão.
O seu e-commerce já possui espaço para participação ativa dos seus usuários? Conte-nos a sua experiência!
Fonte: The Quest for Content: How user-generated links facilitate online exploracion. American Marketing Association (2012).